"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A BENÇÃO DO SOFRIMENTO

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos. 1 Pedro 2:21.

Os sofrimentos de Cristo, embora fossem uma ferida horrível para Ele, tornaram-se uma cura para nós. A nova criatura também tem em Cristo o exemplo de que o sofrimento não é algo a ser desprezado, e nem é sinal da desaprovação divina. Antes, freqüentemente está vinculado à vontade de Deus quanto aos cristãos; e tal como no caso dos sofrimentos passados por Cristo, deve ter resultados benéficos. Os sofrimentos de Cristo foram suportados voluntária e graciosamente por Ele; porquanto ele sabia que outros seriam beneficiados pelos mesmos. Esse é o caminho do sofrimento que Ele deixou para nós, a fim de o considerarmos e de seguirmos o seu exemplo. Os sofrimentos que os filhos de Deus tem que passar, pode trazer grande beneficio para a salvação dos incrédulos. Quando aqueles que não crêem, notam como os cristãos sofrem com paciência, e por uma boa causa, ficarão bem impressionados, e talvez até se convertam; e nisso Cristo atinge o mundo exterior por nosso intermédio, quando revivemos os seus sofrimentos. E assim seus sofrimentos são claramente vistos como algo sofrido em favor do mundo inteiro, e não meramente em favor daqueles que são conhecidos como cristãos. 1 Coríntios 11:1. Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

O sofrimento em nossa vida é uma benção porque torna-nos mais conscientes do fato d que somos criaturas dependentes. Somente Deus é independente de uma lei para si mesmo. Todos os demais seres dependem de sua bondade e poder. Enfermidades severas, choques severos, tristezas avassaladoras, angústias, desapontamentos, todas essas coisas ensinam-nos a depender de nosso Deus, e não de nós mesmos. Os sofrimentos em nossas vidas ajudam-nos tanto a compreender como a ajudar a outras pessoas que também estejam em semelhante circunstância. Tais dificuldades tornam-nos melhores e mais sábios conselheiros e guias. 2 Coríntios 1:4. É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

Em nossa experiência diária, às vezes torna-se difícil determinar a fonte de nosso sofrimento. É fácil identificar o que se relaciona a nosso próprios pecados. Fora isso, entretanto, as coisas tornam-se mais difíceis. É certo que não adianta repreender Satanás por algo que foi determinado por Deus. Tampouco desejamos suportar resignadamente um sofrimento, se houver alguma coisa que possamos fazer para removê-lo. Durante um bom tempo, sempre que enfrentava algum tipo de sofrimento, eu orava incessantemente pedindo a Deus que me desse alguma indicação do porque daquela adversidade. Depois compreendi a razão de esse tipo de oração quase nunca ser atendido. Havia, e há coisas mais importantes a serem consideradas. Muitíssimo mais importante do que saber a fonte do sofrimento é saber como reagir ao sofrimento. Por quê? Porque o sofrimento, seja qual for sua origem, é a ferramenta mais eficaz de Deus para aprofundar nossa fé e devoção a Ele. As áreas onde experimentamos maior sofrimento são as áreas em que Deus está operando. Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 1 Pedro 4:12-13.

É de estranhar quando os crentes não são perseguidos! Quando os cristãos estão seguramente amoldados ao mundo e à sua maneira de viver, não caindo em qualquer dificuldade, bem pode ser isso indicação que degeneram seu modo de vida, eliminando seu espírito radical, que julga e procura transformar ao mundo. Não mais são crentes capazes de mostrar quem dentre eles é cristão, quem não é. Ou talvez o conceito neotestamentário de Cristo foi favoravelmente diluído, e até mesmo perdido, mediante a perigosa ignorância da natureza do cristianismo. Cristo não é um acréscimo útil à vida humana; Ele é o centro radical segundo o qual a vida deve ser reconciliada. O sofrimento faz parte da vida de qualquer pessoa, mas aquele que morreu no corpo de Cristo e ressuscitou juntamente com Ele, pode esperar anelantemente pela recompensa celestial de participar de sua glória, tal como Cristo prometeu por muitas e muitas vezes, conforme está escrito em Mateus 5:11-12: Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Os sofrimentos na vida de uma pessoa que já nasceu de novo, faz com que a sua expressão espiritual seja aprofundada e fortalecida, de uma maneira que é praticamente impossível ser duplicada por outros meios. Os sofrimentos deixam uma boa marca, e não má, naquele que sofreu com paciência, se tais sofrimentos puderam ensinar-lhe a ter simpatia para com outras pessoas, bem como a exercer confiança para com Deus e Sua palavra. Uma alma profunda é aquela que já sofreu. Uma alma superficial, por outro lado, é aquela que ainda não experimentou o sofrimento. A alma profunda é melhor, tanto para o seu próprio beneficio como para beneficio do próximo. Devemos nos lembrar que até o próprio Jesus aprendeu obediência pelas coisas que sofreu, e também foi Ele aperfeiçoado através do sofrimento. Hebreus 5:8 e Hebreus 2:10: Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Ora, se o próprio Cristo precisou experimentar o sofrimento, quanto mais os seus discípulos!

Enfrentar o sofrimento é como preparar-nos para uma cirurgia. Confiando na palavra do médico, cremos que será melhor nos submetermos à operação. Entretanto essa decisão não a torna menos dolorosa. Entregando-nos às mãos do cirurgião estamos afirmando que nosso objetivo final é a saúde, ainda que isso venha-nos custar dores. É assim também que opera o sofrimento. Trata-se de um meio para atingirmos um fim. Ele é uma ferramenta nas mãos de Deus, para o nosso crescimento espiritual. Talvez alguém pudesse argumentar que Deus não se interessa por nós e que, por isso, pouco liga para o sofrimento que nos sobrevém. O caso é que a questão do amor e do interesse de Deus por nós foi esclarecida há mais de dois mil anos, quando o Senhor sacrificou alguém que lhe era caríssimo, por amor do homem. A cruz é a resposta para qualquer dúvida concernente ao amor de Deus. Na verdade, não existem alternativas válidas quando abordamos a questão da adversidade. O sofrimento é a ferramenta que Deus usa a fim de promover o crescimento de seus filhos. Resistir a esse princípio é resistir a tudo quando Deus deseja realizar em nossa vida. O sofrimento não apenas nos conduz à maturidade espiritual nesta vida, mas com ele conquistamos, na outra, a coroa da vida. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12.

Deus compreende bem o trauma que é suportar o sofrimento. Ele não ignora os sacrifícios que temos de fazer quando o sofrimento nos sobrevém. Portanto Deus providenciou um prêmio especial para todos quantos perseveram na provação. Tal recompensa está reservada àqueles que já morreram e ressuscitaram com Cristo. Trata-se de pessoas que entendem que Deus tem um fim em mira e que o sofrimento que enfrentaram e enfrentarão, é o meio por que algo muito bom lhe sobrevirá. Quando vem o sofrimento, qual é a sua reação? Você persevera? Resiste firme? Ou será que se coloca contra Deus? Será que fica irado pelo que Ele está fazendo? Meus irmãos, Deus deseja o nosso crescimento espiritual através da adversidade. Ele deseja que cresçamos e amadureçamos a ponto de seu caráter ser igual ao de Cristo como uma imagem refletida num espelho. Esse é o objetivo de Deus para você. E as tribulações são o meio por que Deus operará tal maravilha em sua vida. Por que não confiar nEle? Quando lhe sobrevier o sofrimento, lembre-se que Deus está no controle de tudo. Se Ele permitiu que a adversidade penetrasse em nosso mundo, é porque tem alguma coisa maravilhosa reservada para eu e você. E os sofrimentos que vamos passar não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Romanos 8:18: Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

Quando uma pessoa tem a experiência de morrer na cruz com Cristo, Deus em sua graça, a matricula na escola do sofrimento. Com isso, Deus quer nos mostrar que quase todas as suas bênçãos, vêm disfarçadas em uma caixinha de tribulação. O conferencista Christian Chen nos diz que: "As situações que acontecem em nossa vida, portanto, não são uma punição de Deus, ao contrário, são as suas maravilhosas bênçãos. Quando você recebe uma multa de um policial, quando fura um pneu de seu carro, ou quando sua esposa dá aquela olhada para você, aquela olhada que faz você ficar com insônia por duas noites... Aquele é um olhar maravilhoso, naquele olhar há um poder transformador. Se você, no entanto, se queixar, reclamar, revidar dando uma olhada para ela e assim deixá-la sem dormir por uma semana; se agir assim não haverá transformação alguma". Essas são oportunidades importantes nas mãos do Senhor, que nos conduzirá sempre, com a finalidade de nos fortificar em lugares áridos. O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Isaías 58:11.

Precisamos lembrar que a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo são a perspectiva pela qual devemos ver todo nosso sofrimento. Mediante esses eventos, Deus utilizou essa que foi a maior tragédia da história mundial a fim de conquistar seu maior triunfo que é a salvação do homem. Se o assassinato do perfeito Filho de Deus tem uma explicação, então podemos confiar em que Deus executa seus propósitos mediante o sofrimento que enfrentamos todos os dias. Nossa maior preocupação não deve ser a origem de nosso sofrimento. Pense um pouco: qual foi a origem do sofrimento de Cristo? O pecado, satanás, ou Deus? Na verdade, os três estiveram envolvidos. Entretanto a reação de Jesus diante dele permitiu ao Pai celeste transformar essa tragédia e usá-la para o bem supremo. Esse é o padrão. Esse é o objetivo de Deus em todos nossos sofrimentos nesta vida até que Cristo seja formado em nós. Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; Gálatas 4:19. GRAÇA E PAZ.

Pr. Cláudio Morandi - 21/02/2008


Nenhum comentário: