Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. Apocalipse 1:3.
Esta palavra bem-aventurado significa "muito feliz, profundamente feliz". Esta bem-aventurança, portanto, declaram quem são os felizes, aos olhos de Deus, ou seja, bem-aventurados são aqueles que lêem e aqueles que ouvem e guardam a Palavra em vossos corações. No entanto, para obtermos o máximo da palavra de Deus se faz necessário uma leitura diária da Bíblia, isso porque ela é feita de fatos, e de promessas que um dia também serão fatos consumados. Para nós, a Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, como ensinam os modernistas, mas é a Palavra de Deus. Como Palavra de Deus, a Bíblia exerce poderosa e benéfica influência onde quer que seja difundida. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4:12.
Toda humanidade está cativa no planeta Terra, presa ao tempo e ao espaço e cercada pelo universo infinito. Muitas pessoas sentem, no mais profundo do seu ser, que existe um poder supremo, ou Deus. Assim, tentam descobrir como podem conhecer esse Ser Supremo. O resultado dessa busca é a religião, a invenção do homem na sua tentativa de encontrar Deus. O cristianismo, entretanto, ensina que não encontramos Deus, porque Deus já nos encontrou. Ele se manifestou a nós por meio da sua Palavra. No Antigo e no Novo Testamentos, na Bíblia, temos a revelação de Deus. A Bíblia serve de elo a toda a história da humanidade. Durante todos esses séculos, Deus sempre se revelou, porque comunicar-se faz parte da sua natureza. Um artista pinta e um cantor canta porque têm essas habilidades. Deus fala porque deseja que suas criaturas o conheçam. Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Hebreus 1:1-2.
Francis Schaeffer, referindo-se a Deus, escreveu: "Ele está lá e não está em silêncio". No principio Deus falou e o universo foi criado do nada. Lemos como ele falou com Adão, com Abraão, com Moisés e com os profetas. Os judeus entendiam Deus como um Deus que fala e sempre ouviam, por meios dos seus mensageiros, a expressão: "Assim diz o Senhor". Quando Jesus veio ao mundo, foi chamado de Verbo (Palavra). Era um nome apropriado para a revelação de Deus na forma humana, ou seja, a palavra viva. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:1 e 14.
Aquilo que Deus falou não muda. Está escrito em Salmos 119:89: Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu. Jesus disse em Mateus 24:35: Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Também o apóstolo Pedro escreveu na sua carta: Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. 1 Pedro 1:24-25. Deus tem sido zeloso em cumprir tudo o que prometeu como tem feito até aqui, por isso estamos seguros de uma coisa: Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12.
O destino do homem é buscar e conhecer esse Deus maravilhoso que dá a vida e a sustenta. O pleno propósito da existência humana só é alcançado quando o homem conhece a Deus; a busca do homem por Deus deve começar e terminar nas Escrituras Sagradas, porque é onde Deus se revelou. A falta do conhecimento de Deus leva o indivíduo à destruição de si mesmo, mas se os líderes também rejeitarem o conhecimento através da Palavra, toda a "igreja" está no inferno. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6. A história se repete e milhões, hoje, estão se auto-destruindo pelo mesmo motivo. As mentiras vão tomando lugar da verdade, as tradições assumem o posto da doutrina e os mitos passam-se por fatos. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Colossenses 2:8.
A palavra de Deus é assunto de revelação e por isso, precisamos da ajuda do Espírito Santo, porque foi Ele mesmo quem a inspirou. A inspiração é o ato do Espírito Santo de revelar aos seus escritores humanos as mensagens de Deus destinadas a compor o Antigo e o Novo Testamentos. Precisamos entender o que não é inspiração. Primeiro, inspiração não é uma grande realização humana. Pense em obras como a "Odisséia de Dante, ou as tragédias de Shakespeare ou o Alcorão de Maomé". Alguns dizem que a Bíblia foi inspirada da mesma maneira que essas grandes obras da literatura. Em outras palavras, a Bíblia é apenas o produto da genialidade humana. A grande falha desse ponto de vista está na alegação de que Deus não escreveu a Bíblia. Eles dizem que foram homens inteligentes que fizeram isso. Você acha que homens inteligentes escreveriam um livro que condene os homens ao inferno? Homens inteligentes escreveriam um livro que não oferece nenhum meio humano para a salvação, além do sacrifício perfeito de Jesus Cristo? Não! Os homens escrevem livros que exaltam a eles próprios. Não escrevem livros que os condenam. A Bíblia não pode ser entendida como simples produto da realização humana. Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20-21.
É a comunicação da parte de Deus e todas as comunicações da parte de Deus vieram não da vontade humana, mas por meio de homens usados por Deus quando eram movidos pelo Espírito Santo. Inspiração é a revelação de Deus comunicada a nós por meio dos escritores que usaram suas próprias mentes e suas próprias palavras. Deus tinha arranjado a vida deles, bem como seus pensamentos e vocabulários de tal maneira que as palavras que escolheram eram as palavras que Deus tinha determinado desde a eternidade que eles usariam para escrever sua verdade. Os teólogos chamam a esse fenômeno inspiração verbal plena da Escritura. Plena quer dizer total. Sem faltar nada. Verbal significa expresso em palavras. Assim, cada palavra na Bíblia foi soprada por Deus. E com isso, nós para obtermos o máximo da palavra de Deus, temos que crer que quando a Bíblia fala, Deus fala. Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala. Isaías 1:2A A Bíblia fala somente a verdade. Se foi Deus quem a escreveu, tem de ser verdade. A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; Salmos 19:7 e 1 Pedro 2:7a
Cremos que a Bíblia é verdadeira porque a Bíblia diz que é verdadeira. Alguém pode objetar: "Esse é um argumento circular". Sem dúvida. Se uma pessoa não crê na Bíblia, não irá crer quando a Bíblia disser que é a Palavra de Deus. Por outro lado, se uma pessoa aceita a Bíblia como a Palavra de Deus, é por causa da obra do Espírito Santo, que fez com que a verdade brilhasse sobre ela. As pessoas não são obtusas que não possam compreender a verdade; elas são hostis porque não querem aceitar a verdade. As pessoas não querem incluir Deus no seu conhecimento; por isso, quando ouvem a pregação da cruz, consideram loucura. O homem natural, não regenerado, não compreende e nem recebe as coisas de Deus. Agora, para que sua mente depravada e anormal receba a verdade de Deus, o Espírito Santo precisa operar. Todos dependem da ação interior do Espírito Santo; mas o Espírito Santo não pode produzir a fé na Palavra de Deus até que a pessoa tenha ouvido a Palavra de Deus. Está escrito em Romanos 10:14: Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
Eu sei que você deseja uma vida feliz. Sei que deseja paz, alegria, sentido e propósito para sua vida. Sei que você deseja aquela plenitude de vida que todos buscam. A Bíblia diz em Lucas 11:28: Bem-aventurados (felizes) são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Por quê? Porque Deus abençoa a fidelidade e a obediência deles. Você pode ter uma vida feliz sem pecado, sem sexo fora do casamento, sem drogas e sem bebidas alcoólicas. Deus não é um "desmancha-prazeres" cósmico. Conheço pessoas que pensam que é. Acham que Deus circula por aí dizendo: "Olhem alguém se divertindo; agarrem-no!" Acreditam que Deus quer que chova em todos os piqueniques. Entretanto, isso não é verdade. Deus criou você. Ele sabe como você funciona melhor. E ele sabe o que o faz feliz. A alegria que Ele lhe oferece não pára quando a festa termina. Ela permanece porque emana lá do fundo do seu coração. Mas somente iremos obter o máximo da sua palavra quando cremos que perdemos a nossa velha vida na cruz em Cristo. É somente morrendo e ressuscitando em Cristo, que podemos começar o obter o máximo da Sua Palavra. É somente quando temos a revelação de Cristo em nós, que podemos escavar e penetrar as profundezas da Bíblia até que, finalmente, chega-se a falar com o linguajar bíblico, e nosso espírito recebe o sabor característico das Palavras do Senhor, e a Escritura chega a circular no sangue, e a própria essência da Bíblia flui de nossa pessoa. Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Romanos 11:33.
Muitos crentes gostam de brincar de cristianismo e manter práticas e valores mundanos em suas vidas. Entretanto, na vida cristã não há lugar para o lixo do mundo. Lembro-me de uma história que uma vez um jovem se aproximou de um grande mestre da Bíblia e disse: "Senhor, eu daria o mundo todo para conhecer a Bíblia como o senhor conhece". O mestre olhou o rapaz bem nos olhos e disse: "E é exatamente que vai lhe custar!" Antes que um cristão possa crescer ao máximo pelo alimentar-se da Palavra, precisa despojar-se de toda a dieta composta de alimentos inadequados, aqueles que são bons para o paladar da carne e que todo crente ainda carrega dentro de si. Quando nascemos de novo, somente a total imersão na Palavra de Deus garantirá o nosso crescimento espiritual. Nosso objetivo é nos tornarmos plenamente maduros e transformados por meio dos alimentos sólidos encontrados nas Escrituras. Vejamos uma descrição precisa e uma palavra de advertência para todo o cristão renascido: Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16.
Pr. Cláudio Morandi - 07/12/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário