"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A APARÊNCIA DO SUCESSO

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque a aparência deste mundo passa. 1 João 2:15 1 Coríntios 7:31b.

Este estudo foi resultado de uma conversa com um amigo e irmão da nossa comunidade sobre a pressão psicológica. Falamos de amigos e conhecidos que se torturam por não conseguir ser tão perfeitos quanto desejavam. Nós sabemos que existem muitas pessoas que vivem de aparência, e com isso, elas fazem de tudo para obter o sucesso e o pódio. E o interessante é que tem muita gente querendo ter sucesso imitando os grandes ídolos deste mundo. Quando analisamos a vida dessas celebridades, vamos verificar que uma série de pessoas famosas teve um desfecho infeliz ou trágico, pois o sucesso lhes trouxe muito mais angústias que plenitude. Pensem no cantor Michael Jackson e em sua luta para parecer ser o que não é. Pensem naquela cantora Karen Carpenter, que morreu de anorexia nervosa, pois apesar de magérrima, ela se sentia obesa. Quantos filhos de celebridades caem em depressão e entram no mundo das drogas. Toda essa dor, porém, acaba ficando escondida em nosso mundo de aparências. Certamente um dos motivos de tanto desespero é a busca neurótica de parecer ser o máximo o tempo todo, no entanto vivem correndo atrás do vento. Sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento. Eclesiastes 2:17.

Nunca se viu, em toda a história da humanidade, um culto ao ego tão exacerbado como o de hoje. As pessoas desenvolvem a necessidade de fingir que sabe tudo, ganham todas e acertam sempre. Cada vez mais, exige-se que a pessoa mostre o que não é, fale o que não sabe e exiba o que não tem. Nesse mundo de ostentação, as pessoas se encontram, mas não se relacionam, trabalham, mas não se realizam, e o resultado disso tudo é um vazio insaciável, pois ninguém consegue viver a ilusão de ser o máximo por muito tempo. Uma hora a máscara cai, e o grandíssimo volta a ser simplesmente um ser humano. Muitas pessoas vivem de um sucesso aparente por não assumir seus sentimentos verdadeiros, pois estamos vivendo em uma sociedade que nos pressiona para sorrir o tempo todo. Assumir nossos erros exige muita coragem em um mundo que parece feito de pessoas que foram programadas para ganhar todas. Assumir nossa ignorância exige muita humildade nesse mundo de quem sabe tudo. Precisamos parar e pensar em nossa estrutura. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Salmos 103:14.

Vivemos em um mundo feito de tantos extremos, onde pessoas normais como eu e você, seres humanos de carne e osso com receios e fraquezas, nos sentimos alienígenas. Quantas mocinhas ficam chateadas porque seu corpo não se parece com o da modelo magérrima da passarela? Ou quis ser igual a seu vizinho para ter um carro do ano na garagem? Hoje em dia parece que quem é gente está por fora. Que é um crime engordar alguns quilinhos extras. Que é imperdoável chorar na frente dos outros. Que é feio nunca ser convidado para uma festa de gala. Essas ilusões só servem para vender bugigangas inúteis que esvaziam a carteira. Essas pessoas que buscam o sucesso a todo custo sofrem muito, pois quando chega à noite, na profundidade do silêncio das ruas, elas precisam de um tempo para refletir, e a maioria não conseguem dormir por causa das frustrações de sua vida. Muito diferente daquele que passou pela cruz e morreu com Cristo. Salmos 4:8. Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

No mundo das aparências, observamos que as pessoas vivem uma eterna busca por quinze minutos de fama. Se antigamente queriam ser professores, médicos, comissários de bordo, agora o sonho é ser celebridade. Muitas celebridades são vazias, pois ancoraram seu sucesso na aparência. Esse mundo do aparecer e do parecer é também o mundo do perecer. As grandes celebridades que muitos gostam de imitar, inclusive os crentes, são pessoas que tentam mostrar aos telespectadores o que não são embora afirmem ser o mais autêntico possível. Querem parecer amigas, solidárias, alegres, de bem com a vida. Com o passar do tempo o que se vê é a dura realidade: intrigas, boicotes, dissimulação. Esse é o caminho que o tentador coloca a nossa disposição, e a maioria anda por ele. Mas os que caminham com Jesus percorrem uma trilha menos usada. Cristo faz seus companheiros lembrarem-se de que os ricos e famosos da estrada mais procurada estão descendo paulatinamente para o abismo final do ego e da morte. A recompensa deles, na melhor das hipóteses, será um caixão bonito e uma lápide mais cara do que a dos mártires. Mas o caminho tão gostoso não leva a lugar algum. Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9:17.

Será que você não está deixando de ser aquilo que realmente é para tentar parecer aquilo que as pessoas gostariam que você fosse? Tem gente que quer nota 10 em todas as áreas da vida. O resultado é uma estafa ou, pior ainda, um grande vazio. Você cai na primeira armadilha quando tenta provar que tem sucesso. Vocês conhecem aquelas pessoas que aparecem sempre sorridentes nas colunas sociais, lindas e vestidas com roupas de grife, têm tantos ou mais problemas que você. É uma vida que culmina na falta de paz de espírito por terem sempre valorizado o sucesso em detrimento da felicidade. Contudo, as pessoas embarcam nessa viagem maluca de parecer felizes todos os dias e acabam semeando tristeza por todos os lados. A depressão brota em quem se sente inadequado nesse mundo de fogos de artifício. Muitas pessoas se sentem exaustas porque exigem de si mesmas estar sempre disponíveis para as atividades que não tem fim. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento. Eclesiastes1:14.

Esse mundo em que vivemos é uma tremenda armadilha, pois ele diz às pessoas que gente de sucesso compra tudo o que quer. E dá-lhe compras inúteis. São estantes repletas de livros que nunca serão lidos, prateleiras de Cds que jamais serão ouvidos, armários cheios de roupas inúteis compradas em momentos de depressão. Sua televisão de tela plana está em perfeitas condições, mas seu colega de trabalho comprou uma de plasma que é o máximo. Suas blusas ainda estão lindas, mas a moda da estação são as cores pastel. Tentam nos convencer o tempo inteiro de que precisamos de mais do que temos. E, se não compramos, isso é sinal de fracasso. Somos desvalorizados, deixamos de estar na moda, ter status, de ser reconhecidos. É verdade, no entanto, que muitas vezes a pressão chega a um ponto em que se torna difícil resistir. Infelizmente, a maioria das pessoas não conseguem resistir à vontade de comprar a mais nova bugiganga eletrônica lançada no mercado, ainda que isso não vá fazer nenhuma diferença em sua vida. Muitos comprometem o orçamento doméstico, não conseguem dormir à noite fazendo contas, mas se dizem felizes por ter adquirido uma novidade tecnológica. Vivem um sucesso aparente gastando dinheiro naquilo que não pode lhes satisfazer. Isaías 55:2. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

Há também pressões sutis que se não tomarmos muito cuidado elas nos atingem. Boa parte das recomendações sobre como devemos ser, pensar e agir é transmitida de forma suave, mas ao mesmo tempo persistente. Somos bombardeados o tempo todo por mensagens que nos convidam a agir automaticamente. Por exemplo: Ao primeiro sinal de dor de cabeça, tome o comprimido tal. Na verdade, o melhor a fazer quando você tem dor de cabeça é interromper o que está fazendo por alguns minutos, perceber sobre o que sua cabeça o está alertando e refletir no que está acontecendo em sua vida. Mas, note: Se você falar que está com dor de cabeça, vai aparecer um monte de gente, além dos comerciais, que lhe ofereça comprimidos para calar a voz de sua alma. Resultado: aos poucos nós nos tornamos pessoas de paliativos, e não de consciência. A nossa vida deve ser dirigida pelo Espírito de Deus e não por propagandas e pessoas que vivem uma vida de aparências. Certa vez perguntaram ao presidente americano qual era a fórmula do sucesso. Ele respondeu que a fórmula do sucesso ele não sabia, mas conhecia a fórmula do fracasso: viver para agradar a todos. O apóstolo Paulo tinha muita razão quando disse em Gálatas 1:10: Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.

Estamos vivendo numa era de propaganda, e as pessoas estão prontas a crer em qualquer coisa que lhes seja dita. Elas crêem na propaganda, crêem no que ela lhes apregoa e, portanto, se elas vissem algo nos cristãos que lhes desse a impressão que tais pessoas estão vivendo uma vida de alegria, felicidade e triunfo, elas se ajuntariam em volta deles, ansiosas por descobrir o segredo de uma vida tão bem sucedida. Não é uma conclusão incorreta, portanto, deduzir que a razão de tanta gente estar fora da igreja, é a condição daqueles que estão dentro. Tem muita gente vivendo um cristianismo de aparência, e isso faz com que eles vivam na contramão da realidade, numa condição de ilusão e falsidade por ter seus valores no mundo e não em Deus. Lucas 12:20. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Hoje há pouca gente genuína, porque a maioria quer ser outra pessoa. Não queira ser igual à multidão silenciosa que procura seguir um "padrão de sucesso". Veja como nossa sociedade está orientada para o consumo em massa. Se não tomarmos cuidado, seremos levados a nos comportar da mesma maneira, gostar das mesmas coisas, fazer tudo igual. É importante ter uma noção do sentido da nossa vida para orientar sempre adequadamente nossas escolhas. Porque a vida vai passando, empurrando-nos de um lado para outro e, sem perceber, mudamos o rumo simplesmente para ganhar sucesso e prestígio. Então o sorriso começa a desaparecer de nosso rosto, o prazer de nos aprimorar se transforma em um fardo difícil de carregar e passamos a valorizar as aparências. Muitas pessoas criam infelicidades ao querer fazer aquilo para o qual não tem talento. Decidem ser o que não são e por isso vivem eternamente frustradas. Se você de fato creu em sua morte e ressurreição juntamente com Cristo, eu tenho certeza que você não irá se comparar a ninguém deste mundo e também não vai fazer comparações, porque fazer comparações é ser incapaz de ver além das aparências. Quando nascemos de novo temos um prazer muito diferente deste mundo, pois o nosso prazer está na Lei do Senhor. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Salmos 1:2-3.

Pr. Cláudio Morandi - 18/05/2008

Nenhum comentário: