"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A FESTA NATALINA


Ouvi a palavra que o SENHOR vos fala a vós outros, ó casa de Israel. Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos céus, porque com eles os gentios se atemorizam. Porque os costumes dos povos são vaidade. Jeremias 10:1 - 3b.

O natal é de origem romana, trazida diretamente do paganismo. Mas, diria alguém: o natal é o momento em que comemoramos o nascimento do Salvador. E quem autorizou tal comemoração? Deus é que não foi. O Redentor ordenou a seus discípulos que "se lembrassem" dEle na Sua morte, mas não há uma única palavra em toda a Escritura Sagrada, de Gênesis a Apocalipse, que nos diga que devemos celebrar o Seu nascimento. Além disso, quem sabe quando, em que mês, Ele nasceu? A Bíblia silencia a esse respeito. Será que é sem motivo que as únicas comemorações de "aniversário" mencionadas na Palavra de Deus sejam as de Faraó e de Herodes. No terceiro dia, que era aniversário de nascimento de Faraó, deu este um banquete a todos os seus servos. Gênesis 40:20. Também lemos em Mateus 14:6: Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. Será que isso não está registrado "para nossa aprendizagem"? Se assim for, temos levado isso contritamente ao coração?

E quem celebra o "natal"? Todo o "mundo civilizado". Milhões que não fazem nenhuma profissão de fé no sangue do Cordeiro e que O "menosprezam e rejeitam" e ainda mais milhões que, enquanto reivindicam serem seus seguidores, pelas suas obras O negam unidos em farras sob a pretensão de estarem honrando o nascimento do Senhor Jesus. Levando isso ao mais baixo nível, perguntaríamos: São correto Seus amigos unirem-se a Seus inimigos em um círculo mundano de satisfação carnal? Será que alguma alma nascida de novo pensa realmente que Aquele que o mundo lançou fora fica feliz ou é glorificado por tal participação nas alegrias do mundo? Realmente, os costumes dos povos são vaidade; e está escrito: Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito. Êxodo 23:2.

Alguns argumentarão em prol de "celebrar o natal" com base no argumento de que devemos "dar às crianças alguns bons momentos". Mas por que fazer isso sob o disfarce de honrar o nascimento do Salvador? Por que é necessário arrastar Seu santo nome e vinculá-lo ao que acontece nesta temporada de grande festa? A nação que sempre figurou como um tipo do mundo, ou não seria claramente um entrosamento com os egípcios dos nossos dias no seu "usufruto dos prazeres transitórios do pecado"? A Bíblia diz, Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6. A Bíblia ordena que o povo de Deus crie seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor Efésios 6:4b. Mas onde é que ela estipula que é nosso dever dar a elas "bons momentos"? Será que seria possível dar a elas "bons momentos" ao nos ocuparmos de coisas para as quais não poderíamos pedir apropriadamente a benção do Senhor? Isaías 65:16: De sorte que aquele que se abençoar na terra, pelo Deus da verdade é que se abençoará; e aquele que jurar na terra, pelo Deus da verdade é que jurará; porque já estão esquecidas as angústias passadas e estão escondidas dos meus olhos.

Existem aqueles que se abstém de algumas das carnalidades mais grosseiras da "estação festiva", no entanto estão cruelmente escravizados ao costume prevalecente do "Natal", isto é, a troca de "presentes". Dizemos "troca" porque é isso que realmente ocorre em muitos casos. Uma lista é mantida, no papel ou na memória, dos presentes que foram recebidos no ano passado, com a finalidade de devolver a gentileza este ano. E isso não é tudo: grande cuidado é tomado para que o "presente" dado ao amigo valha em dinheiro tanto quanto o que se espera receber dele. Assim, apesar de muitos não poderem fazer frente a essas despesas, uma soma considerável tem que ser posta de lado a cada ano para ter com que comprar coisas simplesmente para entregá-las em troca de outras que provavelmente serão recebidas. Dessa forma um fardo é colocado sobre essas pessoas; fardo este que não poucos consideram difícil de suportar. Mas o que devemos fazer? Se deixarmos de entregar "presentes" nossos amigos pensarão mal de nós, provavelmente nos julgando mesquinhos e avarentos. O caminho honesto a tomar é enfrentar a dificuldade de notificá-los - por carta se estiverem distantes - que de agora em diante você não entregará mais nenhum "presente de Natal", como é chamado. Exponha suas razões. Expresse claramente que você foi levado a ver que aquela "festividade de Natal" é uma coisa completamente DO MUNDO, destituída de qualquer autorização Bíblica; que é uma instituição católica romana, e que agora que você vê isso, já não ousa ter qualquer cumplicidade com essas coisas E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Efésios 5:11. Uma vez que alguém morre e ressuscita com Cristo, esta pessoa é um liberto do Senhor e por isso se recusa a estar em escravidão a um trágico costume imposto pelo mundo. Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor. 1 Coríntios 7:22a

Será que pensamos no nascimento de Jesus quando estamos sentados à mesa da ceia de Natal rodeados de familiares e amigos ou quando abrimos nossos presentes? De que adianta ajoelhar-se no local onde Jesus nasceu? O que trazem as peregrinações para a Terra Santa se a imundícia dentro do coração não é reconhecida e muito menos tirada? De que servem as pomposas festas de Natal se a impureza e a desobediência continuam a crescer desordenadamente em nosso coração? Se desejamos que Deus se agrade de nossa vida, precisamos andar humildemente pelo caminho estreito, seguindo os passos de Jesus em nosso viver e em nosso querer. Jesus entra onde encontra corações receptivos. Pessoas de coração aberto para Deus têm a promessa de O verem face a face. Fica muito claro para nós que Jesus não quer apenas ser convidado de honra em uma festa; Ele deseja ser o Senhor de nossa vida e reinar em nossos corações! Por isso, preparar a obrigatória festa em dezembro não resolve nosso problema interior mais profundo. Só a entrada de Jesus em nosso próprio coração nos traz aquilo que tanto ansiamos e esperamos. Jesus odiava e censurava toda a hipocrisia e as cerimônias meramente exteriores. Hoje não é diferente. Todos os gestos apenas exteriores são uma abominação para Deus: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos. Mateus 23: 27-29. Em todos os Natais, quando celebramos o nascimento de Jesus, não fiquemos apenas pensando no pequeno e indefeso bebê na manjedoura. Jesus é o Senhor, o Rei de todos os reis, que em breve voltará triunfante. É para esse acontecimento grandioso que devemos direcionar nossa atenção.

Recentemente eu li uma história que falava de um homem que caminhava de cabeça baixa pela rua movimentada. Ele parecia profundamente preocupado e nem percebia a bonita decoração natalina e o movimento intenso. Por um momento ele parou e tirou do bolso uma carta amassada, voltando a ler as palavras: "Não podemos comemorar o Natal sem que você esteja conosco, pois isso não teria sentido. Nós o amamos. Por favor, volte para casa!" O homem enxugou as lágrimas furtivamente e tomou a decisão: ele iria viajar imediatamente para passar o Natal com os seus, com aqueles que o amavam. Milhões de pessoas comemoram o Natal. Os pinheirinhos são enfeitados, as casas e ruas ficam cheias de luzes, ceias familiares são realizadas e muitos presentes em lindas embalagens são trocados. Mas, será que pode existir uma comemoração real sem a presença dAquele por causa de quem o Natal é festejado? Realmente, sem Ele, o Natal perde o sentido! Sem um relacionamento vivo com o Redentor eterno, com Jesus Cristo, a vida é apenas uma seqüência de preocupações e aflições. Apenas Ele tem o poder de perdoar pecados e dar paz aos corações atormentados. Por isso Ele veio ao mundo, nascendo em Belém: Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Mateus 1:21.

Quanto deve ter custado a Deus entregar Seu amado Filho por amor a nós? Ele sabia que estava enviando Seu Filho para o meio de malfeitores e transgressores, que acabariam matando-O. Qual foi, então, o motivo que O levou a agir assim? Foi Seu imensurável amor por nós! João tenta descrever o quanto Deus ama o Filho, quando diz que Jesus "... está no seio do Pai" João 1.18. O "seio do Pai" simboliza aconchego, lar, proteção e o centro da vida eterna de Deus. Foi o profundo e eterno amor de Deus que O levou a enviar Seu Filho a nós, miseráveis criaturas: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus... 1 João 3.1. Pessoa alguma, nem a mais religiosa ou piedosa, consegue descrever, nem aproximadamente, o amor de Deus e de Jesus por nós. Jesus é o dom de Deus a uma humanidade perdida, corrompida e presa no emaranhado do pecado! Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. João 3.16. Deus, ao enviar Seu presente, Jesus Cristo, a este mundo, pensava em você e pensava em mim. Recebe esse presente, pois ele é para você pessoalmente! Somente um coração humilde consegue compreender essas dimensões do amor de Deus e irá adorar de joelhos, agradecendo por esse presente imerecido. Que essa seja sua alegria de Natal bem pessoal, levando a celebrar essa festa de coração agradecido! Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória. 1 Timóteo 3.16. Com essas afirmações compactas, o apóstolo Paulo descreve o mistério da fé. O que devemos crer e aceitar em adoração é esse amor de Deus em Seu Filho Jesus Cristo, que salva a toda e qualquer pessoa que se achegar a Ele! Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Tiago 4:8b.

Jesus rompeu as barreiras e veio até nós. Da eternidade inatingível, Ele veio e se tornou nosso Pai em Jesus Cristo. Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4.4-6).

Pr. Cláudio Morandi - 19/12/2007

Nenhum comentário: