"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

QUANDO DEUS USA O HOMEM

Porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom. 1 Coríntios 1:5-7a.

Deus espera de cada um de nós uma consagração perfeita. Todas as outras coisas são secundárias. Amigos e parentes, família, dinheiro, trabalho, tudo, ainda que seja lícito é secundário diante de Cristo. Dia e noite devemos consagrar a nossa atenção a Cristo. Deus em primeiro lugar, deve ser a nossa atitude para com Ele. Somente assim poderemos ser usados por Ele. Somente assim poderemos satisfazer o seu coração de amor. Pois se “é Cristo que vive em mim”, Deus deseja possuir a minha vida, e não somente ter o meu serviço. Eu sei que o desejo de muitos é servir a Cristo é trabalhar para Cristo, mas para isto devemos estar dispostos a fazermos a seguinte oração: "Senhor, eis aqui os meus pés, eu os dedico a Ti. Que nunca andem por onde não queres. Eis aqui também, Senhor, os meus olhos. Que nunca permaneçam fixados em alguma coisa que entristeça o Teu Espírito Santo. Que os meus ouvidos nunca estejam escutando o que desonre o Teu Santo Nome. Que a minha boca jamais profira uma palavra que não queiras ouvir. Que a minha mente nunca retenha um pensamento ou imaginação que possa apagar a consciência da Tua presença. Que o meu coração não conheça nenhum amor, ou se agrade com alguma coisa que não seja de Ti. Amém!". Esse é o preço em servir ao Senhor. Somos chamados para isto: E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15.

Deus quer que sejamos cem por cento dele. Surge, portanto, a seguinte pergunta: Estamos nós inteiramente dedicados a Jesus Cristo? Somos completamente rendidos a Deus? Não noventa por cento, notem bem, mas cem por cento. Completamente dedicados a Deus. Peçamos a Ele, pois, que nos liberte de todas as "coisas"; que nos liberte do mundo, de nossas famílias e possessões, de tudo quanto significa a palavra "carne"; que nos liberte de tal forma que possamos dar-lhe toda a nossa atenção. Há muita coisa nesta vida que é lícita. Será que devemos nos abster até daquilo que nos é lícito, por amor do reino dos céus? Se o nosso ministério exigir, podemos viver separados de nossos entes queridos, até mesmo por períodos longos de tempo, a fim de que sejamos inteiramente de Deus? Sim. Podemos, por sua graça, nos erguer acima do mundo e da carne e libertos experimentar que o próprio Jesus Cristo, pelo Espírito que habita em nós, é suficiente para nos fazer viver como verdadeiras testemunhas dele. Ser um homem segundo o coração de Deus significa, portanto, pôr Deus em primeiro lugar; andar com Ele cada momento; abster-se de fazer o que lhe desagrada e abandonar tudo que possa entristecê-lo; levar uma vida de justiça e santidade diante dele; dar a Deus atenção integral e amá-lo acima de tudo. Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Mateus 22:37.

Para conseguirmos o melhor de Deus devemos dar-lhe o nosso melhor e o nosso melhor é passar tempo com Ele. Para sermos homens ou mulheres segundo o seu coração temos que dar-lhe a nossa atenção integral. Para sermos vitoriosos precisamos nos consagrar inteiramente a Ele. Para vivermos temos que morrer para nós mesmos. Como é agradável essa vida e quão grande é a alegria da sua comunhão! Não há nada semelhante sobre a face da terra. Todo o sucesso do mundo não se pode comparar com esta benção. Ele é o "Lírio dos Vales", a "Estrela da Manhã", "a Rosa de Sarom", "o Escolhido dos Milhares", o "desejável das nações". O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado. Cantares 5:16a.

Tenho procurado conhecer as qualidades necessárias ao homem que Deus usa no serviço cristão e, até agora, tenho descoberto que há alguns pontos essenciais. No entanto, estou absolutamente convencido de que qualquer homem que esteja disposto a pagar o preço pode ser usado por Deus, apesar da riqueza ou pobreza dos seus talentos e dons. Não talvez na medida de algumas outras pessoas, mas certamente na medida de sua capacidade, e se alguém não for usado a culpa é dele mesmo. O primeiro passo onde uma pessoa pode ser útil para Deus é que ela tenha um só propósito na vida. Um coração dividido nunca pode ficar completamente satisfeito. O homem com interesses variados raramente fará sucesso em qualquer ramo. Quem quer ter sucesso no comércio deve dedicar a maior parte do seu tempo e o melhor esforço da sua mente ao seu negócio. Um homem que passar uma parte do seu tempo no escritório e a outra na mesa do jogo, com certeza fracassará. Paulo era um homem de "um propósito". "Uma coisa faço", disse ele. Isto era o segredo do seu sucesso. Tinha no seu coração uma grande paixão, a de tornar conhecido o Evangelho, e se entregou plenamente a este trabalho. Escrevendo a Timóteo, deu-lhe este conselho: Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. 1 Timóteo 4:15.

O segundo passo onde podemos ser úteis para Deus é que sejamos livres de quaisquer impedimentos. Ninguém precisa dizer-me o que o impede de ser usado por Deus. O Senhor sabe e a pessoa também. Ele precisa tratar isso com Deus. Pode ser somente um impedimento ou pode ser um pecado definido, possivelmente impureza de pensamento, palavras ou ações. Ainda pode ser ciúme, malícia, avareza, incredulidade ou interesse próprio de uma forma ou de outra. É possível que tenha certo vício. Seja qual for, é necessário que seja removido antes de poder ser usado por Deus. Lembremo-nos de que Acã causou o fracasso de Israel. Haverá um Acã no seu coração, alguma coisa escondida atrás da porta, um pecado que ninguém vê a não ser Deus? O povo julga que você é o que parece ser. Mas será que realmente o conhece? Ousa você abrir a cortina para que possam vê-lo como é? Vamos ler este texto de Isaías 59:1-2: Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

O terceiro passo como podemos ser usados pelo Senhor, é quando nos colocamos absolutamente à sua disposição. Às vezes procedemos como se tivéssemos medo de Deus, medo de dar-lhe controle pleno de nossas vidas. Que poderia fazer o oleiro se o barro recusasse render-se? Que poderia fazer o médico se o doente recusasse confiar nele? Que valor tem o soldado insubordinado? Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. Salmos 101:6.

O quarto passo, para sermos úteis a Deus é quando prevalecemos em oração. Os homens grandemente usados por Deus eram poderosos em oração. Pelas suas biografias se descobre que o desejo de oração predominava. Jacó exclamou: Não te deixarei ir se me não abençoares. Gênesis 32:26b. Deus respondeu: Lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Gênesis 32:28b. O homem pode ser maravilhosamente preparado e habilitado para o serviço de Deus, mas se não tiver aprendido a prevalecer em oração não pode esperar a bênção de Deus no seu trabalho. Quero enfatizar a necessidade de cada um retirar-se para um lugar secreto a fim de prevalecer em oração, a oração que alcança o que se busca. Precisamos orar eficazmente e receber a resposta. E como é bom saber que o nosso Pai celestial jamais rejeita uma oração feita pelos seus filhos. Salmos 66:20: Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.

O quinto passo para Deus usar uma pessoa é aquela que é estudiosa das Escrituras Sagradas. A Palavra de Deus é nossa arma. Como pode alguém usá-la eficazmente sem uma fé inabalável no seu poder? É a única fonte de informação para o crente. Somente o homem que estuda intensa e diariamente a Palavra de Deus pode manejá-la como Deus quer. Você crê que o texto acerca do qual prega é a Palavra de Deus viva? E tem certeza de que não voltará vazia? Deus não pode usar o homem que duvida da sua Palavra. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15.

O sexto passo para sermos usados por Deus é ter uma mensagem viva e eficaz para o mundo perdido. Você espera ir a uma terra estrangeira? Muito bem, o que vai dizer ao povo? Você tem uma mensagem? Por que você vai? Se a sua missão é meramente o serviço social, educação religiosa ou reforma política, será melhor que fique em casa e deixe o serviço para os peritos em serviços sociais, para os professores, os médicos e os reformadores. Se a sua missão for levar a civilização ocidental ou meramente a religião cristã aos pagãos, será melhor deixar que os agentes do governo o façam. Há somente uma mensagem de bastante importância para tirar-nos de nossos lares confortáveis, levar-nos através do mar e dos ares, e colocar-nos no meio da perseguição, das zombarias, dos sacrifícios e grandes saudades, e esta mensagem é: Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 1 Coríntios 1:23.

O sétimo passo para sermos usados por Deus é uma pessoa que trabalha com a unção do Espírito Santo, ou seja, na absoluta dependencia de Deus. E nunca sequer pensem em ser testemunhas sem aquele poder, aquela unção derramada sobre vós. Leia as biografias dos homens de Deus e você descobrirá que cada um buscou e recebeu este revestimento de poder lá do alto. Uma pregação feita na unção do Espírito Santo vale mais que mil na energia da carne. Atos 1:8: Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

O mundanismo na igreja professa é somente um outro sinal do fim desta dispensação. As profecias da palavra de Deus estão literalmente se cumprindo. A sua vinda deve acontecer brevemente. Muita gente parece pensar que precisamos nos misturar com as pessoas do mundo e nos tornar semelhantes a elas a fim de ganhar almas e influenciar vidas para Deus. Mas quando o homem cai num poço ninguém pensa em se lançar dentro dele para o salvar. Ao contrário, fica em cima e, de lá, desce uma escada ou corda para ajudá-lo a sair. Os homens que ganharam almas e influenciaram outras vidas para Deus foram os que andavam com Ele muito acima das multidões, e desta altitude espiritual puderam levar outros para o mesmo nível. O único meio de ganhar outros é sermos diferentes deles e, portanto, fazê-los compreender o que lhes falta. Parece que nunca houve tempo em que fosse mais necessário acentuar a vida de separação do que hoje. O mundo se tem tornado tão religioso e a igreja tão mundana que quase se confundem. A linha demarcatória tem sido tão completamente apagada que igrejas, onde outrora via-se avivamento e cuja vida espiritual era profunda e forte, são hoje em dia apenas centros sociais. Quando nós morremos e ressuscitamos com Cristo, fomos desarraigado deste mundo perverso e fomos chamdos para fora, e está é a igreja que o Senhor quer usar. Sim meus irmãos, separação é a vontade de Deus. Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. 2 Coríntios 6:14 ,17 e 18. Amém.

Pr. Claudio Morandi

Nenhum comentário: