"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

DOENÇA PELO PRAZER

Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta! Liras e harpas, tamboris e flautas e vinho há nos seus banquetes; porém não consideram os feitos do SENHOR, nem olham para as obras das suas mãos. Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Isaías 5:11-13.

A mania pelo prazer em todas as suas manifestações é o problema básico de toda a raça humana, e por isso ninguém está fora do seu contágio. Em nosso texto básico podemos observar que as suas manifestações são apresentadas particularmente em termos de bebida e música. Mas é claro que aquilo com que o profeta e toda a mensagem da Bíblia estão preocupados não são os prazeres particulares, e sim, com o fato de homens e mulheres serem culpados dessa mania de prazer. Não é a questão da bebida ou da música, ou seja lá o que for. O importante é que homens e mulheres estão embriagados pelo prazer, e vivem para ele. Esta busca desenfreada pelo prazer tem derrubado muita gente, pois o prazer tende a sufocar a palavra que foi plantada no coração do homem. A busca pelos deleites da vida, faz com que o fruto apodreça sem amadurecer. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. Lucas 8:14.

É evidente, que até mesmo os detalhes dados pelos profetas sobre o que acontecia oito séculos antes do nascimento de Cristo ainda são basicamente iguais aos do mundo hoje. Não é apenas o beber, mas a bebida cada vez mais, e tudo que a acompanha. Qual é um dos mais populares slogans da era em que vivemos? No que as pessoas que não crêem em Deus, em Cristo e nas Escrituras crêem? Como é essa vida maravilhosa que lhes é oferecida? Não é "bebida, mulher e música"? Então a descrição dada pelo profeta soa curiosamente contemporânea. Ele menciona "banquetes". Isso também é bastante contemporâneo. Comer, festejar, dar festas, é o tipo de vida que está descrito em pormenores pelo profeta. Deus não é um desmancha prazer, mas as nossas festas que invertem os valores da adoração, Deus as abomina. Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. Amós 5:21.

No texto inicial, podemos verificar que o profeta Isaías enfatiza que isso é verdadeiro para todas as classes da sociedade. Este é um ponto muito importante, porque é um dos maiores princípios bíblicos o fato de que todos os homens e mulheres são a mesma coisa para Deus e são culpados dos mesmos pecados. É claro que nós dividimos em grandes e pequenos, ricos e pobres, cultos e ignorantes e tudo o mais. Isso, porém, é totalmente irrelevante, porque nós encontramos pessoas em todos esses grupos e partidos fazendo exatamente a mesma coisa. Não importa o país que a pessoa resida, não importa a cor de sua pele, não importa sua estatura, não importa a sua importância e nem mesmo a sua insignificância. A verdade é que todos pecaram, e todos são culpados; sejam os da classe alta ou baixa, os vis poderosos, enfim, ninguém está fora. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23.

É a nossa carência de Deus que nos dá uma perspectiva de que o prazer se torna a coisa suprema na vida, ele se transforma em um fim e objetivo, ou seja, é a busca constante pelo prazer.

Eu conheço pessoas honestas e trabalhadoras, que ao sair da empresa precisam passar em uma lanchonete para beberem. São indivíduos que não se sentem felizes, a não ser que estejam sob a influência da bebida, devem ser muito miseráveis. Será que não podem ser felizes quando estão em seu estado natural? São obrigados a ter esses estimulantes artificiais para se tornarem sociáveis, manter uma conversa interessante, conseguirem alegrar-se juntos? Aparentemente, não. Nada pode medir tão bem a tristeza desta era em que vivemos quanto o modo como à vida é levada adiante à base de estimulantes artificiais. As pessoas pensam que o álcool é um estimulante, mas basta abrir qualquer livro de farmacologia e veremos que é um grande depressivo. A bebida elimina aqueles elementos que produzem o nervosismo, e assim elas se sentem livres. Mas não é um estímulo, e sim, um bloqueador das qualidades e faculdades do cérebro. É por isso que afirmo que a bebida usada muitas vezes em taças luminosas, como símbolo de alto requinte social, traz no seu fim uma cobra escondida em cada copo. Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Provérbios 23:29 e 32.

Tal serpente vem acompanhando o homem através dos séculos, como verdadeiro câncer da sociedade. O veneno dessa cobra faz um pai de família desorientar-se totalmente, a ponto de não conseguir equilibrar-se mais em toda sua vida, levando ao caos, não só os seus descendentes imediatos, como também suas gerações futuras. A bebida continua sendo um dos grandes flagelos da humanidade. Eis o que confirma o mesmo escritor sagrado, em outro lugar do seu livro: O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio. Provérbios 20:1.

As pessoas que seguem esse tipo de vida pensam que são maravilhosas. Elas se gabam de não ser cristãs. Orgulham-se de sua forma de viver. Observem na televisão e em outros lugares. Não podem cumprimentar ninguém sem que estejam segurando um copo! Sempre estão tomando um drinque. Isso é que é vida: "inflamado", relax, numa boa! Eles acham isso maravilhoso. É uma vida de alegria, dizem. Lá vão eles, ao som da música e demonstrando todos os efeitos da bebida. A coisa começa com um copo de cerveja, mas no final é inferno mesmo. 1 Coríntios 6:10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

As características de uma vida sem Deus são horríveis, e elas vivem assim porque são ignorantes. Não há maior obra-prima do diabo do que seu sucesso em persuadir as pessoas de que é seu conhecimento superior que as leva a rejeitar o cristianismo. Mas exatamente o oposto é que é verdadeiro. O diabo as mantém na ignorância porque, enquanto permanecerem nela, elas farão o que ele manda. É por este motivo que a busca pelo prazer é incessante. E o que é mais interessante no homem caído pelo pecado, é de que ele não tem a menor idéia de quão desprezível é o pecado à vista do Deus cuja obra é absolutamente perfeita. A busca pelo prazer na esfera humana é pura concupiscência, e essa volúpia aparece em diversas formas. A palavra grega para concupiscência é epithumia, que simplesmente significa "desejo". Os desejos pecaminosos incluem um apetite insaciável por prazer, lucro, poder, prestígio, e sexo. Em suma, a concupiscência é um desejo de algo que Deus proibiu. Esses desejos pecaminosos são chamados nas Escrituras de concupiscência da carne. Efésios 2:3. Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Olhe para o mundo de hoje com sua pompa e glória, com todo o seu gargalhar e regozijo e toda a sua aparente felicidade, essa felicidade artificial, esse artifício, essa coisa irreal. Mas ele pensa que é maravilhoso; "vinho, mulheres e músicas", o brilho da vida noturna. Tudo terminará em grande humilhação; a pompa, o regozijo e a suposta felicidade se tornarão em nada. Deixe-me usar as próprias palavras do bendito Senhor, que falou sobre isto: Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. Lucas 6:24-25.

As pessoas que tem mania de prazer trocam o culto e a adoração a Deus por qualquer tipo de "festinha". Onde é que estamos buscando a nossa satisfação? Verdadeiramente ninguém poderá ser feliz fora da vontade revelada de Deus. Mesmos as coisas que achamos sem a maior relevância, se forem determinadas por Deus, devemos levar em consideração. Por exemplo: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10:25. Pode parecer tolice, mas se a Bíblia mostra que é importante a igreja se reunir para os seus cultos de adoração e ensino, fica muito esquisito eu optar por outra atividade mais interessante naquela mesma ocasião. Não quero ser um legalista, mas quero estar afinado com a vontade de Deus, porque eu sei que Deus tem prazer quando os seus filhos estão todos juntos. Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer. Salmos 16:3.

Todas as vezes que nos rebelemos contra a vontade de Deus, revelada na sua palavra, cometemos pecado, uma vez que o pecado é rejeição do senhorio divino e desobediência à vontade de Deus. Quando estamos fora da vontade divina, estamos buscando prazer em "coisas", mas essas coisas onde buscamos nossas satisfações, são passageiras e transitórias, como afirma em Hebreus 11:25: Preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado. As pessoas trocam Deus por meros prazeres, ou seja, elas estão buscando uma alegria fora da Pessoa de Cristo, mas um dia por mais que essas pessoas fogem serão achadas pelo seu próprio pecado. Eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar. Números 32:23. E vocês podem ter toda certeza do Universo, que quando o vosso pecado vos achar, ele irá cobrar muito caro. Porque o salário do pecado é a morte, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Romanos 6:23a. e Apocalipse 21:8b.

A nossa busca pelo prazer jamais cessará enquanto não passarmos pela cruz. Jesus naquela cruz crucificou o nosso velho homem, o corpo do pecado foi totalmente destruído, para que pela ressurreição recebêssemos a Sua vida. Romanos 6:5. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Uma vez que ganhamos a experiência do novo nascimento, Deus por Sua graça modifica a nossa maneira de pensar, porque agora temos a mente de Cristo, e com isso o nosso prazer está na Lei do Senhor. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos1:2. O prazer que a nova criatura possui é loucura para este mundo perverso e mau. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. 2 Coríntios 12:10. Amém.

Pr. Cláudio Morandi - 28/06/2008

Nenhum comentário: