"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 7 de setembro de 2008

FELIZES OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:10.
A palavra perseguição vem do Latim, per, “através”, e sequi, “seguir”, que dá a idéia de algo que nos segue opressivamente, correndo atrás de nós, alguma severa ou sistemática opressão. O original latino fala, por assim dizer, sobre o caçador que segue após a sua vítima, com intenção de prejudicá-la ou matá-la. A perseguição geralmente é uma tentativa constante, e, por muitas vezes, sistemática, para eliminar ou prejudicar ao indivíduo perseguido. Pode empregar ou não meios violentos. A perseguição pode ser mental. Pode envolver o ostracismo social. E quando os costumes sociais assim o permitem, a perseguição pode tornar-se violenta. Mas, no meio cristão o que me fascina é que o cristão que desfruta das bem-aventuranças tanto será um pacificador como é aquele que gera perseguição. E essas perseguições se originam no fato de que os homens são ignorantes quanto a Deus e quanto a Cristo. Trata-se de um zelo equivocado e maligno dos religiosos contra os cristãos. Atos 13:50. Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território.
Deus nunca rebaixa seus padrões apenas porque o homem é pecador. Deus simplesmente oferece Cristo ao homem para que Cristo possa operar nele, fazendo-o alcançar o padrão de Deus. Toda pessoa que está crucificada com Cristo e vive uma vida de ressurreição, certamente ela será perseguida e vivendo este princípio ela será feliz, realmente abençoada, sabe o que é bem-aventurança. Quando começamos a viver do modo como Deus deseja que vivamos, encontramos dor e sofrimento. Seremos pacificadores, sim, mas seremos criadores de problemas também. Consideremos as palavras do apóstolo Tiago: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tiago 1:2-3. E Pedro também escreveu: Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10.
Todas as virtudes do caráter das bem-aventuranças são intoleráveis em um mundo perverso. O mundo não pode se relacionar com o humilde de espírito, porque vive no orgulho, em um estado de autopromoção e concretização do ego. O desejo do mundo é ignorar completamente o pecado e convencer-se de que está tudo bem. O mundo não pode tolerar a mansidão; ele honra o orgulho. O mundo não pode tolerar alguém que sabe que nada é e que procura algo que não pode ser adquirido. O mundo pouco sabe sobre misericórdia, pureza, estabelecer a paz. Estas características são notoriamente contrárias ao sistema. Se verdadeiramente você morreu com Cristo, e se Cristo é sua vida, você certamente está vivendo em oposição direta a satanás. O diabo em seu mundo e sistema maligno inevitavelmente trará hostilidade e perseguição naqueles que não respondem ao seu apelo de exaltação. Pois a semelhança com Cristo produz a mesma reação ocorrida quando ele estava na terra. O apóstolo Paulo descreveu as perseguições pelas quais ele experimentou em sua vida cristã, mas também apresentou-nos um futuro em que jamais deixaríamos de sermos perseguidos em nossa caminhada. As minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, - que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:11-12.
Paulo disse que era perseguido como alguém que vivia em conformidade com o reino, alguém que manifestava Jesus Cristo. Ser perseguido é uma garantia certa de qualquer pessoa que vive em conformidade com o caráter de Cristo. Sempre houve na história do cristianismo perseguições sobre aqueles que são genuinamente nascidos de novo. Se você não é Filho de Deus, você jamais sofrerá perseguições. Mas, se você é um ser espiritual vivenciando uma experiência humana, vai conhecer a perseguição como sempre foi. Portanto, podemos observar que nada mudou. Nós nos daremos muito bem se ninguém descobrir que somos cristãos, mas à medida que começarmos a viver a vida de Cristo, à medida que compartilharmos as injúrias de Jesus Cristo, à medida que comungarmos nos seus sofrimentos e à medida que vivermos retamente no mundo, descobriremos que os filhos da carne sempre perseguirão os nascidos do espírito. Gálatas 4:29. Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora.
Se não experimentamos qualquer perseguição em nossa vida, é melhor revermos nossa declaração de que somos cristãos. Se não sou motivo de ataque do mundo, se não estou causando alguma inquietação na vida dos ímpios, se não estou gerando algum tipo de conflito, então, talvez haja alguma coisa seriamente errada. Onde quer que vivamos uma vida completamente redimida, onde quer que vivamos os princípios da vida do reino, onde quer que sejamos filhos obedientes do reino, vivendo a justiça de Cristo neste mundo, isto será detestável para satanás. Por outro lado, porém, os “cristãos” são famosos, aceitos, bajulados e formam uma parte de nossa sociedade, sem quaisquer confrontos. Mas a questão não é que o mundo mudou. A questão é que abaixamos o nível do padrão de justiça, e temos pessoas que se dizem cristãs que não vivem uma vida de justiça adequada para oferecer uma definição honesta de Cristianismo, pois do contrário, os sistemas nos quais estão mergulhados os expulsariam imediatamente. Tem muita gente brincando de cristão e isso por medo de ser perseguido. Todo cristão autêntico não deve temer perseguição. Por quê? Porque nós fomos designados para isto. A fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto; 1 Tessalonicenses 3:3. Meus irmãos, este é o desígnio de Deus. Devemos ser como Cristo, amado e odiado, honrado e amaldiçoado. Vejam o que Paulo acrescentou no versículo 4: Pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento.
É por isso que se vivermos uma vida de retidão de acordo com a vontade de Deus, o mundo só se ressentirá contra nós e nos odiará. Todos nós que vivemos em retidão no mundo, em algum momento, iremos experimentar a reprovação da Cruz. Sempre seremos excluídos pelas pessoas que nos cercam porque decidimos viver para Jesus Cristo. Por outro, se você quiser passar pela vida e nunca ser perseguido, basta aprovar os padrões do mundo. Enquadre-se. Aceite a ética e a conduta do mundo. Viva como vive o mundo. Ria de suas piadas, divirta-se com suas brincadeiras, sorria quando o mundo ridiculariza Deus. Não diga ás pessoas que são pecadoras. Não diga que estão perdidas sem Jesus Cristo. Não diga que estão condenadas à morte e, seja o que for que você faça, não mencione a palavra inferno! Agindo assim eu lhe asseguro que você nunca será perseguido. E se esta for a sua escolha, examine-se a si mesmo para ver se está ou não na fé. Você pode ser um cristão que vive em desobediência, ou pode ser um cristão. Devemos lembrar do que Jesus Cristo disse em Lucas 9:26. Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos. Quando você é aceito por todos, isto significa que eles não sabem a verdade a seu respeito. Ou você está mascarando o seu Cristianismo, ou você não é mesmo um cristão.
Quando o Senhor Jesus começou a falar abertamente sobre o seu reino, os fariseus se retiraram e logo conspiraram com os herodianos em como lhe tirariam a vida. Ele mal tinha começado a falar, e o ódio já estava começando a surgir. Marcos 3:6. Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida. Jesus estava dizendo para os fariseus e para os leigos naquela multidão: Olhem, vou lhes avisar logo de início que existe um preço a ser pago para que vivam no meu reino. Não pensem que terão tronos, glória, coroas, fama, prestigio, aceitação, o amor, o elogio e a exaltação de todos. Se vierem para o meu reino, sofrerão. É bom que saibam disso. Precisamos falar para as pessoas que Deus as está chamando para uma vida oposta ao sistema do mundo, e que haverá um preço a ser pago, que é sermos perseguidos. E o interessante é que nesta perseguição está a nossa felicidade. Mateus 5:11-12. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
Quando fomos mortos com Cristo na cruz e pela ressurreição ganhamos a Sua própria Vida, é para termos uma atitude de estarmos dispostos a sermos perseguidos. Cristo em nós faz com que tenhamos esta ausência de medo, esta ausência de vergonha, esta presença da coragem que diz: “Serei neste mundo o que Cristo deseja que eu seja. Falarei neste mundo o que Cristo deseja que eu fale. E se for perseguido, não me importarei”. Mas tem muita gente safada que diz assim: Se eu for aceito por eles, e eles gostarem bastante de mim, posso apresentar-lhes o evangelho de modo astucioso. Deixe-me te dizer uma coisa fundamental: Deus nunca precisou de pregadores sorrateiros, e não precisa de profetas sorrateiros. Ele não precisa de testemunhas e evangelistas dissimulados. Ele precisa daqueles que estejam dispostos a confrontar. Quando digo confrontar, não no sentido de arrumar brigas com os outros, mas no sentido de não aceitar as imposições do mundo sobre nossas vidas. Porque todas as pessoas que são abençoadas por Cristo, o mundo as amaldiçoa. Uma vida com Deus desperta ódio nos ímpios. É a inimizade da serpente contra a semente sagrada que é Cristo em nós. As pessoas, na verdade não nos odeiam. Quem elas odeiam? Cristo. Na verdade, seu ódio não está dirigido a nós; está voltado para a vida que vive em nós. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. João 15:18.
Perseguição é uma confirmação de que você é um legítimo filho de Deus. Jesus oferece salvação e diz como saber que a possuímos. Isso não vem de alguma receita teológica. Isso não vem da constatação de que você tomou uma decisão há algum tempo. Sua segurança vem da constatação de que você está vivendo uma vida de confrontos em um mundo sem Deus e de que está sendo perseguido por causa da justiça. Quando isso acontecer, você não só será recompensado nos céus, mas também fará parte da linhagem dos profetas de Deus, que foram vítimas das mesmas reações no decorrer da história. Mas nunca se esqueçam de que não é a nós que o mundo está atrás, e sim de Cristo que habita em nós. É a Ele que o mundo está tentando matar, e atirará em qualquer um que estiver no lugar de Cristo e falar a mesma verdade. O mundo odeia a Cristo e a verdade que nós representamos. Não estou tentando fazer inimigos. Mas acredito que devemos falar o que condiz a sã doutrina sem nos preocuparmos com as conseqüências. Agindo assim podemos ter toda certeza que atrairemos muitas perseguições. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. 2 Coríntios 12:10.
Pr. Cláudio Morandi - 07-09-08

Nenhum comentário: