"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A PORTA ESTREITA

"13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mt 7:13-14 ACF)

Dois vocábulos nos chamam a atenção neste versículo: muitos e poucos. Outra frase é redundande: apertado é o caminho que leva a vida. Ela está intimamente relacionada com a porta estreita. Por que porta estreita? Por que "leva à vida"?

Jesus disse:

39 Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem [perder a sua vida], por amor de mim, achá-la-á. Mateus 10:39

25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem [perder a sua vida] por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16:25

35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que [perder a sua vida] por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Marcos 8:35

24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, [perder a sua vida], a salvará.Lucas 9:24

Observamos nestas 4 referências, a frase: "por amor de mim". O que significa "perder a vida" por amor de Jesus? E por que diz, logo em seguida: a salvará?

Na primeira referência Jesus diz: muitos e poucos. A porta é estreita. Configura como "apertado" o caminho que leva a vida.

Na segunda referência Jesus diz que é preciso "perder a vida" por amor a Ele, para a salvar.

Temos aí uma configuração da vida cristã em sua essência. Jesus disse que o mundo O aborrece. Quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Sendo apertado o caminho que leva a vida, POUCOS há que a encontrem. Como Jesus é a porta, poucos há que O encontram.

De fato, Jesus é o caminho, que conduz à verdade, que leva à vida. É a porta estreita. Jesus foi rejeitado? Os Seus seguidores também o serão. Ao perseverarem no amor a Cristo, perdem sua vida neste mundo (não agradam a homens), mas (em Cristo) a ganham para a vida eterna.

Se desistirem (muitos) por não suportarem as perseguições, ganharão nesta vida (reconhecimento, valores, poder humano, etc), mas perderão sua vida depois. Neste caso, a porta, larga conduz à perdição. Jesus, (com tristeza) diz: MUITOS entram por ela.

Muitos traduz multidão. Poucos, traduz o mínimo, digamos assim como Noé e sua família. Apenas oito se salvaram. Qual a configuração de Noé? Perseverou até o fim. A porta da arca estava aberta, porém, muitos não entraram por ela.

Por que Noé perseverou e não desistiu?

Noé achou a porta estreita e entrou por ela. Esta entrada de Noé, durou aproximadamente 100 anos. Foi um caminho estreito, cheio de perigos, conflitos pessoais, discussões com um povo de coração endurecido e cada vez pior. Noé perseverou. Encontrou a porta, perdeu a vida construindo a arca, mas depois ganhou-a, subsistindo ao dilúvio. (É figura de Cristo, na salvação)

Nosso caminhar cristão não é diferente. Estamos no caminho, somos conduzidos à verdade e a porta está à nossa frente, para a vida. Apertada, cheia de conflitos (internos, externos, por que isso, por que aquilo, isto não é assim, é assado, etc). Infelizmente, o amor de muitos esfriará, diz a Palavra. (Mateus 24:12). Novamente aí a fatídica palavra: "muitos".

Poucos há que a encontrem. Como encontrar a porta estreita?

Muitos serão chamados, poucos escolhidos (mateus 22:14).

Novamente os vocábulos muitos e poucos. Na verdade, muitos estão no caminho, mas quando se lhes apertam, mostram seus trajes falsos. Não estão vestidos adequadamente, ou seja, dizem que são, mas não são. Foram chamados, não escolhidos, mas se acham assim. Estão no caminho para a porta estreita, todavia não entram por ela, suas vestes são inadequadas. Vestes do orgulho, da soberba, do sou mais, tenho mais revelação, entendo mais que os outros. Como entraste aqui? Seu lugar: as trevas exteriores.

Simão (o mágico), maravilhou-se da Palavra, andava de contínuo com Felipe, foi batizado, mas...seu coração estava cheio de amargura e fel de iniquidade. Que situação, heim? Andava com Felipe (era homem de estar em todas as reuniões), maravilhava-se, glorificava, era visto por todos como o homem mágico que se converteu a Cristo. Desceu às águas do batismo. Quem poderia dizer que não era santo? Atos 8:9-23. Muitos (a palavra de novo) estão assim na igreja. Infelizmente!

Simão estava entre o muitos chamados. Viu a porta estreita, mas não entrou por ela. Aqueles que entram por ela, sentem o aperto, a perseguição, as dificuldades, mas prosseguem para o alvo, para o prêmio. Às vezes, sentem vontade de desistir (desânimo ou correção divina?), mas já entraram e agora, na porta, (Jesus, aleluias) estão seguros, pois Ele jamais os lançará fora (João 6:37). Promessa dEle mesmo. Difícil entrar?

Será que já entramos na porta ou estamos ainda virando a maçaneta para abri-la?

Ao tentar abrir, olhamos para a esquerda. Ops! Para a direta. Ops! Ficamos olhando à nossa volta. Nossos amigos, nossos irmãos, nossa família e não entramos. E quando achamos que entramos, estamos como Simão, do lado de fora. (misericórdia). Participamos das reuniões, lemos a Palavra, cantamos, oramos e...nossas vestes estão inadequadas.

Muitos e poucos. Muitos e poucos. Muitos...e poucos há que a encontrem. Senhor, só por sua misericórdia. Queremos estar entre o "poucos", Vista-nos, Senhor, com vestes da justiça, com asmos da sinceridade e da verdade e com entranhas de misericórdia, benignidade, humildade, mansidão e longanimidade. Amém.

Pr. Cláudio Morandi - 14/01/2008

Nenhum comentário: