"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cuidado com o seu tempo livre

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:38.
Nestes últimos dias que antecedem a volta de Cristo precisamos estar sempre alertas e vigiando sempre e principalmente em nosso tempo livre. Não podemos perder em tempo algum o senso de radicalidade do Evangelho. Porque ser cristão é ser radical e não tem outra opção, se você é luz você é oposição. A luz sempre se opõe às trevas. Não tem como os dois caminhar juntos se não estiverem de acordo. E se você é sal você tem que salgar e se você morreu com Cristo, você vive para Deus e não para si mesmo. Esta é a radicalidade do Evangelho. Tem irmãos que não são inimigos, mas são pessoas complicadas, já é difícil amar, quanto mais amar os inimigos. Orar pelos inimigos é um desafio, porque muitas vezes nós nos esquecemos de orar pelos amigos. O evangelho é radical porque é “sim, sim e não, não e o que passar disso é de procedência maligna.” O Evangelho é radical porque só há uma pessoa que pode salvar: é Cristo. Atos 4:12. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Hoje iremos tratar com a igreja nesta manhã algo que tem haver com a radicalidade do Evangelho. Vamos analisar um pouco da história de Davi com Bate-Seba em 2 Samuel 11:1-5. Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Ninguém erra sozinho. O inteligente erra para aprender, porém o sábio empresta os erros de Davi para não cometer os mesmos. Vamos refletir sobre os erros de Davi, os erros de Bate-Seba, os erros de Urias e os erros de Joabe. Acredito que todos nesta manhã conhecem a história de Davi. Urias; significa: Jeová é luz; Bate-Seba; significa: Filha de juramento, Joabe significa: Jeová é Pai; Davi em hebraico significa: amado. A história de Davi na Bíblia é uma das histórias mais emocionantes, cheia de lances que nos causa vários tipos de emoções. Davi, na galeria dos heróis da fé foi tão poderoso que 62 capítulos foram dedicados à sua biografia. Nenhuma outra biografia ocupa mais espaço na Bíblia do que a de Davi. Nada menos que 59 referências do Novo Testamento chamam a atenção para este homem. No capitulo 11 do livro segundo Samuel, Davi estava com aproximadamente 50 anos. Ele estava vivendo o período das suas maiores conquistas. Era o auge da sua liderança como rei. Era o ápice do seu governo, o momento de ouro da sua vida. Parece um paradoxo, mas este é um dos momentos mais perigosos na vida de um líder. Guarde isso: “O sucesso é um terreno minado!” 1 Cor. 10:12. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.
De repente, Davi transfere responsabilidades para os seus subordinados e resolve ficar em Jerusalém no palácio real. Jesus disse: “Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura”. Em nosso texto base aonde Jesus disse: “Vigiai e orai” perceba que ele colocou o verbo vigiar ante do verbo orar. Vigiar o que? Vigiar o diabo? Não. Vigiar as circunstâncias? Não. Vigiar as pessoas? Não. Tem-se falado mais no diabo em muitas igrejas do que em Jesus. Parece brincadeira, mas tem gente orando para o diabo se converter. Se não é para vigiar o diabo, as pessoas e nem as circunstâncias, então é para vigiar o que? Vigie os movimentos da sua alma, porque está escrito em Jeremias 17:9. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Pergunto: por que um homem que vive seu melhor momento em termos de conquistas e que comumente estava na guerra com Joabe e seu exército resolve não fazer aquilo que era comum, transfere responsabilidades e escolhe viver um tipo de ociosidade malignamente destrutiva. Aqui eu quero chamar a sua atenção, permita-me conjecturar. Será que pelo fato de Davi ter ficado em casa enquanto todos estavam na guerra já não era evidência de que alguma coisa estava errada na alma de Davi. Atenção queridos irmãos em Cristo, quando um irmão começa a transferir responsabilidades para ficar “na varanda” é sinal de que sua alma não vai bem. Há irmãos que transferem a responsabilidade do culto, dos estudos tudo para ficar na “varanda”. A “varanda” pode ser a internet. Portanto, cuidado com seu tempo livre. A Bíblia diz que foi a partir da varanda que tudo começou naquela tarde. Foi quando Davi levantou-se à tarde, foi passear na varanda da casa real que dali ele viu uma mulher que estava tomando banho. Lembrem-se disto, a tentação é um processo lento, porque o diabo não tem pressa. Ele tem projetos de queda para 5 anos, para 15 anos, para 20 anos, para 30 anos. Vamos ler Tiago 1:13-14. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Tiago nos mostra os estágios da tentação. Porque o processo é da caça sendo perseguida pelo caçador. Primeiro é o olhar, segundo o cobiçar, terceiro atrair com habilidade, seduzir, quarto conceber, quinto nascimento do pecado e sexto a morte. Davi estava no lugar errado, na hora errada, olhando na direção errada e a partir daí ele toma a decisão errada e faz a pior escolha da sua vida. Essa experiência de Davi nos mostra quais são os passos que antecedem a queda de um homem de Deus. Em primeiro lugar muitos fazem uso da mentira para preservarem a si mesmo. Quando as pessoas flertam com a desobediência é comum vê-las usando a mentira para se proteger. Mentiras emergenciais, comerciais, ministeriais. Em segundo lugar são derrotados por causa de um ponto fraco. Aqueles que dão liberdade total a seus pecados terminam sendo consumidos por eles. Não tem bom, todos nós temos um ponto fraco que precisa ser vigiado. É preciso submeter esse ponto fraco sob o domínio do Espírito Santo e vigiar. Os olhos do homem são as portas de entrada no território da tentação. O diabo sempre vai apelar para a concupiscência dos olhos. 2 Samuel 11:2b. Daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.
O que eu vejo, determina o que eu penso, e o que penso determina as minhas ações. E através das minhas ações eu construo o meu destino. A pergunta de Davi para os seus liderados revelou a intenção do seu coração. Lembram o verso 3: “Quem é aquela mulher?” Alguém respondeu, ela tem dono, tem marido. O diabo é um psicólogo milenar, ele sempre estará na espreita captando o que sai da nossa boca para saber qual é a intenção do nosso coração. Cuidado com o que você fala no celular, com aquilo que você diz nas conversas informais. Há pessoas que pensam que como Davi vai conseguir enganar por muito tempo. Sabe quanto tempo Davi teve o seu pecado ocultado? Entre o pecado e a visita do profeta Natã foram 12 meses, um ano que Davi usou de hipocrisia e engano para com todos e passou a viver num mundo repleto de segredo e cautela. Há pessoas vivendo como se Deus não estivesse vendo. Ninguém consegue enganar por toda a vida. As Escrituras Sagradas nos revelam: Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado. Lucas 8:17.
Cuidado com o seu tempo livro. Quando o homem não sabe usar seu tempo livre, sua mente se torna uma oficina do diabo. Dois extremos perigosos: OCIOSIDADE E EXAUSTÃO CRÔNICA. Um homem exausto se torna presa fácil dos seus hormônios. Não se esqueça você pode ser tão espiritual ao ponto de pegar anjo com a mão, mas seus hormônios não são convertidos. Enquanto espera ou descansa, se ocupe com aquilo que é construtivo e te faça crescer. Um caso pode começar em um período de férias, num feriado, num intervalo para o café, num passeio, numa viagem, etc. Nunca tente resolver um problema pelas vias erradas, você só ira criar outros problemas mais graves ainda. Davi enfrentou urso, leão, Golias e outros inimigos, mas não teve coragem de enfrentar seu pecado quando este o venceu, foi necessário um profeta com a coragem de Natã para confrontá-lo. Davi venceu leão, urso, gigante e outros inimigos, mas não conseguiu vencer a si mesmo. Sua história poderia ficar sem esta mancha. Ted Jaks disse em um dos seus livros: “Se você não gosta do que está colhendo, olhe para trás e veja o que foi semeado”. E a bíblia nos diz em Gálatas 6:7. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. O que Davi colheu como resultado do seu pecado: A morte da criança, o salário do pecado é a morte. A vergonha do incesto entre seus filhos, Tamar e Amnon, para lembrar a podridão moral que ele mesmo semeou. A morte de Amnon, assassinado pelo irmão Absalão para lembrar a morte de Urias. Seu filho Absalão usurpou o trono tomando o seu lugar para lembrar que ele usurpou, roubou o lugar de Urias como marido. Sofreu com a vergonha e a afronta quando seu filho Absalão possuiu suas mulheres diante de todos no terraço do palácio, para lembrar o que ele fez com a mulher de Urias. Sofreu com a morte traiçoeira do seu filho Absalão, para lembrar na traição na morte de Urias. Nunca tente esconder do cônjuge aquilo que está diante dos olhos de Deus. Davi tentou esconder, mas o pecado cheira mal diante de Deus. Pode ser quem for, pecou, entra debaixo do juízo do Senhor. Deus perdoa, mas as conseqüências do seu pecado são inevitáveis. A graça do perdão não cancelou a colheita do que Davi plantou. Cuidado com seu tempo livre: vigie. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas. Lucas 21:36. Amém.

Nenhum comentário: