"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A estratégia do engano

Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3-4.
O diabo não aparece como a figura grotesca e hedionda descrita no folclore das festas de fantasia. Pelo contrário, satanás é metamórfico. Ele gosta de aparecer sob os auspícios do bem. Ele é, conforme apresentado em Genesis, a mais sagaz e sutil das criaturas trapaceiras onde realiza seus esquemas por meio da camuflagem. Religião e Evangelho são muito parecidos. A obra que Deus realizou em Cristo de libertação plena do pecado é bem parecida com a obra do engano, pois o que as separa é uma minúscula linha quase que imperceptível aos olhos humanos. E é por isso que tem muita gente vivendo na obra do engano, porque satanás conseguiu cegá-las. A estratégia de satanás é dar às pessoas o que elas querem, e com isso as mantém ignorantes e com seus corações endurecidos. Satanás deseja que as circunstâncias pareçam corriqueiras e jamais suspeitemos de suas armadilhas. Porque atrás da armadilha, está o caçador e atrás da mentira está o mentiroso. O apóstolo Paulo nos adverte: Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3.
Satanás está especialmente interessado em vender outro evangelho, com uma mensagem mais doce e uma falsa garantia. Às vezes, ele usa mentiras deslavadas; outras vezes, faz uma mistura de verdade com mentira. Se estamos cegos para uma parte da verdade, ficamos vulneráveis ao engano. E ninguém é mais cego do que a pessoa enganada, por não acreditar que pode enxergar. No entanto, o objetivo de satanás é convencer os seres humanos que pensam possuir uma experiência com Deus quando, na verdade, estão em contato com outro ser. Ser adorado sob um disfarce é melhor do que não ser adorado por ninguém. Lucas 4:6-7. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.
Deus entregou à humanidade o domínio sobre a terra e estabeleceu a teocracia como a forma de governo original deste mundo. Numa teocracia, o governo divino é administrado por um representante. Deus designou o primeiro homem, Adão, para ser Seu representante. Adão recebeu a responsabilidade de administrar o governo de Deus sobre a parte terrena do Reino universal de Deus. Pouco tempo depois de ter dado esse poder ao homem, satanás induziu Adão e Eva a se aliarem a ele em sua revolta contra Deus. Como resultado, a humanidade afastou-se de Deus e a teocracia desapareceu da face da terra. Além disso, com a queda de Adão, satanás usurpou o governo do sistema mundial. A partir de então, ele e suas forças malignas passaram a governar o mundo. 1 João 5:19b. O mundo inteiro jaz no Maligno.
O diabo tinha autoridade para oferecer o domínio sobre o sistema do mundo a quem ele quisesse inclusive a Jesus Cristo, pois essa autoridade lhe tinha sido entregue por Adão. Foi por isso que Jesus chamou Satanás de “príncipe do mundo”. João disse que o mundo inteiro jaz no maligno e é por isso que Tiago declara: Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4.
Amados irmãos e irmãs, precisamos ter em mente que a Terra está povoada por espíritos malignos que seguiram Lúcifer em sua rebelião, ansiosos para conceder aos interessados uma experiência religiosa. Muitas pessoas supõem, erroneamente, que os demônios só comunicam idéias más, e não percebem que esses espíritos podem muitas vezes dar bons conselhos e expressar doutrinas sadias. Quando nosso Senhor esteve aqui na Terra, os demônios confessavam ser Ele o Cristo. Os demônios são mentirosos e experimentam uma perversa satisfação em enganar os seres humanos ingênuos. Se a verdade servir aos seus propósitos, eles irão usá-la; quando for melhor uma meia- verdade, eles também a têm em seu arsenal; a mentira, entretanto, é sua arma mais utilizada. Ele usa as suas armas para nos manter separados da comunhão com Deus. Ele deseja que andemos por nosso próprio caminho, assim como ele. Satanás é tão astuto ao ponto de fazer com que as pessoas se sintam tão bem sobre elas mesmas que acreditam não precisar da graça de Deus. Vejamos o que nos diz as Escrituras: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14.
A idéia de que satanás sempre fala coisas ruins simplesmente não é verdadeira. Ele pode citar textos bíblicos e até mesmo transmitir doutrinas. Ele chegará o mais perto que lhe for possível da verdade para enganar, manipular e preparar uma armadilha religiosa para suas vítimas. Hoje milhões de pessoas estão completamente perdidas no mundo das drogas, do álcool, do sexo, da idolatria, da feitiçaria e da religião. Tudo isso porque satanás as convenceu de que isso lhes traria felicidade. Porém só trouxe engano, dependência e frustrações. Satanás também conseguiu enganar muita gente com sua sagacidade, inculcando em suas mentes que se pode ter comunhão com Deus somente em casa e não se reunindo com os demais irmãos. Pessoas que não tem prazer na reunião dos santos, esses não estão preparados para ir para o céu. E é por isso que muitos se afastam da igreja, porque não são dos nossos. Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 1 João 2:19. Como eles pensam em passar a eternidade com Cristo, se não fazem parte do seu Corpo hoje? Eles pensam que vão para o céu, mas só se for no céu da boca da onça. A palavra de Deus nos adverte: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus10:25. Podemos ler também Salmos 16:3. Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.
Como disse o senhor Lutzer: “O povo de Deus é o troféu mais cobiçado por satanás”. Creio ser por isso que atualmente estamos percebendo pouca gente desfrutando da vida abundante em Cristo. A razão disso é a fabricação de falsas experiências com relação à salvação, aliás, assunto de salvação está sendo esquecido em nossos púlpitos ultimamente. Essa doutrina denominada de “aceitar Jesus” não existe nas Escrituras. A Bíblia não diz que o pecador tem que aceitar a Cristo, pois aceitar contém um grau de correspondência, e a opção feita envolve uma alternativa por parte de quem aceita. A Escritura anuncia que o pecador precisa receber a Cristo. Enquanto aceitar dá uma conotação de preferência, receber mostra, aparentemente, o conceito de dependência. O mendigo não aceita esmola; ele simplesmente a recebe. O pastor Glênio disse que: “Um tipo franzino que é agredido no rosto por um grandalhão recebe a bofetada, contudo nem de longe quer aceitá-la”. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. João 1:12.
O diabo e todos os seus demônios usam os maiores e melhores disfarces possíveis para tentar nos tirar do foco que é Cristo e esse crucificado. É por isso que o pastor Glenio sustenta que “A maior esperteza do inferno está na camuflagem. Não há estratégia mais eficiente para os caçadores do que o disfarce. O mimetismo faz parte da maquiavelice diabólica de caçar as almas. Os piores adversários não são aqueles que nos enfrentam frontalmente, mas aqueles que, dissimulados em santos, fingem gozar de uma experiência espiritual autêntica. O artifício da fé mascarada é muito mais sério do que a licença permissiva de uma vida aberrante. É preferível um pecador dissoluto do que um santo pintado”. É neste contexto que temos que compreender claramente a obra da cruz em nossas vidas. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. Filipenses 3:18.
A cruz nos faz enxergar que tudo aquilo que somos orientados a fazer tem base naquilo que Cristo já fez. A cruz não tinha objetivo de cuidar do que tenho feito, mas também de tornar possível mudar quem eu sou. A cruz não serviu meramente para limpar a área suja que saía da fonte, mas para mudar fundamentalmente a natureza da própria fonte. Foi isso que Deus fez por nós em Cristo; e é também o que Ele ainda faz. Ele sabe que não podemos nos crucificar; crucificação é algo que outra pessoa deve fazer por nós. Romanos 6:8. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
Os urubus vão para outro lugar quando a carniça é removida do local. As moscas que voam em volta da carne podre vão embora quando a sujeira é enterrada. Fomos picados por uma cobra, mas os ferimentos foram tratados; há uma vacina que neutraliza os efeitos do veneno. Pela fé, Cristo veio para nos fazer verdadeiramente livres. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36. Aleluia!

Nenhum comentário: