"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A FORÇA DO DESCANSO

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais, estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará... O Senhor pelejará por vós e vos calareis- Êxodo. 14: 13 e 14.

Como os filhos de Israel, somos tendenciosos a olhar para trás e lamentar o que deixamos, perdemos ou não alcançamos. Se tudo vai bem, seguimos em frente naturalmente, mas quando não acontece o que esperamos e as adversidades são inúmeras desfalecemos. Só olhamos para o inimigo que se aproxima cuja força parece crescer. Inquietos nos debatemos nas grades de tantos obstáculos e problemas. Porém, o Pai que traz livramentos incontáveis permite tais situações e nos concede graça para vê-lo, aquietando-se nEle o coração outrora agitado. Sentimos medo e a palavra diz: Não temais. Somos inquietados pelas circunstâncias e a palavra diz: estai quietos, para então ver o livramento do Senhor. "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus e não há outro". Pode a nossa preocupação acrescentar algo bom ou mudar a situação adversa? Em Mateus 6:27 lemos: E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados acrescentar um côvado á sua estatura? Ou seja, nada, mas absolutamente nada que possa vir de nós mesmos poderá aquietar o coração. Só o Pai conduz-nos ao descanso de uma vida plena em Cristo. Em Mateus 11: 28 e 29 lemos: Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma. Vejamos a ordem aqui apresentada por Cristo: O homem vai a Cristo cansado e encontra alivio, perde a sua vida (tomai sobre vós o meu jugo), ganha a vida de Cristo, aprende dEle e nEle encontra o descanso. Tudo que precisamos está em Cristo. A agitação do coração humano só cessará quando morto para o pecado, para o mundo e para si mesmo, o homem cala-se diante de Deus e experimenta a providência de Seu livramento em Cristo Jesus. Não é o fazer do homem que trará libertação do pecado, mas o fazer de Deus em Cristo, conforme lemos em Efésios 2: 8 e 9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras (fazer do homem) para que ninguém se glorie. A palavra nos ensina que nada deve inquietar o nosso coração e que a paz de Deus nos guarda quando deixamos tudo em Suas mãos, sujeitos ao Seu poder, conforme Filipenses 4:6 e 7. Não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Moisés disse ao povo: O Senhor pelejará por vós e vos calareis. É quando Deus faz mediante a Sua vontade que a inquietação do coração humano dá lugar á quietude e ao silêncio. E então nossos olhos são abertos para ver Deus acima dos homens, dos inimigos, das situações adversas e tão difíceis de suportar. Aprendamos com o Pai, pois quando cremos na nossa morte e ressurreição com Cristo, recebemos coração novo que celebra com gratidão o descanso e a quietude de um espírito assentado nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. "Porque desde a antiguidade não se viu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera" Isaias, 64:4. Amém!

Giane de Medeiros Guimarães - 12/05/2008

Nenhum comentário: