"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 19 de outubro de 2025

TRIUNFANDO SOBRE A TRISTEZA

Marcos 14:33-35: E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. 34 E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. 35 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora.

 

00 - A tristeza é um sentimento caracterizado pela falta de alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. Tristeza é uma emoção humana básica e universal, caracterizada por um sentimento de desânimo, sofrimento e angústia, que surge como resposta a perdas, frustrações ou desilusões. Jesus é competente em transformar tristeza em alegria. João 16:20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

 

1 – O triunfo de Jesus sobre a tristeza refere-se à sua vitória sobre o pecado e a morte, que são as causas profundas de toda a tristeza e desespero humanos. Em vez de ser uma garantia de uma vida livre de dor, seu triunfo oferece esperança, conforto e propósito para suportar o sofrimento. Então, para nós, os filhos de Deus, Ele mesmo transformou tudo em bençãos, até mesmo aquilo que nos proporciona tristeza. 2 Coríntios 4:16-17: Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação. (Rom. 8:18).

 

2 – A tristeza é o resultado direto ou indireto do pecado e, uma vez que vivemos em um mundo caído, o pecado é uma parte habitual da vida do ser humano sem Cristo. Os salmos estão cheios de Davi derramando a Deus a tristeza do seu coração. Por isso, nossa confiança em Deus nunca é infundada. Salmos 13:5-6: No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. 6 Cantarei ao Senhor , porquanto me tem feito muito bem.

 

3 – Thomas Watson dizia que “o cristianismo não é a remoção do sofrimento, mas a adição da graça para suportar o sofrimento triunfante”. A nossa tristeza pode ser vencida quando você compreende a verdade de que Jesus Cristo venceu a morte. Colossenses 2:14-15. Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; 15  e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. (2 Cor. 2:14).

 

4 – UMA NOTA: O sofrimento não é a única coisa com a qual podemos nos identificar em Jesus, mas também podemos nos identificar com o silêncio de Deus. Também esperamos que Deus venha em nosso auxílio em todos os momentos, mas podemos sentir que Ele nem sempre está presente. Isaías 45:15. Verdadeiramente, tu és Deus misterioso (Oculta), ó Deus de Israel, ó Salvador. (Isaías 8:17) (Livros de Ester, vemos "O Deus presente que se oculta).

 

5 – Como triunfar sobre a tristeza? É verdade que passamos pelo vale da dor, também cruzamos o vale do luto e choramos a saudade, mas não choramos as lágrimas do desespero, as lágrimas do desconhecimento.

Nós choramos, sim, a dor da saudade, mas temos a garantia de que aqueles que estão em Cristo não perecem, não estão em lugar de trevas ou desconhecido e nem vagando pelo espaço. O que Paulo tem a nos ensinar sobre o assunto?  1 Coríntios 15:54-57: E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55   Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

6 – O Senhor Jesus já levou a condenação que você deveria receber, sobre Ele na cruz do Calvário. Não é você que se salva, que se purifica ou que se aperfeiçoa. Está é uma obra completa e plena que Deus já fez por Cristo Jesus em seu favor. Lucas 1:68-70: 68 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, 69 e nos suscitou plena e poderosa salvação

na casa de Davi, seu servo, 70 como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas.

 

7 – Irmão, vença a tristeza, vença a angústia. Tome posse desta alegria. Você pode chorar sim, as lágrimas da saudade. Jesus também chorou no túmulo de Lázaro, seu amigo, mas não as lágrimas do desespero, não as lágrimas da incerteza, não as lágrimas da dúvida. Tenha toda convicção de que logo nós estaremos face a face com nosso bendito Deus e Pai. 1Tessalonicenses 4:13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.

Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

 

Nenhum comentário: