"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

SANTIFICAÇÃO PSICOLÓGICA, OU A SUFICIÊNCIA DE CRISTO

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:1-2.

As pessoas têm problemas e até hoje não se inventou nenhuma vacina que possa verdadeiramente acabar com esse vírus contagiante. Muitos de nós travamos uma guerra inglória contra o impulso de comer mais do que deveríamos. Alguns demonstram uma autodisciplina elogiável. Para números cada vez maiores de moças, o autocontrole apropriado se transforma numa busca de magreza por meio de dietas obsessivas, chegando às vezes a ponto de prejudicar a saúde e até morrer. Temos que observar que tem muita gente sofrendo de muitas dificuldades inexistentes, criadas por si mesmos. Existem muitos problemas em nossas vidas, que são criados por outras pessoas de boa intenção, e aceitos por nós como tratamento eficiente, quando na realidade o contexto é completamente diferente. Nunca podemos viver de experiências alheias, ou seja, aquilo que foi bom para você, pode não ser bom para mim. Quando damos ouvidos aos conselhos dos ímpios, a nossa tendência é a identificação de valores da alma, e com isso tomamos decisões patrocinadas pelo sistema humanístico das evidencias comportamentais. Uma vez que estamos se rendendo a uma forma de comportamento ditado por pessoas ímpias, estamos deixando o maravilhoso conselho do Senhor e seguindo a mais aloucada sugestão ímpia e diabólica. Isaías 28:29 Também isso procede do SENHOR dos Exércitos; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria.

Por quais princípios as pessoas tomam decisões? O que nos impulsiona? De onde vem as emoções? Será que existem, de fato, motivos e pensamentos inconscientes, ou essas idéias nada mais são do que a invenção engenhosa e lucrativa da imaginação dos psicólogos? Precisamos saber quem somos e como funcionamos. Pouca percepção é necessária para concluir que há algo errado com as pessoas. Em algum lugar, os fios da maquina humana foram cruzados. Algumas pessoas sentem-se deprimidas quando um amigo as trata mal, ficam ressentidas quando não são compreendidas e depois ficam no isolamento a procura de afagos. O ressentimento é uma coisa séria, pois ele é o acumulo de ira não-expressa. E, o ressentimento é a emoção mais destrutiva nos relacionamentos humanos e para o bem estar pessoal. Algumas pessoas deprimidas vêem a depressão como um meio de ferir os outros, como se a depressão em si se tornasse uma expressão indireta de hostilidade. É quase como se estivessem dizendo: "Estou deprimido e não há nada que você possa fazer a respeito, mas a culpa é sua e se não me der atenção e simpatia, posso ficar mais deprimido ou cometer algum gesto desesperado". Trata-se de uma espécie de chantagem psicológica, ou seja, elas culpam outros por seus maus sentimentos. É exatamente nesses casos que muitos vão procurar conselhos com psicólogos para preencher está lacuna que as fazem sofrer tanto, porque neles encontram mutualidade que podem suavizar o trauma das crises e suprir força e ajuda nas necessidades no campo da alma. Ao perceber que não estão sozinhos, os indivíduos em crise conseguem resistir melhor e evitar assim as depressões graves, mas suas origens são conselhos ímpios e não do Senhor, sendo assim, toda pessoa com dificuldades emocionais, deve buscar conselho do Senhor. Salmos 119:24 Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.

Os psicólogos, em especial os da escola analítica, tem sido corretamente criticados por complicarem as questões da vida a ponto de fazer as admoestações bíblicas parecerem ingênuas. A terapia em longo prazo substitui a simples confiança. A sondagem prolongada toma o lugar da dependência de Deus para terminar a obra que Ele começou. "A vida é complicada demais", dizem eles, para pensar que qualquer coisa menos que a sabedoria psicológica está à altura da tarefa de endireitar as coisas. São muito grandes os esforços manipuladores de conselheiros ímpios no equilíbrio psíquico de seus pacientes, para faze-los obedecerem a teorias jamais experimentadas por eles mesmos. "Gambá cheira gambá". A agradabilidade de nossas emoções depende da natureza dos fatos que ocorrem em nossa vida. E a construtividade de nossas emoções depende da sabedoria com que encaramos os fatos em nossas vidas. O compromisso com a autoproteção enraizado no pensamento insensato tem o poder de corromper todas as emoções, agradáveis ou desagradáveis, e torna-las destrutivas. O compromisso de confiar no Senhor com o íntimo do nosso ser pode transformar todas as emoções, mesmo as mais dolorosas, em avenidas construtivas para buscar mais plenamente a Deus. Os psicólogos eu os respeito, mas com o seu aconselhamento individual, está substituindo a pregação da Palavra, o principal meio da graça de Deus. Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Muitos pensam que a obra de Cristo naquela cruz foi somente para a salvação do pecado. Foi muito mais que isto. Ela consistiu em capacitar-nos a vivermos em novidade de vida, em santidade e sanidade da alma. Nenhum terapeuta é capaz de realizar o que o Espírito Santo pode fazer para transformar a alma. Nenhuma terapia imaginada pelos homens tem a possibilidade de trazer alguém ao arrependimento ou restaurar uma vida arruinada pelo pecado. Aqueles que vêem a terapia como o melhor meio de curar uma alma enferma ou machucada estão procurando colocar recursos carnais no lugar da obra do Espírito. A Escritura fala claramente sobre esta questão. A igreja dos gálatas inicialmente confiou em Deus para sua salvação, mas, de um modo muito fútil, comprometeu o evangelho da graça ao confiar no esforço humano para a santidade pessoal e para a maturidade espiritual. Paulo diz em Gálatas 3:1-5: Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão. Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Se passamos pela cruz, vivemos pelo Espírito. E o que Ele fornece é suficiente para cada necessidade; o Espírito, que é todo-suficiente, supre os recursos necessários para cada aspecto da vida. Não se torne vítima. A igreja hoje está cheia de pecado e fraqueza porque muitos cristãos esqueceram que a luta espiritual se trava com armas espirituais, não técnicas, teorias e terapias carnais. Se a nossa suficiência não vem de Deus, de onde está vindo? Você já morreu, ou simplesmente sabe do fato? Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, 2Coríntios 3:5.

É significativo que, nas Escrituras, um dos nomes de Cristo é "Maravilhoso Conselheiro". Ele é o mais elevado e sublime, Aquele a quem devemos recorrer para recebermos conselho; sua Palavra é a fonte da qual devemos extrair a divina sabedoria. O que poderia ser mais maravilhoso do que isso? De fato, um dos aspectos mais gloriosos da perfeita suficiência de Cristo é o maravilhoso conselho e a grande sabedoria que Ele provê em nossos períodos de desespero, confusão, medo, ansiedade e pesar. Ele é o supremo Conselheiro. Salmos 32:8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.

Em algumas igrejas tem se buscado na psicologia o preenchimento desta lacuna, mas isto não parece estar funcionando. Psicólogos profissionais não são substitutos para pessoas espiritualmente dotadas, e o aconselhamento que a psicologia oferece não pode substituir a sabedoria bíblica e o poder divino. Além do mais, a psicologia tende a tornar as pessoas dependentes de um terapeuta; porém aqueles que exercem dons espirituais verdadeiros sempre encaminham as pessoas a um Salvador todo-suficiente e a toda-suficiente Palavra de Deus. Salmos 103:3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades. Que tipo de doença você está sofrendo? Sabe por que muitos ainda não estão plenamente curados? Porque preferem andar de muletas e seguir os conselhos de ímpios do que buscar ao Senhor. É por isso que não são felizes, porque muito feliz é aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios. Quando alguém nasce de novo, Cristo vem habitar em seu interior, e Cristo é todo Suficiente. Ele é a Plenitude de Deus. Não estou dizendo que uma vez que morre e ressuscita com Cristo não mais terá problemas. Não é nada disso. O que acontece é que muitos cristãos quando procuram tratamento com psicólogos, na realidade estão buscando se refugiar em outra fonte que não seja Cristo. Devemos ir a Ele sempre, pois Cristo nos convida a isso: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:37-38. Quando precisarmos de algum conselheiro para nos examinar, devemos deitar no divã, mas, no divã de Deus e pedir ao Soberano Conselheiro para nos examinar. Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Salmos 26:2.

Mas, ao afirmar isso, não estamos diminuindo a importância que há no aconselhamento mútuo entre os cristãos. Certamente, há uma necessidade crucial por ministérios de aconselhamento bíblico e salutar no corpo de Cristo. Eu não discutiria, nem por um momento, o importante papel daqueles que são espiritualmente dotados para oferecer encorajamento, discernimento, conforto, conselho, compaixão e ajuda aos outros. De fato, um dos problemas que fez surgir a atual praga de mau aconselhamento é que as igrejas não se saíram tão bem quanto deviam em auxiliar as pessoas que tem esses dons espirituais, a fim de que elas sirvam com excelência. As complexidades desta era moderna tornam mais difícil do que nunca tomar o tempo necessário para se ouvir bem e servir aos outros através de afetuoso envolvimento pessoal, visando prover a comunhão íntima necessária para que a igreja goze de saúde e vitalidade. Nunca, jamais podemos deixar de atender ao convite do nosso amado Salvador: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28. Agora, todas as vezes que precisarmos de ajuda, e deixemos de olhar para o Senhor Jesus Cristo e sua obra consumada na cruz do calvário, significa que gostamos de imitar os cães e comer nosso próprio vômito. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal. 2 Pedro 2:22.

Pr. Cláudio Morandi - 14/08/2007

Nenhum comentário: