"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 10 de agosto de 2008

O PAI GOVERNANTE

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Efésios 5:25-27.

Queremos olhar para a Palavra de Deus, e aprender com o Espírito de Deus o papel do homem na família. Todo o Reino de Deus é formado de hierarquia de autoridade, sejam entre os homens, os anjos, animais, e até entre os demônios. Isto representa que em todos os níveis de Sua criação existem autoridades, e onde existe autoridade, existe submissão. Entre os homens não é diferente, pois, até mesmo o homem Jesus está debaixo de autoridade, bem como o homem, a mulher e os filhos. A liderança e a autoridade de uma família é do marido, e a submissão da esposa e dos filhos. O que primeiro precisamos entender, é que esta autoridade não é algo constituído pelos homens, mas por Deus em sua Palavra. Toda rebeldia contra este mandamento, não será contra o marido, mas a Deus. As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Efésios 5:22 e Efésios 6:1.

Estamos vivendo os tempos angustiosos que a Palavra de Deus diz, pois, os filhos são desobedientes aos pais, e governam suas próprias vidas a seu bel prazer. As mulheres governam a casa e exercem autoridade sobre os maridos. Os homens tornaram-se amantes de si mesmos e amigos dos deleites, e todos sem afeição natural. O pecado trouxe conseqüências graves aos homens e conseqüentemente à família, portanto, só há um caminho para os filhos de Deus, aceitar a Palavra de Deus como um mandamento do Senhor, que define a natureza desta liderança de uma maneira responsável. A hierarquia estabelecida por Deus na família, significa que o marido e pai é o cabeça, responsável por tudo que é essencial à família. Podemos definir o pai, como o profeta, sacerdote e rei desta família. Não estamos com isto anulando o sacerdócio real da esposa, nem de algum filho que seja regenerado, mas a responsabilidade do pai como aquele que deve ensinar, interceder e governar sua família. Quando muita gente está procurando revelações grandiosas na Palavra de Deus sobre vários assuntos, e verdadeiramente há muitos, e não desprezamos nenhuma, estão deixando a primeira e principal responsabilidade de todo filho de Deus: cuidar da sua família. 1 Timóteo 5:8 Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.

Olhando para a figura de Deus como Pai, podemos constatar que Ele não possui um privilégio em governar, mas um grande encargo de responsabilidade. Da mesma maneira, é o pai de família ainda que numa escala bem menor. Governar não é um privilégio, mas um encargo. Privilégio é ser governado, e nisto consiste toda a bênção da esposa que veremos mais a frente. Todos no Reino de Deus exercem autoridade, e todos também exercem submissão, seja dos filhos para com a mãe, da esposa para com o marido, do marido para com Cristo e de Cristo para com Deus. Todos exercem autoridade sobre uns e exercem submissão para com outros. Cada qual como Deus, que está sobre todos, o determinou. Todo o que tem a responsabilidade de governar, deve governar com amor e sabedoria, e todo aquele que se submete, deve se submeter com amor e reverência. Como profeta, é da responsabilidade do pai ensinar a sua casa, e começa pela esposa. 1 Coríntios 14:35. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.


A função do pai como profeta é edificar (ensinar), exortar (repreender), e consolar sua família pela Palavra de Deus. Todo ensinamento, repreensão e consolação que não for feita pela Palavra de Deus não têm validade alguma, pois, só Ela é útil para estas coisas, e é a única que tem poder para derrubar os sofismas do mundo, bem como a única que é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração, e trazer fé, e salvação e arrependimento. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16.

Nós teríamos muitas outras características que não poderíamos numerar, mas as principais características do pai como profeta é ensinar, corrigir e consolar sua família com a Palavra de Deus, e ser cheio e guiado pelo Espírito de Deus. Tornar-se uma torre de vigia, para ao primeiro sinal do inimigo, dar aviso a sua família. Como também ser fiel, sincero e verdadeiro. Que maneja bem a palavra da verdade, apto para ensinar, com todo amor e sabedoria. Todos nós aprendemos com Deus, quer seja o marido, a esposa ou os filhos, mas Deus deu ao pai a responsabilidade de profeta para com sua família, portanto, é dele a responsabilidade de ensinar tanto a esposa como aos filhos, e cabe a Deus revelá-los. A função do pai como sacerdote, é ministrar as coisas consagradas e ser o mediador entre Deus e sua família. É da responsabilidade do pai como sacerdote, ministrar as coisas consagradas a Deus, como as orações, as ofertas, os dízimos, as ações de graças e de sua família. A outra responsabilidade do pai como sacerdote, mesmo que sua esposa e seus filhos sejam regenerados, é de se colocar como mediador, na brecha pela sua família. A função do pai é governar sua família. É da responsabilidade do pai governar bem sua casa, tendo seus filhos em sujeição com todo o respeito. 1 Timóteo 3:4. E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito.

Deus deu ao homem a incumbência de governar sua família, e governar significa corrigi-la, dirigi-la, administrá-la, ter autoridade sobre ela, e regular o seu andamento, e tudo isto com amor, mansidão, ordem, e atenção. Todas estas coisas são frutos do Espírito, e é somente a vida de Cristo que torna um homem um bom pai. É necessário que quem governe ame a sua casa como Cristo amou a sua igreja e a si mesmo se entregou por ela. Seja manso para poder corrigir quando há resistência, e também não tome decisões sem refletir. A mansidão faz aquele que crê não se apressar. Ninguém mede sua autoridade pela altura da voz que tem. A mansidão é necessária porque uma palavra dura sempre suscita a ira, e na ira do homem não opera a justiça de Deus. Um bom governante é também um bom ouvinte, pois como poderá julgar se não souber a causa. Toda atenção lhe é necessária. Toda esta prática deve começar dentro de casa, e são nas coisas do dia a dia que observamos isto. A esposa não deve ser intercessora dos filhos junto ao marido, mas mediadora do pai para com os filhos, como o pai é da família para com Deus. A esposa e os filhos devem aprender que as primícias são do pai, num simples pedaço de frango, a tudo o que possui em sua casa. Os filhos e a esposa não têm o mesmo direito do pai. Tudo o que se tem numa casa pertence ao pai, é assim que Deus diz em sua Palavra: Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. 1 Pedro 3:5.

Nas pequenas coisas, e no dia a dia é que nós observamos que os bons costumes se tem corrompido. É fato que estes bons costumes não salvam ninguém, mas eles tornam mais fáceis a compreensão das coisas espirituais para o aprendizado de nossa família. Hoje o pai não tem mais a figura de cabeça como nos tempos antigos, nem é dele as primícias. Tudo hoje está direcionado para os filhos e isto é perverso. Nossos filhos nunca entenderão que Deus é o que governa, e só dEle são todas as coisas, e que é dEle as primícias, se eles não tem como prática observar estas coisas em sua casa. A vida na família é um exercício das coisas de Deus, e ela também é um instrumento precioso de Deus, para termos nossas faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. 1 Coríntios 15:33. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Precisamos crescer muito no conhecimento e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. A responsabilidade que encontramos, e principalmente para com o cabeça, em relação à sua família é muito grande. E isto não somente a ele, mas também a esposa, que é sua principal auxiliar em sua missão. Deus sempre olhou para o homem, pensando numa grande família. Vemos isto em sua criação. A mulher não foi feita por Deus apenas como uma fonte geradora de filhos, mas para que fosse juntamente com o homem uma só carne. Quando regenerados, o homem não é qualificado de maneira diferente da mulher, mas todos são considerados um em Cristo e participantes da mesma graça da vida. Assim é também com a família. Quando Deus olha para a família, ainda que somente uma pessoa seja regenerada, ela vê através desta pessoa, a promessa estendida a todos, porque todos os que crêem, estão debaixo da benção que Deus fez a Abraão, e esta benção não é pessoal, mas para toda a família: Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3.

Quanto a isto você poderá dizer: "mas o que temos nós a ver com Abraão, e com o povo judeu?". Com a regeneração, nos tornamos judeus, não na carne, mas no espírito, e sendo judeus, somos participantes de todas as promessas, e também da adoção, dos pactos, da glória, e etc. Quando vemos na Palavra de Deus uma promessa para o povo judeu, nunca podemos considerar que estamos fora dela, porque em todas, nós somos participantes. Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. 2 Coríntios 1:20.

O que o Espírito de Deus quer nos mostrar, é que temos promessas maravilhosas para a nossa família, e que devemos atentar com diligência para elas, pois são promessas para a benção de nossa casa, e se temos tais promessas, não podemos negligenciá-las de modo nenhum, porque daremos conta desta negligência. Quando alguém pensa em casar, deve-se saber que o casamento é uma responsabilidade muito grande, porque requer disciplina, governo, submissão, ensinamento, zelo e principalmente temor a Deus, pois para isto é que Deus criou a família, para ser glorificado por ela. Louvado seja Deus, pois ele fez um pacto conosco de nunca se desviar de nos fazer bem. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma. Jeremias 32:40-41.

O projeto de Deus é a família, e a está família, toda liderança ele constituiu ao homem para ser o cabeça e somente aqueles que foram crucificados e ressuscitados com Cristo têm a visão preciosa deixada por Deus e a cumpre na suficiência de Cristo. Feliz dia dos pais.

Pr. Cláudio Morandi - 10/08/2007

Nenhum comentário: