"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O MILAGRE DO EVANGELHO

Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. Lucas 1:37.

Ao descrever os efeitos e os resultados produzidos pelo evangelho e a sua pregação na vida dos que crêem nele, o Novo Testamento invariavelmente o faz em termos do que chamamos "o coração" do homem. Em outras palavras, ele afirma constantemente que a única resposta verdadeira ao evangelho é aquela que envolve toda a personalidade da pessoa, todo seu ser. Na Bíblia "o coração", o ponto central e mais profundo da nossa alma, é que expressa o que o homem realmente é. Por este motivo toda pessoa que imagina algo de si mesma ela o é. Porque, como imagina em sua alma, assim ele é. Provérbios 23:7a.

Essa verdade é trazida à tona de muitas formas diferentes, tanto nos ensinos do Senhor Jesus como nos ensinos dos seus apóstolos inspirados. Eles estão constantemente nos advertindo a respeito de uma resposta parcial, e sobre o perigo de nos convencermos que somos cristãos na base de evidências insuficientes, ou seja, como eu penso que seja e não como diz as Sagradas Escrituras. E o teste que devemos aplicar é o teste de uma resposta completa e integral. Somos advertidos de que crer em certas coisas não é suficiente, e uma crença em Deus e na deidade de Jesus Cristo, por si só, não prova que um homem é cristão, pois os próprios demônios crêem e são de certa forma, muito fiel aos princípios de sua crença, se a considerarmos meramente do ponto de vista intelectual. Vamos ler em Tiago 2:19. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.

O evangelho de Jesus Cristo não é pregado para produzir uma mera resposta ou reação intelectual ou mental. Por outro lado, o evangelho não é algo que produz uma reação apenas na esfera dos sentimentos ou das emoções. O evangelho de Jesus Cristo não tem o propósito de apelar unicamente às emoções e produzir certos resultados emocionais e nada mais. Ele tem o propósito de tocar as profundezas do coração do homem, incluindo a sua vontade, afetando a sua vida e a sua conduta. A Bíblia deixa claro que o evangelho deve afetar e incluir o homem integral, ou seja, a mente, as emoções, a sensibilidade, à vontade, enfim, tudo o que somos e possuímos. E quando somos levados a morrer no corpo de Cristo na mesma cruz que Ele, foi com a finalidade de declarar com sinceridade que obedecemos de "coração à forma de doutrina" que nos foi entregue caso contrário, não temos o direito de nos considerarmos cristãos. Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Romanos 6:17-18.

Vamos agora considerar porque o evangelho produz tal efeito na vida de todo verdadeiro cristão. A primeira verdade é que a salvação é inteiramente de Deus. Através dos séculos, os homens sempre tentaram atribuir ao homem o que claramente vem de Deus, e essa tendência continua até hoje. É espantoso observar como muitas pessoas conseguem falar e escrever a respeito da salvação sem nunca mencionar qualquer tipo de atividade da parte de Deus. Lembremos que o evangelho "é de Deus", e neste evangelho Deus depositou todo o Seu poder para salvação dos pecadores. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; Romanos 1:16.

Hoje a ênfase é toda colocada no que o homem faz e no que ele deve pensar. Nunca antes o esforço, o poder e a capacidade de organização humana foi tão aclamada. Deus é apresentado simplesmente como um alvo, ou como Alguém que espera passivamente, que observa e está pronto a nos recompensar por todos os nossos maravilhosos esforços e realizações. No entanto no momento em que alguém começa a estudar o assunto na própria Bíblia, nada é mais claro e óbvio do que o fato de que a salvação vem inteiramente de Deus, e aquilo que levou a todos os santos a louvá-lO, a glorificá-lO e a exaltar o Seu nome foi exatamente esse fato. Afinal, se a salvação é algo que conquistamos, então não há incentivo para louvor; se tão somente recebemos o que merecemos, é um tanto irracional cantar cânticos inspirados, e todos os grandes hinos de todas as eras, só podem ser explicados pela seguinte conclusão de que a salvação é, em sua inteireza, o resultado de algo realizado por Deus. Isaías 43:12. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.

Deus não está esperando que nós façamos algo, esperando que nos arrependamos e nos voltemos para Ele e façamos boas obras; nem é simplesmente a história de Deus respondendo ao que nós fizemos e nos recompensando com o perdão dos nossos pecados. Tudo isso seria maravilhoso, mas nada é em comparação com a história que a Bíblia nos revela. Na Bíblia não encontramos um Deus passivo, e sim ativo; não um Deus que está simplesmente pronto a nos receber, mas um Deus que na verdade nos busca, e sai à nossa procura; não um Deus que pode ser persuadido por nossa vida e por nossas ações a nos perdoar, porém um Deus cujo amor é tão imenso que Ele não só perdoa, mas que também nos persuade a sermos perdoados; cuja misericórdia é tão ilimitada que Ele não só está pronto a ser reconciliado conosco, mas que na verdade trata conosco de tal forma que nos reconcilia consigo mesmo, pois "para Deus nada é impossível". É Deus quem faz tudo! 2 Coríntios 5:18. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

Foi Deus quem enviou Seu Filho para operar esta grande salvação e reconciliação. Foi Deus quem o sustentou, foi Deus quem o levantou Jesus da morte, foi Deus que lhe confiou o mundo e o seu cuidado, e o dom do Espírito Santo. Até mesmo a "Igreja de Deus", e aqueles que verdadeiramente são seus membros foram atraídos pelo poder de Deus. Tudo vem de Deus. É por isso que os santos sempre louvaram e glorificaram Seu santo nome. Muitos deles tinham tentado alcançar o céu. Tinham construído suas escadas com degraus após degraus de bons pensamentos e ações nobres, esperanças piedosas e boas obras, mas o degrau mais alto ainda ficava infinitamente aquém do alvo celestial. Tinham feito de tudo, e não podiam fazer mais nada. Tinham exaurido todos os seus esforços, e esgotado todas as suas reservas. Olharam para baixo em desespero, e se espatifaram no chão. Então de repente, como Jacó no passado, tomou consciência de que havia uma escada bem à sua frente, não erigida da terra, mas suspensa do céu, esperando por eles, construída sem o seu conhecimento, que hoje para nós significa a cruz do nosso Senhor Jesus Cristo e sua mensagem poderosa de salvação. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 1 Coríntios 1:18.

A segunda verdade a respeito desta grande mensagem de salvação que esta passagem nos faz lembrar, é que ela é essencialmente sobrenatural e miraculosa.

Não foi o resultado do que nós fizemos, mas do que Deus operou em cada um de seus filhos. E quando olhamos para nós mesmos, podemos perceber que não podemos fazer outra coisa senão louvá-LO e continuar louvando-O. Vocês tinham percebido que o evangelho é assim? Já observaram que ele oferece uma salvação suprema, que significa que vocês não serão perdoados, e que vislumbrarão um novo estilo de vida a seguir; porém, acima e além de tudo isso, ele lhes oferece um novo nascimento e uma nova natureza, uma vida nova dentro de vocês com todo o seu poder, e essa vida é a própria vida de Cristo. Infelizmente o que torna as pessoas miseráveis e pobres é não compreender que a salvação é algo sobrenatural, e que continuam insistente e inutilmente a confiar em seus próprios esforços e em sua própria diligência. O evangelho é prodigioso, porque ele nos oferece o Filho de Deus que se tornou o filho do homem para que os falhos dos homens pudessem se tornar filhos de Deus em Cristo Jesus. Gálatas 3:26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.

O evangelho, em primeiro lugar não pede que nós façamos coisa alguma. Ele nem sequer exige compreensão ou grande capacidade intelectual, mas sim uma entrega absoluta. Em nossa seqüência lógica, nós o expressaríamos assim: "em vista do fato que a salvação vem de Deus e, portanto é sobrenatural, ainda que não possamos entendê-la, ela estende esperança a todos". "Porque para Deus nada é impossível". É a nossa única esperança. É o nosso único caminho. É o único evangelho, a única boa nova. É a única coisa que me capacita a me levantar no púlpito e pregar com confiança e certeza. O evangelho é "o poder de Deus para salvação", e não uma mera indicação de como os homens possa se salvar a si mesmos. É uma obra de Deus, e visto que é Sua obra, é possível a todos e pode ser oferecida a todos. Se a salvação fosse algo humano e natural, seria impossível para todos, mas como é de Deus, é possível a todos os que crêem. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João5:24.

Quando cremos em nossa morte e ressurreição com Jesus Cristo, passamos da morte para vida, porque é isso que diz a Bíblia. Muitos acham que isso é impossível, mas para Deus tudo é possível! Vocês já param para pensar quais eram os casos que o povo e os discípulos levavam a Jesus? Eram sempre os mais desesperados, sempre aqueles que tinham desconcertado e derrotado todos os outros poderes, os que nasceram cegos, os surdos, os paralíticos e até mesmo os mortos! Os mais desesperados, os mais incapazes de se ajudarem a si mesmos. Podia Jesus fazer algo por eles? Como se fará isto? Podia realmente acontecer? Vejam os resultados em Mateus 11:4-5. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.

Sim tudo isso aconteceu porque não havia limites para o Seu poder. Os casos mais desesperadores não eram mais difíceis do que qualquer outro, porque "para Deus nada é impossível". Mas certa tarde Ele é visto pendurado numa cruz, completamente incapaz, e o povo parado à volta diz: Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Tão poderoso em vida, mas aparentemente conquistado pela morte! Mas de repente ele arrebenta as cadeias da morte e sai do túmulo. Nem mesmo a morte podia segurá-lO. Ele conquistou tudo; sim, eu repito, "porque para Deus nada é impossível". Eu sou o SENHOR, o Deus de toda a humanidade. Nada é impossível para mim. Jeremias 32:27.

Pr. Cláudio Morandi - 07/07/2008

Nenhum comentário: