"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 31 de janeiro de 2009

INCREDULIDADE É UMA TRAGÉDIA

Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos, tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. Atos 4:8 E 10.
Precisamos de ante mão considerar o contexto deste episódio. Certa tarde, “à hora nona da oração”, os apóstolos Pedro e João estavam indo ao templo para orar. Quando estavam entrando pela porta do templo chamada Formosa, passaram por um homem que estava sentado no chão, um homem que tinha nascido coxo. Ele era simplesmente um pobre mendigo. O mundo nada podia fazer por ele, pelo que as pessoas lhe davam esmolas. Quando o homem viu Pedro e João, pediu-lhes esmola, mas então aconteceu algo. Lucas escreve: Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Atos 3:4-5. Em seguida Pedro disse aquelas palavras imortais: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! Atos 3:6.
O resultado foi que se juntou grande multidão. Sempre que acontece uma coisa como essa, você tem uma multidão! O efeito desse milagre e da pregação sobre sacerdotes, os saduceus e o capitão do templo foi que eles prenderam Pedro e João e os levaram a julgamento. Temos aqui uma descrição da primeira perseguição sofrida pela Igreja Cristã, uma perseguição que se levantou porque as autoridades rejeitaram a mensagem do evangelho. A perseguição sempre surge em conseqüência da incredulidade, e aqui, em Atos, vemos uma rejeição do evangelho; a incredulidade. Portanto o que está registrado nesta passagem explica com precisão a incredulidade que marca tão fortemente a época atual. O que aconteceu com estes apóstolos foi simplesmente uma repetição do que tinha acontecido com o nosso bendito Senhor. Se lermos os quatro Evangelhos, verão a mesma reação espantosa. Vocês olham para Jesus o Filho de Deus, vêem o que Ele fez, ouvem o que Ele disse, e, todavia vêem a antipatia que Ele provocou, a oposição, a mordacidade e a rejeição. E o fim de tudo foi que os líderes e a multidão se juntaram para gritar: Eles, porém, mais gritavam: Crucifica-o! Crucifica-o! Lucas 23:21.
Que é que há com o mundo senão a incredulidade? Haveria algo que possa endireitar as coisas? Digo que só há uma coisa que pode muito bem tocar nos problemas da humanidade, é tão simplesmente o evangelho. No entanto, é justamente a este evangelho que as pessoas se opõem militantemente; é o que elas ridicularizam. O mundo está recusando a única coisa que pode consertá-lo. E isto se aplica tanto aos indivíduos como à política internacional. Se há problema em sua vida; se você se sente fazer-se em pedaços e vê que todas as suas expectativas são frustradas; se acha que fez da sua vida uma confusão e que você é um fracasso, então eu o concito: Peça a Deus o Espírito que o habilite a ouvir mais intensamente que nunca. Aqui está uma coisa que pode endireitar e desembaraçar você. 2 Samuel 22:33. Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
O nosso Deus em Cristo Jesus não só desembaraça o meu caminho, mas também endireita tudo aquilo que é torto e que não tem mais jeito. Basta você reconhecê-lo em tudo. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:6.
O mundo atual se acha esperto em rejeitar o cristianismo. A maior tragédia do mundo não é a bomba nuclear, mas a rejeição do Evangelho pela humanidade, porque, se o povo tão somente cresse no Evangelho, não haveria bombas. Mas por que é rejeitado? A resposta do nosso Senhor é muito simples: Odiaram-me sem motivo. João 15:25b.
No dia de Pentecostes, sabemos pela Palavra de Deus como um fato resultante daquele primeiro sermão pregado pelo apóstolo Pedro, três mil pessoas foram convertidas e foram acrescentadas à Igreja. E naquele tempo não se convidavam as pessoas para virem à frente no fim do sermão; não se ouvia falar disso. Pois bem, tornar-se cristão não era o que convinha fazer. Você poderia ser perseguido; poderia ser expulso de casa e ter seu nome excluído dos registros da família. Os judeus odiavam a mensagem cristã. No entanto, três mil pessoas foram convertidas e foram agregados à Igreja. Agora, me respondam uma coisa: Por que as autoridades não puseram atenção nisso e não disseram a si mesmas: “Que é que habilita esses homens incultos e ignorantes a falarem de tal maneira que milhares de pessoas estão completamente mudadas, com nova vida e novo entendimento, e estão assim cheias de alegria, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo”? Mas, vemos que as tais autoridades não fizeram nada disso. E lançaram mão deles e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois era já tarde. Atos 4:3.
Mas é isso que em geral as pessoas fazem em sua ignorância. Mas depois, tendo rejeitado os mensageiros, estas autoridades de Jerusalém também rejeitaram a mensagem. Mas qual é esta mensagem cristã que rejeitaram? Eles rejeitaram o próprio Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo para salvá-los do pecado deles, atraindo-os, crucificando-os, fazendo-os morrer e pela ressurreição dando a eles uma nova vida a vida de Cristo. Isto é que eles estavam rejeitando! Na verdade Lucas nos diz que os líderes estavam zangados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e anunciando “em Jesus a ressurreição dos mortos. Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos. Atos 4:1-2.
Assim como perseguiram Pedro e João por causa de Cristo e da mensagem, também nos perseguirão e ficarão zangados. Mas essa é mensagem a ser entregue. Sabemos que Jesus nunca fez mal algum, pois Ele sempre fez o bem, que pregava e ensinava, contudo morreu num madeiro da maneira mais vergonhosa que se pode conceber, em indescritível agonia e sofrimento. E, depois que morreu, tomaram Seu corpo e o puseram num túmulo. Rolaram uma pedra para a frente dele, puseram-lhe um selo e puseram de guarda alguns soldados. Entretanto esse não é o fim da história! O homem coxo ainda estaria sentado à Porta Formosa do templo, se a história tivesse terminado ali, e Pedro nunca teria sido capaz de pregar como pregou. Irmãos sabem o que aconteceu? Jesus rompeu as amarras da morte; Ele saiu do túmulo. Era isso que Pedro e João estavam pregando. Essa era a mensagem que estava sendo rejeitada: Jesus Cristo. Acaso não é esta a tragédia do mundo hoje? Vemos as pessoas interessadas em temas românticos, prontos a dar credito a todo e qualquer romance ou novela, prontos a acreditar em qualquer filme, vibrando com meras fantasias que não correspondem à realidade, e enquanto isso rejeitam o fato do Evangelho, onde o pecador é plenamente liberto e ganha três coisas maravilhosas advinda desta maravilhosa proclamação manifesta na Pessoa de Cristo.
E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho. 2 Timóteo 1:10.
Existe alguma coisa mais trágica neste mundo do que deixar de crer em Cristo e este crucificado? A incredulidade não rejeita somente os mensageiros e a mensagem, rejeita igualmente os resultados da mensagem. Notem como Pedro se expressa sobre isso: Visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado. Atos 4:9. Pois aí está à coisa mais surpreendente e mais espantosa de todas. Eles foram interrogados, mas sobre o que? Simplesmente por terem feito um beneficio a um homem enfermo. Pedro estava dizendo o seguinte: “Vocês nos lançam na prisão? Porque estamos aqui, no tribunal? Que foi que fizemos? Ficamos ébrios? Cometemos homicídio? Fomos blasfemos? Causamos transtorno ao lugar? Fizemos algum estrago em Jerusalém?” Eles estavam sob julgamento por causa de um benefício que fizeram a um homem. Amados, vocês não conseguem enxergar a incredulidade? Aquilo que ela rejeita foi uma boa ação! Mais tarde, na casa de Cornélio, Pedro disse que Jesus fazia tão somente o bem. Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38.
Vocês se lembram o que a multidão disse a respeito de Jesus Cristo? “Fora com Ele! Crucifica-o!” Mas, que fizera Ele? A resposta é que Ele não tinha feito nada senão o bem. O mundo jamais viu nem verá tão grande benfeitor! Ele vivia fazendo o bem. Ele aliviava o sofrimento e a aflição. Ele era compassivo, era solidário, não havia nada que Ele não fizesse pelos que estavam em necessidade e que olhavam para Ele esperando ajuda, e, todavia, Ele foi crucificado. Assim, os discípulos Pedro e João tinham sido postos na prisão e estavam sob julgamento porque tinham habilitado um homem que nascera coxo a levantar-se, por-se de pé, andar, saltar e louvar a Deus. Mas o mundo está rejeitando isso. As pessoas estão vivendo com a consciência intranqüila. Tem medo da vida, tem medo da morte, tem medo da eternidade, e com toda razão, porque todos nós vamos ter que morrer e comparecer à presença de Deus em juízo. É por isso que estas pessoas de Atos não gostaram da mensagem da ressurreição. Pedro pregou que, por intermédio de Cristo, há uma ressurreição para todas as pessoas. Elas não gostaram, porém é verdade. No momento em que você vê esta verdade e fica aterrorizado, a bendita mensagem vem dizer-lhe que os seus pecados podem ser apagados, perdoados gratuitamente. Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Isaías 1:18.
Quando as pessoas rejeitam o Evangelho, estão rejeitando as coisas melhores, mais nobres e mais gloriosas. Não cometa a tragédia em não crer em sua morte e ressurreição com Cristo, não seja louco em deixar de crer neste fato. Quando você crer, começará a louvar a Deus, que fez este “benefício”, esta obra maravilhosa por você e em você mediante Seu Bendito Filho, Jesus de Nazaré. João 20:27. Em seguida disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo e olha as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.

Nenhum comentário: