"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2008

DEVEDOR ETERNO

Uma das coisas mais difíceis nesta vida é perdoar alguém que nos deve alguma ofensa ou mesmo dinheiro. O Senhor Jesus Cristo mostra na parábola do credor incompassivo em Mateus 18:23 a 35, que um rei resolveu acertar contas com seu empregado (servo). Ele conta que este servo lhe devia dez mil talentos e não tendo com que pagar, ordenou o rei que ele e tudo que possuía fossem vendido. Aquele empregado se ajoelhou e com rogos pediu compaixão ao seu rei. O rei se compadeceu daquele servo e perdoou-lhe toda aquela divida e o mandou embora. Deste momento em diante esse servo ficou totalmente livre daquele grande dívida. Mas logo adiante, o mesmo que foi perdoado encontrou seu conservo que lhe devia apenas cem denários e agarrando-o sufocava dizendo: "Paga o que me deves". Então o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava dizendo: "Sê paciente comigo e tudo te pagarei". Este que havia sido perdoado de dez mil talentos, entretanto não quis perdoar seu conservo que lhe devia apenas cem denários. E após sufocá-lo o lançou na prisão até que saudasse a dívida. Vendo os seus companheiros o que havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor o que acontecera. Então o seu senhor chamando-o lhe disse: "Servo malvado, perdoei-lhe toda aquela divida porque me suplicaste, não devias tu fazer o mesmo?" E indignado entregou aos verdugos (CARRASCO) até que pagasse toda a divida.

Vemos nesta parábola que o Senhor perdoa a divida toda, mas o servo não! O Senhor nos convida a perdoar e por isso mesmo Ele também nos capacita a perdoar, perdoando, para seguirmos os seus passos. O homem natural, nascido neste mundo em pecado não perdoa, somente cobra, porque a sua natureza é cobra. Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos. Salmos 58:4. Toda a nossa divida o Senhor Jesus já pagou naquela cruz, ou seja, ele removeu de nós a divida e cravou na cruz. Colossenses 2:14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz. Coisa muito triste para homem é saber que Jesus Cristo já pagou preço desta dívida e essa pessoa continua sendo um devedor. Jesus já pagou o preço perante o Pai! Não estamos falando de dividas de lojas ou de imóveis, que uma vez contraída pode ser quitada de uma maneira ou de outra. Mas estamos falando de uma divida que foi adquirida pelos nossos pais Adão e Eva e que nós já nascemos devedores e não temos condições de pagá-la: Salmos 49:8 (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre). Vendo Deus que o homem havia se contaminado com a bactéria maligna da dívida do pecado, Ele interveio para solucionar o problema da divida nos enviando o Seu filho Jesus para pagar o divida. Foi na cruz que foi pago o preço, pois quando ele foi crucificado, a Bíblia nos informa que Jesus nos atraiu a si. João 12:32-33: E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer. Jesus morreu, mas nós também morremos Nele, porque é a Bíblia quem diz. Portanto Deus nos perdoou na cruz e a dívida foi paga, por isso também devemos perdoar a todos. Romanos 8:1: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Para os que estão unidos a Cristo, agora sim, já não há mais condenação, pois a dívida está paga. Creia e receba a sua alforria e celebre a vida de Cristo. Amém.

Julio Sergio Busolo - 09/11/2007

Nenhum comentário: