"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

LETRA ASSASSINA

"Porque a letra mata e o espírito vivifica" II Cor. 3.6

Freqüentemente tal versículo é utilizado no sentido de se desvalorizar os estudos e o conhecimento, especialmente o secular. Segundo tal inferência, a letra em questão, diz respeito à letra do conhecimento.

Recentemente, inclusive, tomei ciência de uma "festividade" de novos convertidos em que o tema foi exatamente tal passagem bíblica, baseado nesse pensamento genuinamente equivocado.

Não é preciso muito conhecimento bíblico-teológico para se depreender do texto sob análise que Paulo está fazendo referência à letra da lei, e não ao conhecimento. Veja-se que o capítulo em que o versículo está inserido tem como tema principal a diferença entre o ministério do Antigo e do Novo Testamento, fato este que pode ser plenamente verificado nos versículos posteriores, onde Paulo escreve:

O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas este ministério veio com glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor de seu rosto, ainda que desvanecente. II Cor. 3:7.

Ao comentar aludida passagem bíblica, a Bíblia de Estudo NVI, explica: "Letra é o sinônimo de lei como padrão exterior, diante da qual todas as pessoas por serem transgressoras constam como culpadas e condenadas à morte. Por isso é apresentada como 'o ministério que trouxe a morte' e o 'o ministério que traz condenação' (v. 7,9). Por outro lado, o Espírito que dá vida é o Espírito do Deus vivo, que, cumprindo a promessa da nova aliança, escreve a mesma lei no interior, em tábuas de corações humanos".

Ademais disso, a Bíblia se interpreta nela mesma. Nesse sentido, em nenhuma ocasião a Palavra de Deus desvaloriza o conhecimento, pelo contrário, ela incentiva todo cristão a buscá-lo.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. II Pedro 3.18

Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo e ele crescerá em entendimento. Provérbios 9.9

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual. Colossenses 1.9

Portanto, a letra do conhecimento não é "assassina" como pensam alguns, pelo contrário, "assassina" é a interpretação errônea.

Pr. Cláudio Morandi - 30/12/2007

Nenhum comentário: