"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

VENDO CLARAMENTE

Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando. Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito. E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia. Marcos 8:22-26.

Uma das razões porque a Igreja Cristã exerce tão pouca influência no mundo, é que tantos cristãos estão nesta condição. Se todos os cristãos começassem a agir e a viver conforme a Bíblia ensina, a Igreja não enfrentaria problemas para evangelizar. A questão se resolveria por si mesma. É porque estamos falhando como cristãos em nossa vida diária, comportamento e testemunho, que a Igreja exerce tão pouca influência e tão poucos são atraídos a Deus através do Senhor Jesus Cristo. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. Mateus 15:14b.

Vamos analisar agora à luz deste extraordinário incidente na vida e no ministério do nosso bendito Senhor, e observarmos que estamos tratando de um caso completamente diferente; e este quadro ilustra isso de forma bastante clara. Em vários aspectos é o mais extraordinário de todos os milagres realizados por nosso Senhor e Salvador. O que nos chama nossa atenção são os detalhes realizados neste milagre. Jesus o tomou pela mão, levou-o para fora da aldeia, cuspiu nos seus olhos, impôs as mãos sobre ele, e então perguntou ao homem se podia ver alguma coisa. O homem disse que sim, que enxergava os homens como árvores andando. Então o Senhor pos as mãos novamente sobre os olhos do homem e desta vez a sua vista foi restaurada, e ele viu distintamente. Isso, obviamente, é algo de significação muito profunda para todos nós aqui nesta manhã. O que aconteceu neste milagre não foi acidental. Temos outros exemplos em que o Senhor curou pessoas cegas, e é evidente que Ele poderia ter curado este homem instantaneamente. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora. Marcos 10:51-52.

Vemos claramente que Jesus tinha esse poder, nada era impossível para Ele. Então, o que Ele fez aqui foi feito deliberadamente e com um propósito. Nada que o Senhor Jesus fez foi feito a esmo ou acidentalmente, ou seja, todas as Suas ações eram deliberadas e quando Ele mudava seu método, sempre tinha uma razão muito boa para fazer isso. Não havia nada particularmente difícil neste caso; a variação no tratamento não era causada por isso, mas era devido ao plano determinado pelo próprio Senhor, de operar o milagre desta forma a fim de ensinar uma preciosa lição para nós. De fato, Jesus mudou seu método a fim de ensinar algo muito importante para todos nós. Para entendermos claramente este milagre e a forma que Jesus procedeu, precisamos ler o texto de Marcos 8:15-18. Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. E eles discorriam entre si: É que não temos pão. Jesus, percebendo-o, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis?

Podemos crer que Jesus tratou do homem cego daquela maneira a fim de lhes dar uma imagem deles mesmos. Ele adotou esta técnica registrada aqui, para que os discípulos pudessem se ver a si mesmos, como realmente eram, ou seja, os discípulos tinham uma visão obscurecida e isto fazia deles pessoas ignorantes. Efésios 4:18. Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.

Mas há um sentido mais profundo aqui, é uma lição permanente para todos nós filhos de Deus. É uma mensagem terrível. Digo isto porque há muitas pessoas que são como este homem, e há muitas pessoas que parecem ainda estar no primeiro estágio que este homem atravessou, no processo de ser curado. Nosso Senhor cuspiu nos seus olhos e perguntou se ele via alguma coisa. Ele respondeu que via os homens, como árvores andando. Podemos entender a situação deste cego? Não podemos mais dizer que ele é cego. Não podemos dizer ainda que seja cego, porque pode ver, mas hesitamos em dizer que ele pode ver, porque vê os homens como árvores andando. Então, ele é cego, ou não é? Quase sentimos que a única coisa que se pode dizer, é que ele ao mesmo tempo é cego, e não é. Ele não é uma coisa nem outra. Essa é precisamente a condição que quero abordar aqui. Eu me preocupo com aqueles cristãos que se sentem inquietos, infelizes e miseráveis por causa desta falta de clareza. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. 2 Pedro 1:9.

O tipo mais confortável de religião é sempre uma religião vaga, nebulosa e incerta, cheias de fórmulas e rituais. Quanto mais vaga e indefinida for a sua maneira de ver o cristianismo, mais confortável ele será. Não há coisa mais incômoda do que verdades bíblicas que exigem decisões. Muitos declaram crer em Cristo, porém argumentam que não devemos ser muito extremistas nestas questões, que devemos ser moderados. Então começam a aplicar as Escrituras Sagradas segundo sua própria visão, e com isso recusam-se a aceitar sua autoridade em todos os aspectos, como na pregação e na vida, na doutrina a na visão do mundo. A Bíblia é a Palavra de Deus, ela é eterna, e visto que ela é a Palavra de Deus, devemos nos submeter a ela do começo ao fim, e confiar que o Senhor use Seus próprios métodos à Sua própria maneira. Será que a obra da cruz está clara para nós? 2 Timóteo 2:11. Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele.

O grande problema de nossa cegueira, é que muitas vezes temos a obra da cruz somente em conhecimento intelectual e não como uma experiência real. Quando temos uma visão obscura da Palavra de Deus, sempre nos sentiremos infelizes conosco mesmos, e vamos nos lembrar de que antigamente a vida parecia ser muito melhor do que hoje. Não preciso entrar em detalhes; basta que pensem em pessoas que estão vivendo este tipo de vida, pessoas que devoram mexericos de jornal, e consideram maravilhosa e invejável a vida da alta sociedade, e sentem que "aquilo, sim, é que é vida". A questão que deve levantar-se em nossas mentes é: que é que pode explicar o fato de que alguém viva tal vida, uma vida completamente vazia e vácua, uma vida que promete tanto e no fim não dá nada? A resposta é a falta de clareza. Quando a Bíblia diz para que não deixemos de congregar, por que muitos não congregam? Pela falta de clareza, ou seja, tem uma visão distorcida do que significa cristianismo, e por isso desobedecem a Palavra de Deus deixando de congregar. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10:25.

Qual é a cura para o problema da cegueira? Certamente e obviamente, devemos ter uma visão clara daquilo que Cristo é, e realizou na sua totalidade. O homem do nosso texto inicial, ele tinha sido cego, mas o Senhor cuspiu em seus olhos e disse: "Podes ver?" O homem respondeu: "Posso". Como ele devia ter se sentido tentado a sair correndo e anunciando a todo mundo que podia ver. De certa forma, ele podia ver, mas sua visão era incompleta e imperfeita, e era vital que não desse testemunho antes de ver claramente. É uma grande tentação, mas se nós dermos testemunho não tendo uma visão clara, isso pode ser fatal. Muitos estão fazendo tal coisa atualmente e são incentivados e encorajados a fazer isso, proclamando que vêem, quando é tão claro para os outros que eles não vêem claramente, e realmente ainda estão muito confusos. No entanto, acabam prejudicando muita gente. Para termos uma visão clara a respeito de nós mesmos, e daquilo que somos em Cristo, devemos olhar para Ele. Hebreus 12:2a. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa (NTLH).

A Bíblia diz que "Deus ama a verdade no íntimo", e o que salvou este homem foi sua sinceridade para com Jesus. Ele foi honesto com Jesus dizendo que via, mas não claramente. A pergunta então é: Estamos vendo claramente? O que vemos, realmente? Vemos as coisas com clareza? Somos felizes? Ou vemos, ou não vemos, e precisamos saber exatamente qual é a nossa posição. Conhecemos a Deus? Conhecemos a Jesus Cristo? Não somente como nosso Salvador, mas será que o conhecemos realmente? Estamos nos regozijando com "alegria indizível e cheia de glória"? Aquele homem foi curado e restaurado, e passou a ver tudo distintamente. A posição cristã é uma posição clara. Não fomos destinados a permanecer numa situação de dúvida e apreensão, de incerteza e infelicidade. Você acha que o Filho de Deus veio do céu, viveu entre nós e fez tudo que a Bíblia registra, foi para a cruz e nos atraiu, nos crucificou, nos fez morrer e juntamente com Ele nos ressuscitou e depois enviou o Espírito Santo, para nos deixar num estado de confusão? De maneira nenhuma! Porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos. 1 Coríntios 14:33.

Se os homens pudessem realmente ver do ponto de vista de Deus, com o próprio conhecimento e entendimento que Deus dá; certamente todos os problemas do mundo seriam resolvidos. Porque, em certo sentido, realmente todos os problemas são resolvidos quando vemos. E a solução de Deus é Seu Filho. Seja esta a nossa atitude: ver Jesus de uma forma interior, com os olhos do coração iluminados e recebendo o Espírito de sabedoria e revelação no conhecimento dEle. Eu percebo que o encargo do nosso coração deve ser que os olhos do povo de Deus devem ser abertos primeiro. Se os seus olhos fossem abertos, que atitudes diferentes voces tomariam, que grandes possibilidades haveria para Deus, que quantidades enorme de coisas que desonram o Senhor desapareceriam! Bastava ter uma visa clara! Precisamos orar para que Deus abra os olhos de seu povo, e com essa visão seríamos obedientes para levar o Evangelho a todas as pessoas para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Atos 26:18.

De uma coisa todos nós sabemos; que aquele homem era cego, mas depois ele veio e ver claramente. E como está a sua visão hoje? Estás vendo com clareza? Eu era cego e agora vejo. João 9:25b. Graça e paz.

Pr. Cláudio Morandi - 02/05/2008


Nenhum comentário: