"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O MILAGRE NECESSÁRIO

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.

Jesus enfatiza aqui a substância real e a espiritualidade do novo nascimento. O nascimento físico é um acontecimento real, e por meio dele, os homens recebem uma natureza humana e mortal, vindo habitar em um lugar apropriado para esse tipo de natureza, que é um plano físico da existência. Outro tanto sucede no caso do novo nascimento, ou seja, os remidos passam a participar de uma natureza diferente, de uma natureza espiritual, e dessa forma se tornam uma nova raça, uma raça celestial, de indivíduos transformados segundo a imagem de Cristo. Muitas pessoas compreendem o que está implicado em unir-se a uma organização religiosa, em fazer confissão de fé, ou em passar por vários ritos ou cerimônias; e é justamente a isso que podemos chamar de "regeneração institucional". Jesus, porém, falava da regeneração espiritual, em que o indivíduo se torna um ser diferente, um ser espiritualizado. Esse conceito, embora não fosse inteiramente desconhecido para Nicodemos, era de natureza tão diferente que, suas idéias usuais sobre regeneração não se combinaram com o que Cristo dizia, e ele ficou perplexo porque Cristo havia determinado para ele a absoluta prioridade ao novo nascimento: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3.

Na época do novo Testamento havia um grupo de líderes religiosos que impunham sobre os outros o peso de seus compromissos religiosos até a última grama. Tinham mais burocracia do que podemos imaginar. Esses líderes religiosos eram os fariseus, boas pessoas em muitos aspectos, mas especialistas no uso incorreto das Leis do Antigo Testamento, considerando-as mais um conjunto de regras complicadas, que meios para o conhecimento da graça de Deus. Não é de admirar que Jesus dissesse algo pesado sobre eles em Mateus 23:4: Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Podemos verificar claramente que eles gostavam de amarrar a religião às costas das pessoas para vê-las se contorcer. O interessante é que embora eles tivessem regras, não tinham realidade; embora fossem admirados como boas pessoas, não tinham Deus. Não importa o quanto eles fossem piedosos, por dentro estavam apodrecendo. Na verdade, embora não soubesse, sua religião era mais um impedimento que uma ajuda, pois eles buscavam a glória de serem vistos pelos homens. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens. Mateus 23:5A

Por que a necessidade de nascer de novo? Porque todos nós já nascemos mortos espiritualmente em delitos e pecados. Nós herdamos o pecado de nossos pais Adão e Eva, embora não tenhamos perdido a capacidade de raciocínio, perdemos a capacidade de raciocinar sobre o nosso caminho até Deus. E para piorar, fomos deixados sem nenhuma forma de reparar o dano. Adão e Eva começaram a morrer fisicamente no dia em que pecaram e teriam ficado mortos eternamente; ou seja, ficado separados de Deus para sempre, se Deus não tivesse interferido. Da mesma forma que um curto-circuito queima a lâmpada, o pecado faz o interruptor falhar. Moral e espiritualmente, a raça humana que somos nós, foi mergulhada nas trevas. A partir da queda, a palavra de Deus compara o ser humano com a serpente e a víbora. Infelizmente não nos compara com um passarinho, ou carneirinho, ou qualquer animal benigno, mas sim com a espécie mais horrível e execrável de toda a criação. Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos. Salmos 58:3-4.

Cristo compara nosso nascimento físico com nosso nascimento espiritual, conforme sua explicação para Nicodemos: O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6. Carne gera carne, e Espírito gera espírito. Creio que ficamos surpresos com a grandeza do milagre que é o novo nascimento. Logicamente, isso é algo que não podemos fazer, mas graças sejam dadas, Deus pode. Nosso primeiro nascimento foi o resultado da união do esperma do nosso pai com o óvulo da nossa mãe, os quais produziram o zigoto. Eu herdei as características de meus pais, mas também a natureza deles, ou seja, uma natureza pecaminosa. Exatamente da mesma forma dois elementos se juntaram para nos fazer nascer na família de Deus. A palavra de Deus uniu-se ao Espírito de Deus para realizar o milagre de Deus que todos nós necessitamos o novo nascimento. Vamos ler juntos as palavras do apóstolo Pedro: pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 1 Pedro 1:23.

Quando Deus nos regenera, está agindo por meio da Palavra e do Espírito. O novo nascimento é um ato direto de onipotência. Portanto o maior milagre que qualquer ser humano possa ter é o novo nascimento. O novo nascimento é uma operação interna e efetuada pelo próprio Deus, ou seja, é Deus tirando a velha natureza pecadora, através da nossa inclusão, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição no corpo de Cristo. Isso deveria encerrar a questão para nós. Paulo escreveu: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17. Quando nascemos de novo, Deus cria em nós uma nova natureza que não existia antes de sua intervenção. A luz também foi criada por sua ordem divina. Da mesma forma, a luz espiritual que produz o novo nascimento é o soberano trabalho de Deus. O raio de luz que nos faz renascer tem que vir unicamente de Deus. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6.

A criação do mundo e a criação da luz são logicamente grandes milagres, mas o novo nascimento pode ser um milagre ainda maior! Na criação do universo vemos somente o incrível poder de Deus. No milagre da regeneração, vemos a misericórdia e a graça de Deus. As estrelas são o trabalho de suas mãos, falando simbolicamente, mas a salvação é o trabalho do seu braço. Deus criou a matéria e a pôs em seu lugar; mas quando nos salvou, teve de sobrepujar a nossa cegueira e a obstinação do nosso querer. Ele nos fez entrar em entendimento com o que estava fazendo. Devemos distinguir nitidamente entre o que podemos fazer e o que Deus pode fazer. Somente Deus pode fazer com que renasçamos do alto. As outras religiões tentam fazer com que o homem melhore, mas somente o cristianismo pode dar vida ao homem. O novo nascimento reativa o interruptor que foi desligado quando Adão e Eva pecaram no jardim do Éden. Agora é fundamental que saibamos que ninguém jamais nasce novamente simplesmente porque seus pais eram cristãos. Deus tem muitos filhos, mas nenhum neto. Nascer de novo não é uma decisão que nossos pais possam tomar por nós, nem nascemos novamente por termos sido educados em uma igreja ou em uma família zelosa. Não pegamos o novo nascimento de alguém da mesma forma que poderíamos pegar um vírus. Deus deve agir ou estaremos perdidos. Não fomos nós que buscamos a Deus. Devemos eliminar qualquer possibilidade de originarmos o nosso novo nascimento em nós mesmos, no passado de nossa família ou mesmo em nossas decisões. Tiago confirma isso: Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18.

Nascemos de novamente porque Deus exerceu a sua vontade e escolheu ter misericórdia de nós. O que um dia pensei ser resultado da minha vontade, revelou-se ser o resultado da vontade de Deus! Portanto, a razão pela qual escolhemos a Cristo, é o fato de Deus ter trabalhado em nosso coração para nos trazer ao ponto de confiança. A decisão para que eu nascesse fisicamente foi tomada completamente sem mim; já a decisão de que eu nascesse novamente no Reino de Deus foi sem dúvida tomada com o meu consentimento, embora o exercício da minha fé fosse dado por Deus. A salvação é uma obra de Deus em sua totalidade, e é por isso que é uma salvação perfeita: Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25. Na época do Novo Testamento viveu uma mulher chamada Lídia. Quando ela ouviu Paulo pregar o Senhor abriu seu coração. Ela não abriu o próprio coração. Paulo não lhe abriu o coração. Deus fez o que somente ele pode fazer. Ele mostrou a ela a verdade e deu a ela capacidade/fé de crer em Cristo. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Atos 16:14.

Há algum assombro no fato de tantas pessoas batizadas não terem nenhum desejo de andar em obediência à Palavra de Deus? Devem ter dito a eles que eram cristãos, mas tentam idescobrir por que a vida é tão aborrecida e sem sentido. Ou eles continuam a trabalhar arduamente para serem salvos, crendo que se o batismo é necessário, outros rituais também o serão. Como Nicodemos, devem ser muito religiosos, mas também muito perdidos. Alguns acham que foram salvos porque forma à frente e fizeram tudo o que lhes foi dito. Outros pensam que não podem ser salvos por serem muito tímidos para caminhar perante uma multidão. Forçar a Lei natural das coisas pode ser perigoso. Embora a necessidade de crer seja urgente, não podemos pressionar as pessoas a se converterem antes de estarem prontas. Devemos proclamar o Evangelho e deixar que Deus realize o que não podemos. 1 Coríntios 1:21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.

Jamais esqueçamos que pecadores não podem salvar a si mesmos. Vamos também lembrar que um pecador pode fazer a oração correta, assinar o cartão correto, responder as questões corretas, e ir ao altar correto sem jamais ter crido. Para ser salva, a pessoa deve transferir toda a sua confiança somente para Cristo e sua obra consumada na cruz do calvário. Somente tal fé nesse fato é a evidência de que Deus o regenerou. O novo nascimento não é um processo, é instantâneo. Ocorre em um determinado momento de tempo. Embora muitos fatos possam levar a isso, uma vez que ocorra é repentino e completo. Passamos da morte para a vida. João 5:24: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. É sobrenatural, instantâneo, invisível e eterno. Colossenses 1:13: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. O novo nascimento jamais se repete. Uma pessoa salva é sempre salva. "O porco pode virar lingüiça, mas lingüiça virar porco é algo completamente impossível e fora do comum". Creia em sua morte e ressurreição com Cristo. Assim como Nicodemos precisou desse milagre, nós também precisamos. Deus te abençoe.

Pr. Cláudio Morandi - 22/01/2008

Nenhum comentário: