"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 3 de janeiro de 2009

A VESTE NUPCIAL

Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Mateus 22:11-12.
Aqui está um homem na sala do banquete, sentado à mesa com a comida à sua frente, e pronto para comer, quando de repente, no momento crítico e de suprema importância, ele é condenado, amarrado pelas mãos e pés, e lançado fora nas trevas! E tudo isso devido a uma única coisa. Tudo está certo, exceto que ele não tem a veste nupcial, ou seja, que ele desobedeceu ao rei nesse aspecto de importância vital! Reconhecer Cristo como Senhor é muito bom, mas não tem qualquer valor se não praticamos o que Ele diz. Podemos ver a mesma verdade enfatizada no conhecido incidente do encontro de Jesus com o jovem rico. Depois que o jovem mencionou tudo que tinha feito, e que tinha observado todos os mandamentos, Jesus se voltou para ele e disse: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Lucas 18:22.
Só uma coisa! Será que o jovem estava preparado para entregar sua vontade e se dedicar inteiramente a Cristo? Somente uma coisa! Entretanto, esse fracasso anulou tudo o mais, e o jovem se retirou triste. Essa é a única coisa que importa: entregar minha vontade a Deus. Isso determina se nosso destino eterno será céu ou o inferno. Como isso é vital, como é tremendamente importante! E, no entanto, como é ignorado, especialmente hoje em dia! Muitas pessoas dizem crer no evangelho e propõem ser “cristãos não-oficiais”, que não pertencem à igreja. Essas pessoas não entendem que precisam ser conhecidos e reconhecidos como cristãos e como membros ativos da igreja, ajudando a proclamar o testemunho comum do poder salvador do Senhor Jesus. Muitos pertencem ao templo onde seus nomes constam como membros, mas não fazem parte da Igreja do Cordeiro. Eles parecem cristãos e assemelham-se a tudo, porém não trazem a veste nupcial. Porque será que muitos não entendem que deviam ter prazer nas reuniões de oração, bem como se lançar completamente e sem reservas na causa do Pai. Querem ser cristãos, mas à sua própria maneira, nos seus próprios termos, e não da forma estabelecida de uma vez por todas no Novo Testamento, e confirmada desde então na vida dos santos. Precisamos entender o que significa seguir a Cristo. Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23.
Vamos analisar um pouco mais a respeito daquele homem que estava na mesa, mas sem a veste nupcial. Esse homem ouviu o convite, aceitou-o e entrou na sala do banquete. Quer estar ali e aproveitou tudo ao máximo, todavia opõe-se à necessidade de usar veste nupcial. Olha à sua volta e vê os demais vestidos de forma apropriada e no íntimo ele os despreza. Talvez este homem estivesse pensando: “Que direito tem ele de determinar o que eu ou qualquer outra pessoa deve fazer? Estou preparado para vir ao banquete em honra do seu filho, mas porque não posso vir à minha própria maneira? Prefiro vir vestido como estou; por que devo ser obrigado a pôr um certo tipo de roupa? Nada disso! Esse rei não tem o direito de esperar isso de mim. Quem é ele? Eu venho a este banquete à minha própria maneira, e me recuso a receber ordens de quem quer que seja!” 1 Pedro 2:8b. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.

Como é natural essa maneira de pensar, e como é terrível! Preparados para comer à mesa do rei e aproveitar tudo ao máximo, e ao mesmo tempo insultando-o e desonrando-o! Aceitando o dom, e ao mesmo tempo expressando um sentimento de rancor e inimizade em relação ao doador. Aceitando a abundância do rei, mas por outro lado questionando a sua grandeza e dignidade! Pior ainda, expressando queixas contra o rei, como se ele fosse injusto. O que não trazia a veste nupcial era o único estranho na festa, o único que, na mesquinhez do seu coração e alma, lança um elemento de discórdia nessa ocasião de alegria e regozijo. E tudo isso devido ao seu ínfimo senso de importância própria! Tudo porque ele se recusa a ser igual aos outros. Tudo porque ele ainda pensa em seus próprios direitos e suas grandes idéias, mesmo na presença da grandeza e da bondade do rei. Ali está ele, na amargura e miséria da sua alma, um quadro perfeito de auto-contradição sem esperança, murmurando e tentando preservar sua própria dignidade, e isso na presença do rei. Que arrogância! Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune. Provérbios 16:5.
Esse, no entanto, é um quadro perfeito do pecado. Na verdade, isso é a própria essência do pecado. Todos se lembram do relato do primeiro pecado em Gênesis, onde mostra exatamente a mesma coisa que se diz aqui. A serpente aproximou-se de Eva e disse: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3:1b. Em outras palavras: “Que direito tem Deus de exigir tal coisa?” Então quando Eva repetiu o mandamento de Deus, a serpente replicou: “Não creia nisso! Vocês não vão morrer”. E acrescentou: Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Gênesis 3:5. “Quem é Deus?” É o que satanás, na verdade, estava dizendo. “Que direito tem Ele de dizer isso, e comandar vocês dessa forma? Não ouçam o que Ele diz. Vivam a sua vida da maneira que quiserem. Que direito tem Deus de perturbar a sua vida e Se interpor entre vocês e as coisas que lhe dão prazer? Por que Ele não permite que vocês façam o que quiserem e O adorem à sua própria maneira?”. Você pensa dessa forma meu irmão, minha irmã? Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. Tito 1:10.
Em nosso orgulho e auto-suficiência tentamos enfrentar a Deus. Lançamos nossas insignificantes opiniões contra as opiniões dEle! Queremos ir ao céu, mas dizemos que não conseguimos entender isso ou aquilo. Não conseguimos entender porque Deus insiste que creiamos que Cristo morreu por nós, e que em sua morte fomos todos incluídos, mortos e ressurretos juntamente com Ele, e agora Cristo é nossa vida. Não temos que entender nada disso, basta tão somente crer e confessar que estamos mortos e zéfini. A veste nupcial, por si só, realmente não significa muito. A questão é que o seu uso é desejo do rei. As pequenas coisas a respeito das quais muitos de nós estão discutindo com Deus, em si mesmas nem sequer merecem nossa consideração. O que é terrível é que estamos questionando a autoridade de Deus, jogando nossas idéias e opiniões contra as dEle! Deixa-me eu deixar uma coisa bem clara: Devemos nos submeter, não porque concordamos, e sim, porque é a vontade de Deus. E a vontade de Deus para mim e para você, é a melhor coisa que precisamos experimentar neste mundo corrompido pelo pecado. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.
O homem do nosso texto foi convidado para ir ao palácio do rei, e ali estava ele, com aquele banquete à sua frente, em meio às luzes e à alegria e todo o prazer resultante da prodigalidade do rei que queria honrar o seu filho. Tudo aquilo de graça, sem qualquer esforço de sua parte. Ele nada tinha de fazer, exceto mostrar sua gratidão e se deleitar com a festa. Tudo que ele precisava fazer era expressar seu reconhecimento e fazer o possível para ser digno de participar dessa grande solenidade, e de forma alguma desapontar seu benfeitor! Mas como vemos, ele falhou nisso, e permitiu que seu orgulho estragasse tudo. Que ingratidão, que atitude desprezível, que criatura vil, que verme miserável! Por outro lado, que é isso em comparação com o que existe em cada um de nós que se recusa a cair de joelhos diante de Deus? Será que temos consciência do significado dessa recusa? Hoje infelizmente muitos trocam a comunhão com o Senhor e a Sua igreja por qualquer coisa. Vamos ler um texto que ilustra perfeitamente o que estou dizendo. Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. Lucas 14:16-20.
Qual será o final destas pessoas que se recusam ao convite do Senhor? Quero que todos aqui nesta manhã reflitam sobre este assunto de fundamental importância para sua vida. Vamos voltar ao sujeito que estamos considerando em nosso texto inicial. Aquele homem que não trazia a veste nupcial pensava ser uma pessoa extraordinária, conseguindo o que quer, e à sua própria maneira! Contudo, de repente o rei entra e, vendo esse homem e notando que ele está sem a veste nupcial, aproxima-se dele e pergunta: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Mateus 22:12.
Que podia dizer? Aquela palavra “amigo” tinha acabado com ele! Fez com que tivesse uma visão clara da sua natureza desprezível. “Amigo”! Mas é tarde demais. A oportunidade passou. Quando uma oferta de amor é rejeitada, nada resta. Ele é amarrado pelos pés e mãos e lançado fora, nas trevas, em meio ao pranto e ranger de dentes e toda a agonia de remorsos inúteis. Tudo por causa da sua estultice; quando ele poderia estar com os outros na sala do banquete, deleitando-se com a festa e a música e o riso e a alegria e beleza daquele maravilhoso palácio! Tudo por causa daquele único ato de desobediência. Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 22:13. Como o consideramos louco e insensato! Como o seu erro é óbvio! Mas vocês já se conscientizaram de que sua própria posição é muito pior, se ainda não se submeteram sem reservas a Deus através do Senhor Jesus Cristo? Um dia muitos vão entender tudo isso e espero que não seja tarde demais. Porque se for tarde demais, vão entrar numa eternidade de remorsos inúteis, no inferno! Tudo porque não quiseram se submeter. Tudo porque ignoraram a voz de Deus falando aos seus corações. Cristo morreu e ressuscitou e nos fez participantes da mesma morte e da mesma ressurreição, para que fossemos revestidos dEle mesmo. E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:24. Revistam-se com a veste nupcial agora, e deleitem-se com o banquete celestial por toda a eternidade! Por amor do Seu nome. Amém.


Pr. Claudio Morandi.

Nenhum comentário: