"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A DOAÇÃO DA DÁDIVA


Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. Ageu 1:6.

Há crentes com um buraco no bolso por onde foge o dinheiro, e outro no coração, por onde escoa a vida espiritual e a alegria de viver. Enfrentam dia a dia, o pesadelo das despesas sempre maiores do que o salário. A situação é crônica: ontem foi a despesa com a farmácia, hoje é o reparo inadiável da casa, amanhã será o conserto do carro, o encontro com o "trombadinha", o investimento desastroso. O dinheiro se evapora. O buraco no bolso se alarga. Mês após mês o crente luta para equilibrar as contas. E alimenta falsas esperanças: quem sabe, "no mês que vem vai sobrar algum". Mas nada sobra! Novas despesas vão-se alternando com novas perdas! Alguns chegam a dar mau testemunho: acumulam dívidas, passam "calote", fogem dos credores, emitem cheques "frios". Fica evidente que tais crentes, ainda que irrepreensíveis noutras áreas da mordomia cristã, não estão contribuindo biblicamente para o Senhor. Por que há tantos irmãos nossos sempre envolvidos em dificuldades financeiras e outros problemas terríveis? A reposta está em Malaquias 3:8-10: Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

Deus não precisa de dinheiro porque Ele é o Senhor absoluto de todas as riquezas do universo. O ouro, a prata, as pedras preciosas, o petróleo, tudo é propriedade de Deus; e Ele mesmo declara em sua Palavra que todo o gado da terra lhe pertence, bem como todos os animais selvagens. Se Deus, porém, é o Senhor de todas as riquezas, segue-se que nós não possuímos nada. Nunca tivemos nada; não temos nada atualmente, e nunca teremos nada, porque Deus não nos concedeu o direito de possuir um tesouro permanente aqui no mundo. O tesouro do cristão é Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 2 Coríntios 4:7.

O nosso Deus nos entrega muitos bens que administramos como mordomos seus, mas esses bens não nos pertencem. No dia em que nós morrermos, eles vão ser administrados por outra pessoa de acordo com a vontade de Deus. Agora precisamos saber que a preocupação de muita gente é de retribuir para Deus os benefícios que Ele nos faz, isso não é novidade, é muito antigo, pois o salmista já perguntava: Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? Salmos116: 12. Tem muita gente fazendo está mesma pergunta, e satanás, que é nosso inimigo, e quer que nós erremos diz logo: Dá dinheiro. Porque ele sabe que Deus não quer dinheiro, e que se nós lhe oferecemos dinheiro em troca de bênçãos, estaremos ofendendo a Deus; então ele nos induz a oferecer dinheiro. Deus nunca disse para dar nosso dinheiro, mas sim nosso coração. Isso porque quando oferecemos a Deus nosso coração Ele pode dispor de nós de acordo com sua vontade. Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13.

Hoje muito se ouve a respeito de oferecer sacrifícios a Deus e a grande maioria desse sacrifício é o dinheiro. As pregações hoje são mais ou menos nestes termos: Você precisa contribuir para ser abençoado. Se você não tem sua casa própria, seu carro, é porque você está dando pouco, contribua com mais, vale a pena se sacrificar e tenho certeza o quanto Deus pode fazer em sua vida. Depois a fartura não vem, eles dizem que você não teve fé suficiente. Deus não quer o sacrifício de ninguém no aspecto de dinheiro, por favor, entendam isso! Deus quer de nós a nossa fidelidade e obediência a sua Palavra. Só podemos mostrar nossa fidelidade a Deus na mordomia dos bens materiais, trazendo-lhe os dízimos, como Ele exige. Sempre quando Deus nos pede algo, primeiramente Ele nos supre e nos dá total condição para obedecermos a Sua Santa Palavra. Quando Deus diz: "sede santos porque eu sou santo", Ele primeiramente nos torna santos através da nossa morte e ressurreição juntamente com Seu filho Jesus Cristo, para que vivemos em santidade. Com relação aos dízimos não é diferente. Ele nos pede para trazermos todos os dízimos à casa do tesouro, mas para isso, Deus nos dá o suprimento de 100% para que venhamos a devolver apenas 10%. Vamos ler está verdade em 1 Crônicas 29:14 (NTLH) No entanto, o meu povo e eu não podemos, de fato, te dar nada, pois tudo vem de ti, e nós somente devolvemos o que já era teu.

Algumas pessoas podem indagar a respeito do sacrifício de Isaque, mas Deus não precisava do sacrifício de Isaque, porque Ele não aceita sacrifícios humanos, mas precisava da obediência e fidelidade de Abraão, porque Abraão ia ser de grande responsabilidade no seu Reino. Ele deveria ser pai de muitas nações e uma benção para este mundo. Pediu-lhe, pois que oferecesse seu único filho em sacrifício. O sacrifício de Isaque seria o teste ou a prova da capacidade de obediência e fidelidade que Ele requeria de Abraão. E quando Abraão demonstrou que era capaz de obedecer e ser fiel, nem que fosse necessário oferecer seu único filho em sacrifício, Deus providenciou um substituto para morrer em lugar de Isaque; porque Deus não precisava do sacrifício de Isaque. Ele apenas queria que Abraão testasse sua capacidade de obediência e fidelidade. E o homem precisa ser testado porque ele pode estar enganado quanto à sua capacidade de obedecer e ser fiel. No entanto, muitos cristãos estão certos de que são capazes de dar tudo para o serviço de Deus, mas quando se lhes fala sobre dízimo, fracassam completamente, e se negam a trazer o dízimo. Preferem ser infiéis no pouco para não receberem o muito que Deus tem para dar. Deus não faz troca com ninguém, mas já estabeleceu em sua Palavra sobre o privilégio da contribuição, onde todo aquele que tem prazer em contribuir com alegria, receberá muito mais. Lucas 6:38: dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

Deixe-me citar alguns exemplos: Essa dádiva pode ser de várias formas. Podemos receber através de uma boa transação em nosso negócio. Ou, podemos comprar e vender uma casa, um carro ou alguma outra propriedade de uma forma que nos seja favorável. Se trabalhamos por conta própria, os clientes serão levados a nós. Se somos empregados, nosso empregador pode ser orientado a nos dar uma promoção, um aumento de salário ou uma gratificação. Ou, pode aparecer um novo emprego muito melhor do que temos. As bênçãos de Deus não param aí. Elas vão além. Depois que Deus fala das bênçãos que derramará sobre nós sem medida, também nos diz em Malaquias 3:11: Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

Este texto que acabamos de ler juntos, é o único lugar da Bíblia em que Deus mesmo diz que repreenderá o diabo por nós. Deus nos concedeu a autoridade de fazer isso por nós mesmos, mas quando se trata do assunto de receber bênçãos de dízimos e ofertas, Deus mesmo nos assegura que satanás não furtará bênçãos. Imagine como satanás deve sentir quando o próprio Deus fica em seu caminho! Como qualquer um de nós pode deixar de dar liberalmente quando entendemos que Deus fará em nosso favor? Dízimos e ofertas são melhores do que qualquer outro investimento que esse mundo pode oferecer. As leis de Deus dos dízimos e ofertas são muito mais precisas e certas do que as leis financeiras do mundo. Se obedecermos à maneira de Deus de como contribuir, certamente nenhum problema financeiro na face da terra poderá nos derrotar. Dar dízimos e ofertas é um maravilhoso privilégio dos regenerados, pois eles os fazem com alegria e não por necessidade. 2 Coríntios 9:7: Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.

Existem muitas cogitações dentre o povo de Deus, que alegam que o individuo precisa contribuir para ser abençoado. Essa é uma pregação completamente contraditória e ofensiva a Pessoa de nosso Deus, que primeiramente nos abençoa com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo Jesus, para depois termos a condição de contribuirmos com alegria. Isto fica muito claro para nós em Deuteronômio 16:17: Cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido. Depois que o Senhor nos concede a sua dádiva, Deus nos pede que venhamos a honrá-lo com as primícias que Ele mesmo nos proporcionou, conforme está registrado em Provérbios 3:9-10: Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

O nosso Pai celestial segundo a Sua palavra, promete bênçãos maravilhosas para os cristãos generosos em sua contribuição. Lemos em 2 Crônicas 31:10b.: Desde que se começou a trazer à Casa do SENHOR estas ofertas, temos comido e nos temos fartado delas, e ainda há sobra em abundância; porque o SENHOR abençoou ao seu povo, e esta grande quantidade é o que sobra.

A palavra de Deus nos diz claramente que "tudo o que o homem plantar isso ceifará", e essa mesma Lei é aplicada com relação aos dízimos e ofertas. Lemos em 2 Coríntios 9:6, 8,10 e 11: E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.

No fundo, somos todos dízimistas. Alguns dizimam piedosamente ao Senhor. Outros preferem pagar seu dízimo ao diabo. Já notou isso? Para o Senhor devolvemos como fruto de sua dádiva concedida a nós gratuitamente, porque o dízimo não é divida, é dádiva. Agora para aqueles que não dizimam a Deus, dizimam ao diabo. Nós só teremos uma visão adequada de contribuição, quando de fato morrermos no corpo de Cristo para o pecado e ganhar a vida de Cristo pela sua ressurreição juntamente com Ele. Quando nascemos de novo perceberemos o quanto ser dízimistas nos torna felizes. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35.
Pr. Cláudio Morandi - 17/02/2008

Nenhum comentário: