"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 21 de março de 2009

Para onde irá a tua alma?

Morrendo o homem, porventura tornará a viver? E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo. Jó 14:14a. Hebreus 9:27.
Existem inúmeras maneiras de se preparar para a morte. Ouvi um relato de um ator norte americano chamado Michael Landon, depois de constatar que era um doente terminal, ele disse: “Enquanto há vida, é bom lembrar que a morte está chegando, e é bom saber quando. Isto nos mantém alertas, lembrando-nos de viver enquanto temos oportunidade. Alguém deveria avisar-nos, logo no começo de nossa vida, que estamos morrendo, que existem apenas algumas manhãs”. Também li recentemente uma narração de John Wayne onde ele dizia que: “É meio irritante ver que eu era um quarentão bem apanhado e, de repente, olhar no espelho e ver este velho de 71 anos, não estou lamuriando; só queria ficar em circulação por mais algum tempo”. Entretanto a morte bate em todas as portas. Não respeita a riqueza nem a fama, nem a beleza nem o poder. A Bíblia nos ensina que existem duas mortes: a morte física e a morte espiritual, também chamada de morte eterna. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Daniel 12:2.
Um minuto após a sua morte, ou você terá tido seu primeiro vislumbre do céu em jubilo e alegria, ou sua primeira experiência real de remorso e terror implacáveis. Seja qual for o caminho, seu futuro terá sido determinado de forma irrevogável e será eternamente imutável. Ou você terá tido seu primeiro relance de Cristo, ou seu primeiro encontro com o Diabo, como jamais havia tido. E será muito tarde para mudar seu destino. Você ficaria surpreso se eu lhe dissesse que Cristo ensinou que há mais pessoas a caminho da agonia e terror eterno que destinadas à bem-aventurança? Maior será o número dos que estarão no inferno de forma consciente, em relação aos que experimentarão o sublime regozijo. Será que é possível sabermos, nesta vida, onde passaremos a eternidade? Alguns acham que não, insistindo em que tudo o que se pode fazer é esperar pelo melhor e contar com a misericórdia de Deus. Há uma discussão contínua com muitas incógnitas, muitas condições misteriosas, muitas opiniões por parte das pessoas, mas as Escrituras Sagradas nos afirmam que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. A Palavra de Deus já traçou o caminho dos ímpios. Salmos 9:17. Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus.
Muitas pessoas tremem só com a menção da palavra inferno. Esse assunto é controvertido e impopular. Porém, de acordo com a Bíblia, o inferno é real. Muitos pensam que é apenas uma piada imaginando tratar-se de um lugar de festa eterna, onde o bar nunca fecha. Mas o inferno não é uma piada! Na verdade, Jesus falou mais sobre o inferno que todos os pregadores da Bíblia juntos! Por quê? Porque Ele mesmo já havia visto o inferno. Jesus conhece os seus horrores, e a última coisa que Ele quer é que alguém passe lá a eternidade. No qual também foi e pregou aos espíritos em prisão. 1 Pedro 3:19.

Todo aquele que professa a sua morte e ressurreição com Cristo e crê com o coração, certamente possui uma preciosa convicção da sua salvação. Um dos meus heróis favoritos da história da igreja é Policarpo. Já idoso, foi preso e levado diante do Conselho Romano, no anfiteatro. O conselho pediu para que ele “jurasse pelo imperador César”, para ser livre da fogueira, mas Policarpo respondeu: “Servi-o por oitenta e seis anos, e Jesus nunca me decepcionou. Como posso negar o Rei que me salvou?” O guarda incumbido de torturá-lo disse que não queria queimá-lo, pois o fogo seria quente demais. Policarpo prontamente respondeu que este fogo não seria mais quente que as chamas que vão enfrentar todos aqueles que rejeitarem a Jesus Cristo. Eles acenderam o fogo em volta dele, mas as chamas não o atingiram enquanto ele cantava hinos a Deus. Seu corpo foi perfurado por uma lança e o sangue que jorrou apagou as chamas. Policarpo morreu, mas com uma grande convicção de que iria para o céu. Todo aquele que passou pela cruz, possui esta confiança. 2 Coríntios 5:8. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.
Jesus morreu na cruz e atraiu todos os pecadores em seu corpo com a finalidade de nos libertar do nosso pecado. Ele morreu e nós também morremos na mesma cruz, para que pela Sua ressurreição ganhassemos nova vida a vida de Cristo. Você crê nisso meu irmão? C. S. Lewis disse que “um homem que fosse apenas um homem comum e tivesse dito todas as coisas que Jesus disse não seria um maravilhoso professor de conduta. Seria, ao contrario, um lunático ou, talvez, um demônio do inferno”. Cada um de nós precisa fazer uma escolha: crer e ficar crendo que este homem era, e é o Filho de Deus, ou crer que Ele foi um louco ou coisa pior. Muitos alegam que não o rejeita, ao contrario, o admira. Mas Jesus não disse: “Tenham admiração por mim”. Ele disse: “Sigam-me”. O Senhor Jesus foi bastante especifico quando disse de si mesmo que era a mensagem de Deus, e também de o Deus mensageiro. Ele disse ser o Deus encarnado e o único caminho para Deus. João 14:6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Não somos salvos por termos confessado, mas por termos crido. Quando uma pessoa crê na obra consumada do calvário, ai sim, a confissão precisa ser praticada por aqueles que já são filhos de Deus por meio da justificação pela fé. A confissão nos mantém associados com Deus. A confissão não é o ponto de partida para os pecadores, mas vem a seguir, uma fez que a salvação tenha sido recebida. A confissão me mantém em entendimento com Deus, mas tenho de pertencer a Ele para que ela tenha sentido. A boa noticia a respeito da nossa morte com Cristo é que esta morte nos justifica e nos cobre de agora até a eternidade. Se cremos que morremos para o pecado, qual é a nossa condenação? Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1.
O que nos enche de alegria, é saber que o Pai cuidará de nós amanhã e pelos dias que se seguirem. Pois Ele se compromete a nos trazer por todo o caminho de volta para casa. Somos ensinados que o sacrifício de Cristo tem valor eterno. Hebreus 10:14. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
Sem uma experiência real de regeneração com a Pessoa de Cristo, certamente o caminho do homem será o inferno. Nenhuma religião do mundo tem capacidade de mandar alguém para o céu senão Cristo. Vocês se lembram de Nicodemos? Ele era um homem religioso entre homens religiosos. O interessante é que embora ele tivesse regras, não tinha realidade; embora fosse admirado como boa pessoa, não tinha Deus. Não importa o quanto ele fosse piedoso por fora, no entanto, estava apodrecendo por dentro. Na verdade, embora não soubesse, sua religião era mais um impedimento que uma ajuda. Nicodemos veio ver Cristo de noite, possivelmente porque não queria ser visto conversando com o homem que supostamente ele odiava. Espiritualmente falando, a noite não era tão escura quanto a alma de Nicodemos. Ele sabia muitas coisas a respeito de Jesus, mas conhecimento a respeito dEle não significa uma experiência com Ele. Jesus falou de uma necessidade crucial que Nicodemos precisava ganhar. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3.
Adão e Eva começaram a morrer fisicamente no dia em que pecaram e teriam ficado mortos eternamente; ou seja, ficado separados de Deus para sempre, se Deus não tivesse interferido. Da mesma que um curto-circuito queima uma lâmpada, o pecado faz o interruptor falhar. Moral e espiritualmente, a raça humana que somos nós, foi mergulhada nas trevas. E é por isso que precisamos ser regenerados, e ser regenerado ou nascer novamente, significa que os disjuntores foram reparados e que nós fomos novamente postos em contato com Deus através do Seu Espírito. Eu creio que quando uma pessoa crê em sua inclusão no corpo de Cristo ela ficará surpresa com a grandeza do milagre que é o novo nascimento. Logicamente, isso é algo que não podemos fazer, mas graças sejam dadas, Deus pode. E quando Ele faz, faz pela Sua bendita Palavra. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18.
Diante de tantas certezas que nos da a Palavra de Deus, precisamos responder a estas perguntas: Para onde iras a tua alma? Você já nasceu de novo? Você é um cristão autentico? O Senhor pode contar com você? Para quantas pessoas você falou de Jesus está semana? Qual é o seu ministério dentro do corpo de Cristo? Para que você foi chamado? Você é uma pessoa contente? Quanto tempo você passou esta semana na presença de Deus? Quantas horas você se dedicou lendo as Escrituras Sagradas nesta semana? Analise estas indagações e reflita em seu coração para verificar se não há algumas deficiências de sua parte nestes pontos. Porque a Palavra de Deus é muito clara quando diz em Jeremias 48:10a. Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!
Como é que você está fazendo a obra do Senhor? Que tipo de fruto você está produzindo? João 15:2. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Você está vivendo de conformidade com os parâmetros da Palavra de Deus? Você é um cristão perseverante? Atos 2:46a. E, perseverando unânimes todos os dias no templo. Se realmente houver em você estas motivações, desejos e alegria em participar da vida da igreja, você faz parte da família de Deus e tem o testemunho em si mesmo da vida de Cristo. Amém.

Nenhum comentário: