"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

OS MALES DA RESMUNGAÇÃO

Esses homens estão sempre resmungando e acusando os outros. Eles seguem os seus próprios maus desejos, vivem se gabando e bajulam os outros porque são interesseiros. Judas 1:16 (NTLH).

Essa palavra murmuração ou resmungação, no grego é "goggustes". Essa palavra veio a indicar a murmuração dos homens, ou seja, suas queixas e muchochos, que também pode ser entendido como sussurro, palavras secretas e insidiosas. Agora precisamos saber de um fato: por que é tão mal a resmungação na vida daqueles que se dizem filhos de Deus? Neste versículo como podemos observar, os murmuradores são colocados em primeiro lugar na lista de pessoas ímpias que Deus irá julgar, porque toda resmungação envolve rebelião contra Deus e é a principal característica de uma pessoa ímpia, e por isso são dignos do julgamento Divino. Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele. Judas 1:14b-15.

A resmungação é prejudicial para todo aquele que já passou pela experiência do novo nascimento, primeiramente porque uma vez iniciada, ela vai piorando cada vez mais e pode se transformar num maldito hábito. Um espírito de murmuração é semelhante a uma ferida que se tornou pútrida. A carne infeccionada e já apodrecida não pode receber tratamento; ela tem que ser cortada; caso contrário a podridão se espalhará por todo o corpo. E uma tendência à murmuração, se não for estancada, espalhará por toda nossa vida e arruinará tudo. Eu conheço muitos "cristãos" que só sabem murmurar, reclamar, resmungar e queixar-se de tudo e de todos. Mas não podemos nos esquecer de que todas as vezes que resmungamos sobre a comida, bebida, vestimentas, moradia e sobre o dia maravilhoso que recebemos e murmuramos, nós estamos murmurando exatamente contra o próprio Deus. Será isso quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão que vos farte, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que vos queixais contra ele; pois quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR. Êxodo 16:8.

O oposto da felicidade é a amargura, e o espírito de murmuração sempre procurará ver o pior lado das coisas. Resmungar é especialmente muito sério para os filhos de Deus, no sentido de que será uma contradição de tudo aquilo que Deus fez quando nos converteu. Deus nos fez ver o nosso pecado e admitir que éramos culpados, porventura temos nós o direito de permitir que algo tão insignificante possa nos fazer infelizes e murmurantes? Precisamos ter isso em mente que naquela cruz, no corpo de Cristo, fomos atraídos, crucificados, mortos e ressurretos juntamente com Ele, para perdermos a velha vida e também todos os nossos direitos, inclusive o de resmungar. Deus em Cristo nos elevou numa posição de grande honra, ou seja, estamos "assentados nos lugares celestiais". O Pai nos trouxe para perto de Si mesmo na Pessoa do seu Filho Jesus. Mas Deus teve um propósito quando nos elevou a tal posição. A razão foi para mostrar que nossas vidas pudessem ser parecidas com a de Cristo, e com isto, devemos manifestar a glória de Deus por onde quer que pise a planta de nosso pé. A Bíblia afirma que vivemos pela fé, e isso não significa que possamos esperar viver sem problemas. Portanto a recomendação bíblica é: Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, Filipenses 2:14-15.

A resmungação faz com que até nossas orações não tenham qualquer sentido. Não podemos dizer "Seja feita a tua vontade" e esperar que a nossa seja feita! Não podemos dizer: "Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia", e esperar luxo amanhã! A oração é exatamente o reconhecimento de que tudo o que temos vem de Deus. Se começarmos a murmurar sobre o que Deus nos dá, então, devemos parar de orar. Quando os israelitas estavam no deserto reclamaram repetidas vezes. Deus os havia resgatado da servidão no Egito, mas eles não se sentiram felizes e gratos por muito tempo. E todas as vezes que eles murmuraram, Deus considerou aquilo como algo diretamente contra Ele. Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim. Números 14:27.

A murmuração tem um efeito contagioso na comunidade. Pois vivem a criticar, acham que todos estão errados, tudo é difícil, nenhuma idéia ou projeto vai funcionar. Em vez de colaborar, torcem para que as coisas dêem erradas. Tal atitude, além de antiética, depõe contra a causa cristã e trás prejuízos a toda a vida da igreja. A ação destrutiva dos murmuradores continua fazendo estragos tremendos entre o povo de Deus e arruinando a vida de muita gente. E essa tinhosa conduta dos resmungões faz com que, em pouco tempo, muitos sejam levados a proceder com este mesmo comportamento. A murmuração afasta a benção e atrai o juízo de Deus. Mas quando a murmuração cede lugar à confiança em Deus e Sua Palavra, certamente haverá cooperação e união entre os irmãos e ali o Senhor ordenará a sua benção. Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1 e 3b.

Todo aquele que murmura, reclama e resmunga corre um sério risco de Deus retirar Seu cuidado e proteção sobre sua vida. Um empregado descontente pode ser demitido e mandado a procurar outro emprego; e Deus pode enviar Seu povo a procurar outro senhor se este reclamar da forma como é tratado. Lembre-se que resmungar faz mal a você mesmo. É o primeiro passo numa estrada escorregadia e íngreme. É importante verificar que alguns israelitas que murmuraram no deserto jamais viram a terra prometida, e tudo isso por causa da resmungação. Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes. Números 14:29.

A murmuração é tipicamente pessimista. Embora a providência divina fosse inconfundível durante aquela jornada, o povo estava constantemente duvidando e resmungando. A liderança e a autoridade de Moisés eram questionadas. Em diversas ocasiões Deus já havia se manifestado a Moisés, o qual desempenhava a importante função de mediador. Apesar disso, eles se opunham a Moisés, contendiam, murmuravam. Os desejos, em vez de estarem projetados para a terra da promessa, estavam fixados no Egito. Em vez de olhar para frente, olhavam para trás. O comodismo do passado sobrepunha-se aos riscos e possibilidades do futuro. Eles diziam que seria melhor voltar para o Egito. Vamos ler em Êxodo 16:2-3. Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto; dizendo assim: - Teria sido melhor que o SENHOR tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade. Vocês nos trouxeram para este deserto a fim de matar de fome toda esta multidão.

Quando detectarmos que nos encontramos num estado de reclamões, murmurentos e resmungões, devemos parar imediatamente! Todos aqueles que vivem uma vida de ressurreição, estão sempre na posição daqueles a quem Deus tem sido especialmente gracioso. Toda nova criatura sempre está na posição daqueles com os quais Deus está lidando para o beneficio próprio deles; portanto, a murmuração é sempre séria quando o cristão a pratica. E isso significa que a hora de parar de resmungar é sempre a mesma, ou seja, agora mesmo. Quando fomos mortos com Cristo, foi para ganhar a Sua vida pela ressurreição e deste modo ser a cada dia aperfeiçoado, firmado, fortificado e fundamento na Pessoa de Cristo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10.

Eu sei que todos nós desejamos ser pessoas felizes, porém percebemos que isso não é fácil. O problema é que queremos possuir tudo o que este mundo oferece, na expectativa de que isso nos trará felicidade. O apóstolo Paulo tinha uma atitude bem diferente. Ele escreveu: Porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses 4:11b. Paulo aprendeu a contentar com o muito e com o pouco, e uma pessoa contente pode oferecer consolo aos outros em tempo de necessidade, mas um resmungão não tem nada a oferecer. Portanto, o que Deus faz para seus filhos é torná-los tão feliz quanto Ele é na sua plenitude. Agora o que nos chama muita atenção e enche-nos de alegria é sabermos pelas Escrituras, que Deus colocou toda a plenitude da divindade em Cristo Jesus, e colocou o Seu Filho em nós. João 1:16. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Onde tem lugar para a murmuração numa pessoa que tem toda a plenitude da divindade em seu interior?

O regenerado em Cristo é possuidor de uma felicidade surpreendente, porque ele não depende de circunstâncias externas, mas de uma condição interna, ou seja, de uma pessoa que é a própria alegria que é Jesus Cristo. João 15:11. Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa. Cadê o lugar da murmuração, da reclamação, da resmungação onde temos completa alegria. A vida de Cristo em nós nos faz plenos de alegria. Você tem experimentado essa alegria, ou você tem se atolado no azedume da reclamação? Não se esqueça que você morreu e ressuscitou com o Senhor, e que na presença de Cristo você pode encontrar a plenitude de alegria. Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Se por um lado a murmuração nos faz muito mal, e com isso vem trazendo prejuízos terríveis, por outro lado o louvor faz muito bem para nós. Todo cristão alegre e que celebra a vida de Cristo, é uma pessoa muito útil nas mãos do Senhor. Agora pessoas resmungonas, inquietas e instáveis não servem para o serviço de Deus. Portanto, não há motivos para murmuração, quando sabemos que Deus está no controle de todas as coisas, até mesmo nos mais desprezíveis detalhes desta vida. Conseqüentemente, tudo o que acontece conosco é porque nosso Pai assim o deseja, e porque Ele vê que será para o nosso bem e crescimento. Jesus nos encoraja lembrando deste fato: Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais. Lucas 12:6-7.

Você pertence aqueles que murmuram e reclamam, ou daqueles que celebram e vivem uma vida de ressurreição?

Pr. Cláudio Morandi - 02/05/2008

Nenhum comentário: