"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2008

METAMORFOSE

Uma das mais conhecidas e espetaculares metamorfoses da natureza é a que ocorre com as borboletas. Todas as borboletas começam a vida a partir de um ovo, depositado isoladamente na superfície de uma folha ou de um pedúnculo. Em seguida, elas se transformam em lagartas ou taturanas. Nesta fase, elas são vorazes e devoram a vegetação ao seu redor, e as taturanas causam dores e irritação para aqueles que a tocam. Depois de algum tempo, elas se posicionam de cabeça para baixo, e tecem um casulo ao redor de si mesmas, chamado de crisálida. O próximo estagio e ultimo de transformação, é quando a borboleta liberta-se gradativamente da crisálida. Quando adultas, as borboletas passam a colorir a com o seu trabalho de polinização, e com a sua beleza natural.

Este é um fenômeno muito parecido com a pessoa tem um encontro com o Senhor Jesus Cristo. Através do novo nascimento, ela torna-se uma nova criatura. Para entender melhor esta metamorfose divina, é necessário entender a composição do ser humano. Em I Tessalonicenses 5.23 vemos que o homem é: espírito, alma e corpo. "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente, e o vosso espírito, e alma e corpo completamente guardados para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." O espírito é a parte espiritual, que consiste em intuição, consciência e comunhão. A alma, a função psicológica e o corpo cumprem o papel fisiológico.

O corpo é a parte do ser humano que nos permite viver sobre o planeta terra. Podemos pensar nele como "roupa terrestre". Com o corpo nos relacionamos com o ambiente. A alma é a personalidade. Inclui mente (capacidade de pensar, razão), emoções (capacidade de sentir) e vontade (capacidade de tomar decisões). Com a alma, nos relacionamos com outras pessoas. O espírito é a parte do ser humano que nos permite conhecer a Deus e ter com ele comunhão. Com o espírito, nos relacionamos com Deus.

Para entender a necessidade de uma vida transformada, precisamos voltar ao Jardim do Éden e ver os resultados do pecado no mundo. Deus deu uma escolha a Adão e Eva, obedecer ou desobedecer. "Mas não comerás da arvore do conhecimento do bem e do mal; porque no dia em que comeres dela, morrerás com toda a certeza". Gênesis 2.17.

Qual era a conseqüência da desobediência a Deus? É importante entender o que morreu. Sabemos que não foi o corpo ou a alma (personalidade) de Adão. Quando o pecado entrou no mundo, foi o espírito de Adão que morreu para Deus. Agora Adão estava separado de Deus. "Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" Romanos 5.12. Quantos foram afetados pelo pecado de Adão?

Todo descendente de Adão nasceu com um espírito morto para com Deus. A Bíblia chama isso de estar "mortos em delitos e pecados" Efésios 2.1. Quando o espírito de Adão morreu para com Deus, a natureza de Satanás entrou. A natureza de satanás é o desejo de ser independente de Deus, ou seja, de ser nosso próprio deus. Essa natureza é chamada, em Romanos 6.6, "o velho homem". Outros a chamam de "a natureza pecaminosa" ou "natureza adâmica". "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós." Isaias 53.6

Também, um poder denominado "pecado" entrou e fez residência em nosso corpo. "Mas vejo em meus membros uma lei diferente, guerreando contra a lei da minha mente, me fazendo prisioneiro da lei do pecado que age em meus membros". Romanos 7.23. Assim o corpo ficou dominado pela lei do pecado, a alma pervertida por estar cortada da fonte da Vida, e o espírito morto para Deus e o velho homem passou a governar.

O que aconteceu quando fomos salvos? Efésios 2.1 diz que fomos vivificados. "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados..." O nosso espírito foi vivificado. Conforme Romanos 6.6, o velho homem foi crucificado com Cristo. "Sabendo isto que, o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse destruído, e não mais sejamos escravos do pecado." Em João 3.3, Jesus chama a salvação de nascer de novo. Mas, que parte do homem nasce de novo?

Romanos 6.6 nos diz que esse poder denominado pecado ("corpo do pecado") foi "vencido". Na língua original, não significa aniquilado, mas sim se tornou sem poder ou perdeu a autoridade sobre. O poder do pecado só tinha autoridade sobre o velho homem. Lembre-se que Romanos 6.6 diz que o velho homem foi crucificado com Cristo! Porque o poder ou corpo do pecado perdeu sua autoridade, Romanos 6.7 diz que fomos libertos do pecado. "Pois quem morreu, foi justificado do pecado".

A metamorfose se completa quando surge uma nova criação em Cristo. Gálatas 2.20 nos diz: "Estou crucificado com Cristo. Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim." A vida que agora temos é Cristo vivendo em mim!

Em síntese. Nascemos fisicamente com um espírito morto para com Deus e assim incapaz de conhecer e andar com Deus. Fomos dominados por um poder chamado pecado que tinha autoridade sobre o velho homem (a natureza adâmica, de pecado). Quando recebemos Cristo "nascemos de novo" no espírito. Nosso espírito está vivo para Deus (novo homem), tornamo-nos participantes da natureza divina (II Pedro 1.4). O Espírito de Cristo vem habitar nosso espírito, e o velho homem (natureza adâmica, de pecado) é crucificado com Cristo. O poder do pecado não domina mais nossa vida. Estamos livres para dizer "não" ao pecado.

Contudo, a salvação não é o fim. É apenas o começo. Uma vez que a pessoa se arrependa do pecado, vem a Cristo em fé e nasce de novo, ela começa uma aventura empolgante. Deus deseja quatro coisas para todo crente:

Segurança da salvação. Conforme I João 5.13, é possível saber que temos a vida eterna. "Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." Deus nos deus pelo menos duas coisas pelas quais podemos ter segurança da salvação, as promessas de Deus e o testemunho do Espírito Santo.

Muitos crentes não têm segurança porque dependem das emoções em lugar das promessas de Deus. O que a maioria das pessoas quer dizer quando diz que duvida da salvação é que não se sentem salvas. Mas as emoções são um mau indicador de nossa verdadeira condição. A nossa deve estar apoiada tão somente na Palavra de Deus. Deus não pode mentir! (Tito 1.2). Se recebermos o Filho de Deus, temos vida! (I João 5.12). Ao recebermos a Cristo, tornamo-nos filhos de Deus! ( João 1.12).

O apostolo Paulo escreveu: "O próprio Espírito testemunha a nosso espírito que somos filhos de Deus" Romanos 8.16 nos diz que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Este testemunho pode ser impedido quando entristecemos o Espírito Santo (Efésios 4.30) ou apagamos o Espírito Santo (I Tessalonicenses 5.19). Quando o Espírito Santo recebe pleno domínio em nossa vida, Ele testifica a nós a realidade de nossa nova vida em Cristo.

Entrega total. Desde o momento de nossa salvação, Deus começa a operar e permitir que as circunstâncias nos tragam ao fim do eu e a um lugar de plena dependência nele. Depender totalmente de Deus exige uma entrega total a Jesus Cristo. Em Romanos 12.1 somos ordenados a "apresentar nosso corpo a Deus em sacrifício vivo". Entrega total significa que temos de entregar o controle. Entrega total deve ser um acontecimento diário.

Apropriação de nossa verdadeira identidade. Somos salvos e identificados com Cristo. Para a maioria dos crentes, a frase "identificado com Cristo" não significa absolutamente nada, mas é a chave de uma vida plena e vitoriosa. Ser batizado significa ser imerso em ou identificado com alguém ou alguma coisa. Ser identificado com Cristo significa que a morte de Cristo torna-se a nossa morte! Significa também que agora compartilhamos Sua vida! "Quando Cristo, que é a nossa vida..." Colossenses 3.4 Mas, não basta simplesmente saber que todos que são salvos são identificados com Cristo e se tornaram novas criaturas. Temos de nos apropriar de nossa nova identidade para que ela seja real em nossa experiência. Isso significa tomar plena posse. Embora recebamos nossa identidade na salvação, temos de assumi-la, pela fé a cada dia em nossa experiência.

O Novo Testamento nos diz muitas coisas sobre essa nova identidade. A primeira verdade é que sou amado. O amor de Deus é mesmo que Ele tem por Jesus. Não O merecemos, não tem medida, é eterno e jamais acaba. (João 17.23 e João 13.1). A segunda verdade, sou aceito. Efesios 1.6 deixa claro que a base da nossa aceitação é por "estar no amado" (Em Jesus). Não é a nossa aparência, nossa inteligência ou desempenho, mas o sacrifício de Cristo a razão de sermos aceitos.

Terceira verdade sou perdoado. A palavra "perdão" significa libertar ou mandar embora. Com base em Efesios 4.32 e Colossenses 2.13, todos os nossos pecados foram perdoados. Isso quer dizer, os pecados do passado, presente e futuro! Quarta verdade, sou justificado. Não somente devo ser perdoado - limpo dos pecados - também deve ser justificado - declarado justo diante de Deus. Rm 3,28 e Rm 4.5. Quinta verdade estou seguro. A nova vida em Cristo jamais será removida! Ninguém e nada pode nos arrancar de Cristo. João 10.28-29.

Todas as pessoas em algum momento de sua vida terão a oportunidade de experimentar uma metamorfose. Muitas irão preferir ficar do jeito como são em sua condição de lagartas ou taturanas. Seres rastejantes e destruidores. Outras irão optar por uma mudança radical em Cristo Jesus, tornando-se pessoas leves e alegres como as borboletas. Você já desejou trocar sua vida por uma nova? Diante de tudo isto, creio que este é momento para se tomar uma decisão de trocar de vida.

Julio César Lucarevski - pastor da Primeira Igreja Batista em Londrina - 30/11/2007

Nenhum comentário: