"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2008

SER MÃE NÃO É BRINCADEIRA

Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 2 Timóteo 1:5.

No segundo domingo do mês de maio todos nós brasileiros comemoramos o dia das mães, e não é necessário dizer o que a nossa mãe significa para cada um de nós, não é mesmo? E ser mãe não é brincadeira! O evangelista Timóteo foi uma pessoa bastante privilegiada pelo fato de haver ter tido uma mãe com uma fé verdadeira, uma fé genuína, ou seja, uma fé sem fingimento. Eunice foi uma mãe que acima de tudo soube ensinar o seu filho no caminho que ele deveria andar, pois o trabalho de sua mãe foi desde que Timóteo ainda era curumim. Na qualidade de boa mãe, ela não se esquecia de ensinar as Escrituras Sagradas a seu filho, tendo-se empenhado nessa atividade com afinco. A fé na qual sua mãe Eunice lhe ensinou era fundamentada dentro da Palavra de Deus, e suficiente para tornar seu filho Timóteo salvo em Cristo Jesus. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:14-15.

O nome da mãe de Timóteo (Eunice) significa "vitoriosa", e hoje é chamado de "vitória" pelos modernos estudiosos. Eunice era judia e convertida ao cristianismo conforme lemos em Atos 16:1 Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego. Eunice é lembrada como mãe piedosa, cuidadosa acerca da instrução espiritual de seu filho. Nisso ela se torna modelo para todas as mães cristãs, porque ela também foi ensinada sabiamente pela sua mãe Lóide. Por outro lado, a ausência da mãe na educação dos filhos é uma das causas principais da deformação familiar em qualquer época e principalmente nos dias atuais. Nenhuma pessoa pode suprir a mãe na formação do caráter do seu filho, e somente a verdadeira mãe tem as condições de compensar o amor e a firmeza, na mediada certa. Esse vazio da mãe no lar vem causando uma profunda crise de identidade nas crianças porque muitas vezes não trazem um ensino correto. Toda mãe que passou pela obra da co-crucificação juntamente com Cristo, tem um bom ensino e uma memorável instrução para passar a seu filho, porque o próprio Deus lhe confiou esta responsabilidade. Provérbios 1:8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.

Ser mãe não é brincadeira, principalmente nos dias em que estamos vivendo atualmente. Há poucos dias li na revista veja uma estatística sobre a maternidade que me assustou: 58% dos partos efetuados nos hospitais públicos brasileiros eram de mães adolescentes. E uma coisa que tem contribuído para que isso aconteça, (não estou criando bodes expiatórios) eu diria que é a mídia. Hoje em dia, principalmente a TV, é uma das grandes responsáveis pela trágica situação de nossos adolescentes e jovens que iniciam sua vida sexual precocemente. Portanto, o sexo, o relacionamento sexual, o casamento, a gravidez, o ser pai, o ser "mãe", aparecem como brincadeirinhas inofensivas, passatempo irresponsável, capítulos de novelas que vão sendo inventado conforme o "ibope". A vida não é só uma novela. Temos que ter consciência que a vida não é um passatempo, uma brincadeirinha. Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanece em fé, e amor, e santificação, com bom senso. 1Timóteo 2:15

A maior missão que a mulher tem nesse mundo é a prerrogativa de ser mãe. Mas lembramos das sábias palavras de Goethe: "O simples fato de ter filhos não torna a mulher mãe. Uma fêmea pode gerar uma prole, e ainda assim não ser mãe". Essa é uma função além do parto, que parte para a formação do caráter. As mães têm uma função fundamental no desenvolvimento do estilo de vida dos filhos. A história dos reis da França comprova que: "Dos sessenta e nove reis monarcas que ostentaram a coroa da França, somente três foram bondosos e magnânimos para com o seu povo, exatamente aqueles que foram educados, pessoalmente, pelas suas mães". Deste modo, podemos perceber nas entrelinhas, que a mulher que gerou a Timóteo, também lhe forneceu todos os ingredientes necessários para que ele crescesse dentro de uma proteção amorosa e responsável. Ela soube cultivar sua missão de mãe, com amor e com carinho, com cuidado e coragem, com firmeza nos ensinos da Palavra de Deus, soube acalentá-lo e aconselha-lo, trabalhou e defendeu o filho, superou todo empecilho da sua época, e tudo isto para não deixa-lo sozinho. Eunice não somente cuidou de Timóteo, mas também o ensinou o Caminho do Senhor e com isso a sua casa estava sendo edificada pela sua sabedoria que vinha do alto. A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba. Provérbios 14:1.

Hoje infelizmente a educação maternal está fora de moda, pois primeiro falta tempo para as mães estarem com seus filhos. E se falta tempo, falta carinho, falta orientação na Palavra de Deus. É por este motivo que muitas meninas hoje em dia não brincam mais de bonecas, elas brincam de "top model", brincam de serem estrelas, com tudo ou "sem nada", como as que são hoje apresentadas sem escrúpulos e moral. Hoje os filhos não têm mais uma heroína em casa para ser imitada. Hoje o herói ou heroína são aqueles que mais "rebolam" os que têm atributos físicos mais exuberantes. Hoje o silicone tornou-se o sonho encantado de muitas belas adormecidas nos bosques de pedra de nossas cidades. E os valores que não são passados vão sendo deixados de lado, até por algumas mães e pais que acham uma "gracinha" a filhinha dançando aquela música erótica e dizem: Essa tem futuro! Que futuro? E a gracinha cresce sem graça nenhuma, e o pior, sem a Graça. Toda a falta de tempo é resultante de uma vida agitada e inquieta em busca de coisas que muitas vezes não vale à pena. Devemos pensar um pouco no que Cristo disse para Marta em Lucas 10:42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Quando o pecado entrou no mundo atingiu a mulher de uma maneira brutal, reduziu-a a uma posição de inferioridade perante o homem. Este passou a te-la apenas para seu prazer sexual e procriação. Mesmo no judaísmo a mulher era profundamente discriminada, havendo grandes discussões inclusive sobre o fato de a mulher possuir alma ou não. Foi Cristo quem trouxe dignidade à mulher; pois, para Deus, não existe diferença de gênero: Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós [sois] um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28.

Hoje se estamos todos aqui acompanhando este estudo, é porque temos uma origem na qual nos foi legado por uma mãe. Os nossos primeiros pais pecaram e como conseqüência nós também pecamos, porque estávamos inseridos em Eva que é a mãe de toda a humanidade no momento de sua transgressão. Gênesis 3:20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. Em conseqüência de fazermos parte desta extirpe, no qual toda a humanidade entrou pela vida, deste modo devemos sair pela morte, para que possamos ser agraciados com a vida de Cristo. Deus por sua graça também providenciou um Salvador para que pudéssemos ser salvos do pecado que entrou no mundo pela violação de Adão e Eva. A providência foi que Deus resolveu tomar a forma de homem, para poder encontrar-se com os homens no seu estado de separação de si mesmo, ele escolheu uma mulher para ser o recipiente, onde toda a plenitude de sua divindade estaria contida. Deus ao fazer-se homem, fez-se primeiro um espermatozóide fecundador de um óvulo feminino. Ele preferiu uma fêmea para fecundar com a sua palavra e gerar o seu Filho, como filho do homem, e Jesus nasceu com uma finalidade: Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Mateus 1:21.

Jesus nasceu de Maria para morrer a morte do pecador, e incluir o pecador na mesma cruz em seu corpo, para que toda a justiça de Deus fosse plenamente satisfeita. E desta maneira ganhar o novo nascimento pela ressurreição juntamente com Cristo. Efésios 2:6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;. Eis aqui um processo seguro e edificante para a salvação da humanidade caída; que é Jesus Cristo e esse crucificado. Nascemos de uma raça adâmica caída, porém Deus enviou seu amado Filho nascido de mulher/mãe para nos libertar plenamente daquilo que estávamos sujeitos a vida toda. Toda mãe que ainda não passou pela regeneração, se sentem entediadas e cansadas com a sua missão maternal, e que estão dispostas a jogar tudo para o alto, e isto porque não sabem o valor real de sua verdadeira e mais sublime missão. Há uma grande diferença entre parir e gestar. Algumas mulheres parem crias; outras criam filhos. Muitas vezes, as que somente parem esquecem do seu filho que ainda mama, deixando-os abandonados com outras pessoas, ou mesmo jogado em represa. Mas, ainda que esta se esqueça nosso Deus jamais! Isaías 49:15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

No livro de I Reis há um fato marcante ligado à sabedoria que Deus deu ao Rei Salomão. Duas prostitutas que tiveram seus filhos foram à sua presença, em virtude de um acontecimento fatal. Uma delas, dormindo sobre o filho, o matou. Percebendo a tragédia foi e trocou a criança morta com a outra. Ao romper do dia a outra mãe notou que a criança morta não era a sua. Vem então a disputa e as duas são levadas ao Rei. Salomão propõe uma saída simplista. Vamos partir a criança ao meio e cada uma fica com uma metade. 1 Reis 3:26 Então, a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque o amor materno se aguçou por seu filho) e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem meu nem teu; seja dividido. Aqui está a diferença entre mãe e procriadora. Precisamos de mães que morram pelos filhos, e não de meras procriadoras que dormem sobre os filhos.

Pr. Cláudio Morandi - 16/10/2007

Nenhum comentário: