"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

A GRANDEZA DO NOSSO DEUS

Salmos 113:1-9. Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. 2 Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre. 3 Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR. 4 Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. 5 Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, 6 que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?

7 Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, 8 para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. 9 Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!

 

1 – Este Salmo é um salmo de puro louvor, e contém apenas poucas partes que precisam de explicação; um coração caloroso, cheio de adoração admiradora do Altíssimo, compreenderá melhor este hino sagrado.  Em primeiro lugar, quem deve adorar? Já temos a resposta; ou seja, os servos do Senhor. E como devem adorar? João 4:23-24. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

 

2 – Se os próprios servos de Deus não o louvarem, quem o fará? Vocês são um povo próximo a Ele, e devem ser os mais sinceros na sua amorosa gratidão. Enquanto eram escravos de Faraó, os israelitas gemiam e suspiravam, por razão de sua dura escravidão; mas agora que tinham se tornado servos do Senhor, deviam se expressar em cânticos de alegria em qualquer serviço ao Senhor. Salmos 100:2-3. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. 3 Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.

 

3 – Irmãos, o nosso louvor ao Senhor a partir do novo nascimento, deve ser perpétuo e universal. Esse louvor vai além do tempo e do espaço (“do nascimento ao ocaso” - de Leste a Oeste). Os adoradores são parte de uma vasta companhia que se estende além da imaginação no tempo (113:2: “agora e para sempre”) Salmos 34:1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.

 

Salmos 71:6 Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente.

 

4 – No verso 4 há uma palavra que nos chama atenção: Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus.

 

Mais alto do que a mais elevada parte da criação; as nuvens são o pó dos seus pés, e o sol, a lua e as estrelas brilham muito abaixo do seu trono. Até mesmo o céu dos céus não pode contê-lo. A sua glória não pode ser exibida por todo o universo visível, nem mesmo pela pompa solene de exércitos angelicais; está acima de toda concepção e imaginação, pois Ele é Deus, - infinito. Salmos 135:5 Com efeito, eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses.

 

5 – Ele é incomparável em seus atributos e em suas

obras. Só Ele é autoexistente, infinito, imenso, eterno, imutável, onisciente, onipresente, onipotente, transcendente e soberano. Só Ele é o criador, o provedor e o redentor. O profeta Isaías pergunta: Isaías 40:18 Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?

 

Vamos ler também em Isaías 40:12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

 

6 – Salmos 113:6 (113:6). “Que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra”.

 

E isso não é a transcendência de nosso Senhor que cativa o salmista, mas sim sua disposição de se inclinar e de prestar atenção nos simples mortais, que nem sempre o reverenciam. Resta afirmar, portanto, que o trono de Deus não é apenas o trono de glória, mas também o trono de graça. E por causa de Sua graça, Ele se inclina.  Isaías 57:15,16,18,19 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. 16 Pois não contenderei para sempre, nem me indignarei continuamente; porque, do contrário, o espírito definharia diante de mim, e o fôlego da vida, que eu criei. 17 Por causa da indignidade da sua cobiça, eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas, rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha. 18 Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dele choram. 19 Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu o SARAREI.

 

7 – Ele habita tão alto, que até mesmo para observar as coisas celestiais, Ele precisa se curvar. Ele precisa se inclinar para ver os céus, e se curvar para ver o que fazem os anjos. Qual, então, deve ser a sua condescendência, vendo que observa o mais humilde dos seus servos sobre a terra. Se humilhar em Sua presença!  Esse Deus é o nosso Pai. Ele é teu Pai, se achegue a Ele.

Vamos ler o último texto em Tiago 4:8-10. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: