"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

SOMENTE PELO PODER DE DEUS

E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais. Efésios 1:19-20.

Eis a mais urgente questão prática para todos os cristãos: estaríamos cientes do fato de que o poder onipotente de Deus está agindo em nós? Entendemos que somos o que somos única e inteiramente pela graça e pelo poder de Deus? Damo-nos conta em nossas vidas e experiências pessoais de que é este extraordinariamente grande poder de Deus que explica tudo o que ocorre na vida cristã? O principal problema da maioria de nós é a nossa incapacidade de perceber a grandeza da salvação a que fomos levados, e que todos nós desfrutamos. Não nos apercebemos da grandeza do que aconteceu conosco; ou da grandeza do que nos está acontecendo, o processo pelo qual estamos passando agora mesmo. E não compreendemos a grandeza da perfeição para a qual estamos indo e para a qual estamos sendo preparados. Por exemplo, leiamos Gálatas 2:20: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.

Contudo não eu, "mas Cristo vive em mim". Essa é uma das melhores provas da nossa profissão de fé cristã. De um modo ou de outro, não captamos a idéia desta poderosa ação de Deus na salvação. Muitas e muitas vezes só pensamos nela em termos de perdão. Pensamos na vida cristã apenas como uma questão de saber que estamos perdoados, e então viver a vida cristã o melhor que pudermos. Omitimos o drama, a grandeza e a grandiosidade disso tudo, e especialmente este poder que o apóstolo está desejoso de que todos nós conheçamos. Parece que esquecemos que, quando Ele morreu na cruz, ofereceu-se "pelo Espírito eterno". Ficamos tão familiarizados com os fatos acerca da cruz e da morte do Senhor que parece que perdemos o senso do poder que estava envolvido ali. E quando chegamos a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, acaso compreendemos que ela foi a mais grandiosa manifestação da energia da força do poder de Deus que o mundo já conheceu? Segundo as Escrituras, nada senão o onipotente poder de Deus poderia ressuscitá-lO dentre os mortos e exaltá-lO à alta posição na qual Ele está neste momento, à direita de Deus. Romanos 1:4. Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Parece que nos falta essa idéia de poder em todos os aspectos da vida cristã. Por natureza nenhum de nós creria ou poderia crer no evangelho; nada senão o poder de Deus pode fazer-nos novas criaturas em Cristo Jesus. Não seríamos capazes de resistir uma hora sequer na vida cristã, não fosse este poder que está agindo em nós. Isso é verdade, apesar do fato de que temos em nós um novo princípio de vida, bem como uma nova mente e uma nova perspectiva. E quando pensarmos na perfeição à qual fomos destinados, deveria ser óbvio que, sem este poder de Deus, a nossa situação seria completamente sem esperança, se não tivéssemos nada senão a nossa própria força e poder. Pois sem Ele nada podemos fazer. João 15:5. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Não há dificuldade em mostrar que o que o apóstolo ensina nesta Epístola, é fartamente confirmado por outras declarações que constam nas Escrituras. Nós precisamos conhecer e tomar posse deste poder, porque senão mais cedo ou mais tarde ficaremos deprimidos e infelizes e começaremos a indagar se poderemos continuar e por fim chegar à glória. Sem este poder da ressurreição em nós, logo o diabo nos desencorajaria completamente. Quando nós morremos com Cristo foi para que fossemos libertos do pecado, mas quando Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos, nós também participamos da sua ressurreição, para que este poder da ressurreição opere em nós os que cremos. Efésios 3:20. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.

O apóstolo Paulo, que dera largos passos em seu progresso na vida cristã, desejava conhecer acima de tudo mais o poder da ressurreição do seu Senhor. Por isso Paulo esquece as coisas que atrás ficam que é sua conversão inicial, sua primeira experiência, e prossegue "para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Ele almejava conhecer mais e mais deste mesmo poder de Deus que se manifestou na ressurreição de Cristo, e este poder é o mesmo que está atuando agora nos cristãos. Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte. Filipenses 3:10.

Há ainda a notável declaração disso tudo no último capítulo da Epístola aos Hebreus13:20-21: Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém! Aquele que deseja agir naqueles cristãos hebreus é o "Deus de paz, que tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo". É uma exata repetição do que vimos na passagem que estamos considerando em Efésios. Somente Ele pode "aperfeiçoar-nos em toda boa obra", através do poder da ressurreição que opera em nós.

Mas vejamos mais um exemplo, tomado do apóstolo Pedro, onde ele diz que como cristãos fomos gerados de novo, para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 1 Pedro 1:3b -5. Somos pelo poder de Deus, e sem isso não poderíamos resistir. Pedro escreve também em sua segunda Epístola algo muito interessante e profundo para nossas vidas. 2 Pedro 1:3. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

De igual maneira, o apóstolo João, escrevendo como ancião, próximo do fim da vida para encorajar os cristãos que ele ia deixar para trás neste mundo cruel, e que estavam sendo um tanto abalados por falso ensino, falsa maneira de viver e falsas práticas, ele diz em 1 João 4:4: Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. É unicamente o poder de Deus que pode segurar-nos e sustentar-nos, até chegarmos à glória.

Por que este poder é essencial? Por que é importante que conheçamos este excessivamente grande poder que está operando em nós? Há duas respostas principais, uma negativa, outra positiva. A primeira é que devemos conhecer e compreender este poder por causa do poder das forças que se põe contra nós. O cristão nesta vida e neste mundo é como o seu Senhor antes dele; e há certas coisas que ele tem que enfrentar. Ele tem que travar uma constante guerra contra a mente e a perspectiva do mundo. Receio que muitos de nós aqui nesta manhã não estão cientes do sutil poder do mundanismo. Vamos ler juntos em 1 João 2:15. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.

Nada é tão perigoso para a alma, por causa da sua sutileza como o mundanismo com que deparamos a cada passo. A linha entre a Igreja e o mundo é quase invisível. O Novo Testamento está cheio de advertências acerca deste tremendo e sutil poder do mundo, que quer arrastar-nos para longe do Cristo em quem cremos, que quer fazer com que O neguemos na prática e quer reduzir-nos ao estado descrito pelas Escrituras em 2 Timóteo 3:5. Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Não temos que lutar somente contra o mundo, mas também contra a carne. "Carne" nem sempre significa pecado grosseiro; pode aparecer na forma de letargia e ociosidade. Como é fácil sentir-nos indispostos, física ou intelectualmente para ler a Bíblia! Você sente um impulso para ler a Bíblia, mas diz: "Estou cansado, tive um dia pesado no trabalho, minha mente não está boa para isso, e não é direito ler as Escrituras quando não está nas melhores condições, por isso vou ler o jornal agora, mais tarde lerei as Escrituras, quando me sentir renovado e melhor". O resultado é que você vai dormir sem ter lido as Escrituras. Temos que travar uma constante batalha contra a preguiça, e contra a igualmente sutil tentação para a procrastinação. A grande maioria de nós tem a tendência de fazer das nossas fraquezas físicas uma desculpa. Portanto, não podemos mais vivermos segundo a carne e nem mesmo fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, mas recebemos ordem para mortificar as obras do corpo. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Romanos 8:13.

Eu gostaria de concluir dizendo que ninguém neste mundo poderá viver a vida cristã nem por um momento, se o poder de Deus não o sustentar. Deus quer o nosso aperfeiçoamento, e Ele não se deterá por nada menos que isso. O Seu poder continuará sendo exercido em nós até ficarmos sem defeito; até que nos tornemos uma "igreja gloriosa", sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante. Ah, se pudéssemos conhecer isto mais e mais, e compreender o alto privilégio da nossa vocação, a maravilha desta nova vida que nos vem toda ela de Deus e por Deus. O nosso conforto, a nossa consolação, a nossa força, a nossa segurança, é saber que Deus está agindo em seu povo; e Ele nunca cessará de agir em nós, até mesmo quando estivermos diante dEle na glória. É tudo pelo poder de Deus, do começo ao fim. Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos, com ele, para vós outros pelo poder de Deus. 2 Coríntios 13:4.

Pr. Cláudio Morandi - 03/07/2008

Nenhum comentário: