"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 23 de agosto de 2008

QUANTO QUE TEMOS DE CRISTO?

"Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto,
até que Cristo seja formado em vós". - Gálatas 4.19.

Quase toda a proposta da vida cristã contemporânea é que você caminhe individualmente, e isto é a grande tentação de Satanás. O mundo exige sucesso pessoal, individual; homens e mulheres em evidência, e não tem sido diferente no cristianismo.

Paulo escreve esta carta aos gálatas porque eles estavam se apartando do evangelho, da boa notícia que é o Cristo Vivo. Eles estavam sendo fascinados a abandonarem a liberdade e a graça que chegaram no conhecimento de Cristo Jesus, e estavam retornando para os rudimentos fracos e pobres.

Eles estavam deixando o propósito do chamado de Deus para eles, de viverem e crescerem como Corpo de Cristo, para viverem vidas individuais. Eles estavam desertando daquele que os chamou à graça de Cristo, para tentarem agradar a Deus pela obediência da lei.

Não há testemunho maior de uma vida individual do que tentar agradar a Deus obedecendo a lei. Eu faço, eu não faço, eu posso, eu quero, eu sou. O "EU" é a forma mais individual e perversa de desejar servir a Deus.

Nem mesmo a lei teve esta proposta, quanto mais a Graça! A vida cristã individual expressa a própria pessoa, mas a coletiva expressa Cristo. Quando procuro crescer individualmente é porque estou buscando reconhecimento pessoal diante de Deus e dos homens.

O propósito de Deus é que cresçamos coletivamente e não individualmente. Todo o ensino de Deus é que Cristo cresça e que nós diminuamos (João 3.30). Até que Cristo seja formado em vós. Seja tudo em todos. Quando crescemos coletivamente, a nossa identidade, ao contrario, é perdida.

Não é possível expressar a plenitude de Cristo individualmente. Individualmente temos o testemunho de cristãos, mas não do Corpo de Cristo. O Corpo é muito maior porque expressa a Cristo de muitas formas, na sua multiforme sabedoria (Efésios 3.10). O seu testemunho neste caso chega até os céus, aos principados e potestades.

Individualmente podemos expressar uma medida da fé, mas nunca a plenitude da fé que é do Filho de Deus: "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um" Romanos 12.3.

A salvação é individual, mas não o crescimento espiritual. No coração do Pai é necessário que todo o Corpo, unido e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetue o seu crescimento, para edificação de si mesmo em amor (Efésios 4.16).

O Senhor não deseja um corpo disforme com alguns membros crescidos e outros atrofiados. Nem mesmo uma parte do corpo madura e a outra imatura.

Ainda que alguns se considerem superiores espiritualmente a outros, Deus nunca olha para nós individualmente, mas para o seu Filho que é a cabeça e o próprio Corpo.

Estou crucificado com Cristo. Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. Isto é uma verdade gloriosa. Cristo em mim e em você, mas Deus já vê o Filho formado em nós? Já vê que todos chegaram a unidade da fé, e ao pleno conhecimento do Filho de Deus? Ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo?

Não, por certo que não, somente na sua soberania. A sua dor de parto continua porque ainda vê muitos cristãos querendo viver as suas vidas individuais diante dEle, e não o seu Filho formado em nós.

Até quando vamos permanecer no sono? Quanto tempo ainda vamos demorar para perceber que isto só é possível conhecer com todos os santos? Até quando iremos fazer distinção entre nós? Até quando iremos ser grãos de trigo espalhados e não um só pão.

Como o mundo irá crer? Por testemunhos individuais? Por certo que não. Que o Senhor abra os olhos do nosso entendimento, para que possamos compreender isto.

Nenhum comentário: