"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 27 de dezembro de 2008

A NECESSIDADE DO NOSSO TEMPO: VISÃO

Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno. Atos 26:9.
Quando contemplamos o estado de coisas no mundo hoje, ficamos profundamente impressionados e oprimidos com a prevalecente doença da cegueira espiritual. Ela é a causa da doença do nosso tempo. Não estaríamos muito errados se disséssemos que a maior parte dos problemas, se não todos, que o mundo está sofrendo tem sua origem naquela raiz: a cegueira. As multidões estão cegas; não há dúvida sobre isso. Num dia em que se imagina ser um dia de inigualável iluminação, as multidões estão cegas. Os líderes estão cegos; guias cegos guiando outros cegos. Mas numa grande escala, o mesmo é verdadeiro com respeito ao povo de Deus. Falando de modo geral, os cristãos hoje perderam a visão de Cristo. A cegueira começa com aqueles que nunca viram que nasceram cegos. Depois há aqueles que receberam visão, mas não estão vendo muito, isto é, não claramente, ou seja, "homens andando como árvores", mas chegam a ver mais perfeitamente mediante uma posterior obra da graça. Depois há aqueles que têm visão real e nítida, mas para quem uma esfera ampla do pensamento e propósito divino ainda aguarda uma obra mais completa do Espírito Santo. "...para ...que vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos. Efésios 1:17-19.
Creio que os olhos têm um lugar muito amplo na vida de Paulo. Quando seus olhos foram abertos espiritualmente, seus olhos foram cegados naturalmente, e podemos usar isso como uma metáfora. A utilização dos olhos religiosos naturais extremamente fortes pode ser apenas uma indicação de quão cegos somos, e pode ser que, quando tais olhos naturais religiosos forem cegados, veremos algo, e só quando isso acontecer é que veremos algo. Para muitas pessoas o que as impede de ver é o fato de verem demais na direção errada. Elas estão vendo com sentidos naturais, faculdades naturais da razão, intelecto e do conhecimento; tudo isso está no caminho. Paulo se levanta para nos dizer que, algumas vezes, para vermos em realidade, é necessário ficarmos cegos. É evidente que isso deixou sua marca nele, assim como o dedo do Senhor deixou Sua marca em Jacó, para o resto de sua vida. Paulo esteve na Galácia e mais tarde escreveu sua carta a eles: Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar. Gálatas 4:15b.
Ele está dizendo que eles notaram sua aflição, estavam conscientes daquela marca que se estendeu desde o caminho de Damasco e sentiram por ele tanto que, se fosse possível, teriam arrancado os olhos para dar a ele. Mas é maravilhoso que a comissão que Paulo recebeu quando foi naturalmente cegado no caminho de Damasco foi toda sobre os olhos. Ele ficou cego e outros o levaram pela mão para Damasco. Mas o Senhor nesta hora lhe disse: Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Atos 26:16-18.
Amados, a visão espiritual é sempre um milagre. Este fato leva com ele todo o significado da vinda do Filho de Deus a este mundo. A própria justificativa para a vinda do Senhor Jesus Cristo a este mundo é encontrada naquilo que está estabelecido na Palavra de Deus, pois é uma questão resolvida para o próprio Deus que o homem agora nasce cego: Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. João 12:46. Essa declaração, como vocês sabem, foi feita exatamente naquela parte do Evangelho de João onde o Senhor Jesus está lidando com a cegueira. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. João 9:5.
De modo que a visão espiritual é sempre um milagre do céu. Isso significa que aquele que vê espiritualmente tem um milagre logo no fundamento da sua vida. Toda a sua vida espiritual brota de um milagre, e é o milagre de receber a visão nos olhos que nunca viram. É exatamente aqui que a vida espiritual começa, onde a vida cristã tem seu início: no ver. Não sei o que você diz quando chega a uma reunião e curva sua cabeça para orar, mas faço uma sugestão. Ali pode estar sendo apresentado aquilo que veio de um milagre naquele que está pregando ou ensinando e você pode perder tudo. A sugestão é que você peça sempre ao Espírito Santo para operar aquele milagre em você novamente nesta hora, para que possa ver. Todas as vezes que formos ao culto devemos pedir ao Espírito Santo para que nos abra os olhos do nosso coração, para compreendermos a Sua Palavra. O apóstolo Paulo falando a diversas mulheres, houve dentre muitas uma chamada Lídia que o Senhor deu a ela visão, abrindo seu coração para crer naquilo que era ali pregado. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Atos 16:14.
Perder a visão espiritual é perder a característica sobrenatural da vida espiritual. Quando isso termina, não importa quão religioso você seja, o Senhor tem apenas uma palavra a dizer: compre colírio; essa é a sua necessidade. Isso nos traz à necessidade do nosso tempo, a necessidade que naturalmente é de toda hora, de todo dia, de toda era. Mas estamos mais e mais conscientes dessa necessidade em nossa época. Num sentido, podemos dizer que nunca houve um tempo em que houvesse uma necessidade maior de pessoas que pudessem e possam dizer: Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. João 9:25b.
Esta é a necessidade: aquele algo, aquele algo indefinido, que resulta em assombro e que você tem que dizer: "Aquele homem viu algo, aquela mulher viu algo!". É esse fator do "ver" que faz toda a diferença. Sim, é algo bem maior do que você e eu tenhamos desfrutado. Permita-me dizer-lhe de imediato que todo o inferno se une contra isso, e o homem cujos olhos foram abertos vai enfrentar o inferno. Este homem em João 9 teve que encará-lo de imediato. Eles o lançaram fora e até seus pais temeram ficar do lado dele, por causa do preço. Mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo. João 9:21. Sim, este é nosso filho, mas não pressionem demais e não nos envolvam nisso; ide a ele, esclarecei tudo com ele e deixem-nos em paz. Eles viram um sinal de perigo e estavam tentando evitar a questão. Existe um preço para ver e pode custar tudo, por causa do grande valor de ver o Senhor e por ser oposto a Satanás, o deus dessa era, que cegou as mentes dos não-crentes.
Nisso a obra do diabo é desfeita. Envio-te para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus. Satanás não vai aceitar isso, nem no início nem em qualquer medida. Ter visão espiritual é algo tremendo. Mas que grande necessidade hoje de homens e mulheres que possam permanecer espiritualmente na posição em que ficou este homem e dizer: Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. É algo grande estar nessa posição. Quanto eu não sei, mas uma coisa eu sei: eu vejo! Isso é algo que não acontecia antes. Tal experiência produz um impacto, uma certeza. Vida e luz sempre andam juntas na Palavra de Deus. Se um homem realmente vê, existe vida e elevação. Se ele está dando a você algo de segunda mão, algo estudado, lido, trabalhado, não existe vida nisso, a não ser talvez um falso e temporário interesse e fascinação passageira. Mas não existe vida real que faz as pessoas viverem. Para nós tocarmos as pessoas e lhes transmitir vida, temos que primeiramente sermos tocados pelo Senhor. Para nós levarmos vida as pessoas, temos que estar experimentando o morrer diário em nós. Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. 2 Coríntios 4:10 e 12.
Desde o início até a consumação, a vida espiritual deve ter este segredo nela: eu vejo! Logo no princípio, quando nascemos de novo, esta deveria ser a expressão ou pronunciamento espontâneo na vida. Nossa vida cristã deve começar ali. Para nos manter prosseguindo o Senhor tem que introduzir aquelas experiências em que é absolutamente necessário que vejamos o Senhor e O conheçamos de uma maneira nova. Isso deve ser assim por todo o nosso caminho até o fim. Pode ser uma série de crises de ver e ver novamente e novamente ver, à medida que o Senhor abre nossos olhos e sejamos capacitados a dizer como nunca dissemos antes: "Eu vejo!". De modo que não é o nosso estudo, nosso aprendizado, nosso conhecimento de livros, mas sim um espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dEle, os olhos do coração iluminados. E esse "ver" que manifesta o tom de autoridade tão necessário. Esse é o elemento, a característica exigida hoje. Não é apenas o ver pelo fato de ver, mas sim a introdução de um novo tom de autoridade. O mundo está desfalecendo pela ausência de autoridade, e essa autoridade está com aqueles que viram. E não seria isso que tinha tanto peso a respeito do Senhor Jesus. Leiamos Mateus 7:29. Porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
Isso é bastante hostil. Os escribas eram as autoridades; se alguém quisesse uma interpretação da lei, ele ia aos escribas. Se quisesse saber qual era a posição autorizada, ele ia aos escribas. Mas Ele falava com alguém que tinha autoridade e não como os escribas. De onde vinha tal autoridade? Simplesmente porque em todas as coisas Ele podia dizer: "Eu sei!". Não é o que tenho lido, o que me foi contado, o que estudei, mas sim isto: "Eu sei! Eu vi!". Que o Senhor faça de cada um de nós pessoas cujos olhos foram abertos. Palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se, porém de olhos abertos. Números 24:4. Amém.

Nenhum comentário: