"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2008

A TRAGÉDIA DA FÉ EQUIVOCADA

Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos. Romanos 16:17-18.

As palavras de Paulo, nesse texto de Romanos, são bastante severas. Os indivíduos que ele repreende dificilmente poderiam ser reputados crentes, mas antes, deveriam ser considerados como falsos pastores, hereges, forças destruidoras no seio da igreja cristã. Paulo no mostra neste texto que o serviço ao próprio eu é o grande alvo daqueles líderes religiosos. Devemos suspeitar de todo aquele que anda em desacordo com a sã doutrina, pois eles só se preocupam com suas vis ambições e a idéia de lucro financeiro. Para aqueles que buscam falsas finalidades, usualmente encontram razões astuciosas para fazê-lo. O ludibriar a outros mediante palavras suaves e lisonjas talvez nos faça lembrar das tentativas que fazem alguns para explorar as mentes símplices; por outro lado, enganam a si mesmos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3:13.

Paulo nos exorta que notemos bem aqueles que se apresentam com suaves palavras e lisonjas. Paulo está nos mostrando claramente que existem pregadores que são bons apresentadores, mas isso não faz deles homens de Deus. Possuem um talento natural para falar em público, e podem anunciar uma mensagem interessante, e até mesmo informativa; no entanto, não vivem de conformidade com o que pregam. Poderiam falar quase sobre qualquer assunto, e seriam capazes de impressionar seus ouvintes. São profissionais que se utilizam do púlpito como um palco, e não como um altar sagrado. Suas palavras são "suaves", equilibradas, agradáveis, cativantes, dotadas de certa beleza e atração; mas nelas não há o poder do Espírito Santo de Deus. De fato, nem ao menos dão qualquer valor ao poder do Espírito. Só lhes interessa deixar boa impressão, a fim de que suas ambições sejam devidamente promovidas. E o que nos chama a atenção, é que tais homens se inclinam para as coisas religiosas; no entanto, têm-se desviado para longe de Deus, embora professem buscá-lo como um povo que pratica a justiça. Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus, Isaías 58:2.

Estes falsos profetas, falam lisonjeiramente. Eles sabem exatamente o que os homens desejam ouvir; e para eles pouco se lhes dá que não digam a verdade, contanto que possam continuar agradando os homens, os quais, por sua vez, lhes devolverão o favor com polpudas ofertas e elogios por suas brilhantes mensagens, fazendo-se seus discípulos diletos. É por essa razão que eles conseguem enganar os incautos com tanta facilidade. Essas pessoas dão um colorido róseo ao mundo e aos homens como nenhum e nem outro merecem. Os incautos julgam o pregador por suas expressões verbais, ao mesmo tempo em que se mostram insensíveis para com seus erros doutrinários e morais. Os incautos são pessoas inocentes, mas falta-lhes a prudência necessária para julgar corretamente esses pregadores segundo o padrão das Escrituras Sagradas. Os incautos não têm más intenções e nem ambições desmedidas, mas também são incapazes de reconhecer essas péssimas qualidades nos pregadores mercenários que servem ao seu próprio ventre. Provérbios 14:15: O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.

Existem muitas pessoas que estão completamente equivocadas com a sua fé, pois estão colocando-a em homens, quando deveriam estar alicerçados na Palavra de Deus. No entanto uma fé equivocada pode levar a destruição. No ano de 1982 na cidade de Chicago, houve um episódio da adulteração do Tylenol, onde alguém cometeu homicídios aleatórios, colocando cianeto em algumas cápsulas. O veneno funcionou muito bem. Uma mulher que comprou Tylenol em uma drogaria morreu minutos depois de ter tomado uma única cápsula. Ao todo, morreram sete pessoas inocentes. Duas lições inesquecíveis podemos tirar dessa tragédia. Primeiro: a fé em si, não traz nenhum mérito especial; não tem o poder de mudar a natureza maléfica de uma droga para benéfica. Sete pessoas acreditaram firmemente estar tomando remédio, e não veneno. Mas sua fé não as salvou. Na verdade a fé as matou. A fé é tão boa quanto aquilo sobre o que é depositada. Em outras palavras, aquilo em que cremos é mais importante que o fervor de nossa crença. Disse-lhe Jesus: Por que me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29.

A segunda lição que devemos aprender do caso Tylenol é fato aterrorizante: às vezes, a falsa crença é similar à verdadeira. Para o observador descuidado, o cianeto tinha a mesma aparência da substancia do Tylenol. O rótulo tinha todas as identificações de autenticidade, de tal forma que não parecia ser necessário desconfiar do conteúdo. Os comprimidos prometiam aliviar a dor, embora bastasse um para causar a morte. Cristo ensinou que muitas pessoas de fé firme e intensa vão descobrir um dia que sua fé não as pode salvar. Para seu eterno desapontamento, viverão para ver a porta do céu bater em sua cara. Passarão à eternidade do lado contrário da entrada celestial. Muitos dos que esperam que a porta do céu se abra para eles ficarão surpresos ao vê-la fechar-se. Sua exclusão da presença de Cristo é definitiva, pessoal e eterna. As palavras de rejeição que estes ouvirão de Cristo ressoarão em seus ouvidos eternamente. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Mateus 7:22-23.

Essas pessoas jamais sonharam em ser banidas por Cristo. Afinal de contas o reconheceram como Senhor e o serviram. Tiveram uma bagagem de experiências espirituais tão grande que pessoas comuns como você e eu poderíamos invejar. Tenho calafrios quando imagino suas faces contorcidas. Esses tipos religiosos não tinham falta de fé; na verdade tinham muita! Tinham segurança de que entrariam no céu. Se você fizesse um inventário pessoal, o perfil deles provaria que não se tratavam de almas indiferentes que fingiam ter um compromisso com Deus no domingo e seguiam seu próprio caminho durante a semana. Eram pessoas confiáveis que mantinham as portas da igreja abertas ano após ano. Operaram milagres em nome de Cristo. Até mesmo exorcizaram demônios e realizaram numerosos feitos maravilhosos. Pensavam em Cristo como seu Salvador e não como seu juiz. Essas pessoas foram enganadas ao aceitar cianeto em vez de Tylenol. Diante disso, tudo o que podemos fazer é pedir a Deus que traga luz em nossas trevas para compreendermos a Sua palavra e crermos na suficiência da Pessoa de Cristo e este crucificado. Da mesma forma que a luz do sol pode nos revelar onde estamos fisicamente, a luz do Filho (Cristo) pode nos ajudar a ver onde estamos espiritualmente. E creio que ele quer que saibamos se vamos passar a eternidade com ele. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. João 14:2-3.

Freqüentemente faço às pessoas esta pergunta: "Se você fosse morrer hoje e Deus lhe perguntasse: Por que eu deveria deixá-lo entrar no céu? O que você responderia? Nove em dez respondem algo como: Sou uma pessoa muito boa e estou me esforçando para melhorar". A religião pode tomar diversas formas. Para algumas pessoas envolve sacramentos, que são considerados canais de graça para os fiéis. A igreja, sob este mesmo discurso, tem o poder de consertar nossos feitos incompletos. Para outros a religião se resume em estudar a ética de Jesus e tentar viver por estes preceitos. Dizem-nos que o conhecimento, junto com a devida força de vontade, nos ajuda a viver de maneira religiosa. A grande maioria acreditam ter encontrado Deus por intermédio da natureza. Elas dizem que a contemplação das obras de Deus leva ao conhecimento de Deus. Como bem sabemos, existem dezenas de diferentes religiões no mundo e cada uma tem suas crenças, princípios e esperanças. No entanto, a religião é na verdade apenas mais uma versão da "teoria da escada". A religião define cada degrau mais cuidadosamente e expõe as expectativas de forma mais clara. E logicamente, sempre em busca da ajuda de Deus. Mas a religião, como tal, não é o caminho. O caminho é Cristo: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.

O novo Testamento nos apresenta, na cidade de Beréia, um grupo que não se contentava simplesmente com a exposição dos acontecimentos. Os bereanos eram muito ajuizados e criteriosos, requerendo a comprovação da mensagem no contexto das Escrituras. Eles iam além da conferência, conferindo cada declaração com a verdade do texto. Ninguém deve se omitir na trilha em busca da verdade. Cada pessoa é responsável pela sua decisão e não pode delegar aos outros a tarefa do conhecimento da verdade. Se alguém nos engana com premissas falsas, temos que considerar que somos também culpados, pois cabe a cada um de nós a responsabilidade de investigar os fatos para ver se as coisas são assim como nos dizem. Atos 17:11: Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

A única base segura onde a fé pode descansar é na Palavra de Deus. Porque tudo aquilo que está escrito em sua palavra é sustentado pelo Deus da Verdade, pois o próprio Deus vela sobre a sua palavra para cumpri-la conforme afirma em Jeremias 1:12: Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

O Deus da Bíblia não convoca alguém para participar do seu reino celestial, ficando mais tarde, por alguma razão imponderada, invocado com essa pessoa a ponto de eliminá-la da sua lista de chamada. Não há evidência nem registro de qualquer demissão na seleção divina, pois, segundo o apóstolo Paulo, os critérios dessa convocação são de fato seguros e permanentes, sem o menor grau de arrependimento, ou seja: Deus nunca dá dispensa aos seus escolhidos. Romanos 11:29: porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

Meus irmãos podemos crer firmemente na nossa inclusão no corpo de Cristo, pois está é uma afirmação que está registrada na Palavra do nosso Deus e revelado pelo seu Espírito em nosso coração e podemos receber crendo pela fé que nos foi dada em Cristo. Romanos 6:6: Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Essa obra é uma dádiva que deve ser recebida pela fé. É dada aos que dão as costas a seus esforços e confiam em Cristo, a fim de receberem dele algo que não possuem. E uma vez recebida, leva o homem em segurança por todo o caminho até o céu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 1 João 5:11.

Pr. Cláudio Morandi - 12/11/2007

Nenhum comentário: