"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

DEIXANDO A MENTIRA


Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25.

Essa palavra "mentira", no grego é "pseudos", que significa qualquer tipo de falsidade proferida ou vivida. O espírito de desonestidade, que se expressa por mentiras, caracteriza de tal modo aos incrédulos que é como uma roupa que vestem. E isso não só antigamente, pois muitas sociedades modernas de modo algum são melhores que nos tempos apostólicos, pois é tão fácil moços e velhos dizerem mentiras como dizerem uma verdade. Essa é uma das manifestações próprias da carne, ilustrando a queda do homem no pecado, com sua conseqüente perversão. Portanto é importantes sabermos que a mentira entrou no mundo pela desobediência de Adão, e com isso todos nós já nascemos mentirosos. Salmos 58:3 Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.

Mentir é contar ao próximo aquilo que se sabe ser falso, como sendo verdadeiro. Todo ser humano que nasce neste mundo é um mentiroso por essência. O pior é que a mentira faz parte do cotidiano das pessoas, de uma forma até costumeira ou inconsciente, tornando-se um costume pernicioso, gerando sérios prejuízos. Jesus foi muito categórico ao afirmar que toda essa raça de mentirosos, são filhos do diabo, porque tem prazer na mentira, por isso vive uma vida de mentira e satisfazendo aos desejos de vosso pai, mentindo. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8:44.

Todo aquele que é filho do diabo vai sempre desejar agradar ao seu pai; mentindo. A mentira possui a faculdade de colocar as pessoas em situação conflituosa. Ela promove inimizades, contendas e separações. Muitos relacionamentos interpessoais estão quebrados por causa da mentira. A mentira provoca a perda da confiança mútua, prejudicando o bom relacionamento com o próximo. A mentira leva ao rompimento da comunhão cristã, porque engendra a suspeita e a desconfiança, e assim destrói a vida em comum no corpo de Cristo, mediante a qual somos membros uns dos outros. Conheço muitas pessoas, inclusive "pregadores" que tentam adquirir riquezas utilizando a mentira como sua arma principal! Mas a Bíblia diz que isso é laço mortal. Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal. Provérbios 21:6. Aqui está a seriedade deste delito, levando à morte e ao castigo final, como afirma as Escrituras Sagradas em Apocalipse 22:15. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Em nosso texto base a primeira coisa que Paulo inclui em sua lista é a mentira ou a falsidade, a falsidade em geral, pois, como todos nós sabemos, infelizmente, é possível mentir sem dizer uma palavra. Pode-se mentir, às vezes não falando, mas deixando de dizer algo que se sabe que é errôneo, pode-se mentir com um olhar. Assim é que o termo mentir abrange realmente a falsidade em geral. A mentira é usada na Bíblia para indicar declarações falsas dos homens acerca de Deus e das realidades espirituais. Jeremias 14:14. Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.

Lamentavelmente muitos "crentes" têm vivido uma vida de mentira, isso porque a sua vida é uma mentira. Meu irmão, minha irmã, caso a mentira ainda faz parte de sua vida, você precisa parar de mentir porque o primeiro pecado do homem foi resultado de uma mentira. Noutras palavras, o mundo é como é por causa de uma mentira. Do nosso ponto de vista como cristãos, mentir é indicar que temos afinidade com o diabo. E o mentiroso, o mentiroso habitual, pertence ao reino do diabo, cujo ser é todo mentira. Como já vimos anteriormente, ele é o pai da mentira, não há verdade nele. Ele é a encarnação do mal, e o que ele ensina aos outros é mentir. O diabo faz de tudo para que a verdade divina seja reduzida a uma mentira, e isso pelas idéias e declarações de homens. As mentiras dos homens pervertem, portanto, a verdade dita por Deus. Toda mentira cria uma falsa certeza e os resultados da mentira são o erro e a ilusão. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR. Jeremias 23:32.

Não existe coisa alguma pela qual a pessoa expresse mais profundamente a sua personalidade do que o falar. Este dom da fala e da comunicação, ligado ao interesse próprio, ao egocentrismo e ao egoísmo do homem, leva-o ao desejo de ser altamente considerado, de ser elogiado, de impressionar as pessoas, de ser importante. Queremos que todo mundo pense bem de nós. Queremos que todos nos façam elogios. Queremos ser importantes, ter boa imagem. E como fazer isso? No mundo que está no maligno, muitas vezes isso é feito pela mentira, que habilita você a construir a personalidade que você pensa que é e que gostaria de ser, aquela que quer que as outras pessoas pensem que você é. Você tem que ser importante, de modo que às vezes você faz deliberadamente afirmações falsas, você inventa fatos. Neemias 6:8b. Tu, do teu coração, é que o inventas.

A mentira é uma enfermidade da alma do homem, e por mais que ele tente escapar da mentira, mais ela o atinge e essa pessoa acaba sendo escravo de suas próprias mentiras. Sendo assim, existe algum remédio para findar com a mentirá? Do ponto de vista humano jamais! Então estamos todos perdidos? Não! Quando sabemos que para a mentira não há cura, como podemos então ser sarados deste mal? Morrendo! A única maneira de fazer uma pessoa para de mentir é matando ela. Foi exatamente isto que Jesus Cristo veio fazer: dar cabo da mentira, incluindo o pecador na mesma morte que a sua lá na cruz. Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6.

Essa é a verdade da palavra de Deus afirmando que naquela cruz, junto com Cristo, morreram todos os mentirosos. Haveria algo que seja, em última análise, uma parte de importância tão vital e tão essencial do caráter de Deus como a verdade? Sabemos que Deus é soberano e que pode todas as coisas, mas existe uma coisa que Deus não pode. Há uma coisa que Deus não pode fazer: Deus não pode mentir. Tito 1:2 Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos. Assim sendo, seria uma contradição em Sua própria natureza haver Nele mentira. Deus é a verdade essencial, sempiterna e eterna. E ser cristão significa que fomos trazidos para a comunhão com o Deus da verdade.

A mentira tem sua origem em nosso ego, e por isso ela faz com que o nosso objetivo seja conquistar a boa opinião dos outros, e ser elogiado e ser objeto de elevada consideração; por isso seguimos e construímos uma fachada e pomos sobre ela uma camuflagem, parecendo que somos uma coisa que na realidade não somos. Não há nada que finalmente mostre tanto o verdadeiro e sujo caráter do pecado como a mentira, porque, em última instância, o falar é a maneira de manifestar a nossa personalidade. Portanto, o fato consumado da cruz do Calvário faz com que nós possamos nos despojar dessa mentira maldita com que todos nós nascemos, e falarmos a verdade com o nosso próximo. Todo aquele que morreu com Cristo, tem na suficiência do Senhor a capacidade de despir do velho homem com os feitos da mentira. Colossenses 3:9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.

Uma vez salvos em Cristo, o que acontece conosco, cristãos, não é tanto e não somente que somos salvos individualmente; somos salvos e transformados em membros do corpo de Cristo; somos como um edifício que está sendo construído para habitação de Deus; somos todos pedras individuais desse edifício maravilhoso, contudo o que importa é a unidade. A mentira torna impossível a unidade, pois corta pela raiz a doutrina da Igreja Cristã em seu ponto mais essencial. Portanto devemos falar a verdade cada um com o seu próximo e deixar a mentira. Quando a bíblia diz para amar o seu próximo como a si mesmo, você verdadeiramente o ama? Ou diz que ama, mas na realidade você está mentindo? Uma vez um advogado aproximou-se do nosso Senhor e Lhe perguntou qual era o grande mandamento, e Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:37 e 39.

Amar o seu próximo como a si mesmo! Você não acha bom que o façam de tolo? Bem, então, não faça o seu próximo de tolo! Se o ama como a si mesmo, não pode fazê-lo; você deixará de mentir para ele; não acha bom mentir para si mesmo, então não minta para ele. Ama o seu próximo como a si mesmo e você está cumprindo e praticando verdadeiramente toda a Lei de Deus. Romanos 13:10. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Toda nova criatura deve ser de uma só palavra, ou seja, sim, sim, não, não e o que passar disso é de procedência maligna. Pois como pode haver confiança quando a coisa toda é fingida, falsa, é como uma representação teatral, e se baseia em mentiras e dissimulações? Esse mal está presente na totalidade da vida, é o que faz do mundo o que ele é hoje. Mas entre os cristãos tal conduta deveria ser inimaginável. Somos filhos de Deus, filhos da luz, pertencemos à verdade, somos filhos dAquele de quem está escrito: Para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; Hebreus 6:18.

Portanto, devemos deixar a mentira e falar a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Paulo nos deixou o seu exemplo pessoal e pedindo para cada um de nós sermos seus imitadores. Vamos concluir com esta linda declaração: Gálatas 1:20. Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. Amém.

Pr. Cláudio Morandi - 26/04/2008

Nenhum comentário: