"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O combate cristão é bom, por que?

Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:12.
O combate cristão é inteiramente diferente dos conflitos deste mundo. Não depende de braços fortes, de um olho e da ligeireza dos pés. Não se combate com armas carnais na luta cristã e sim com armas espirituais. A fé é o eixo em torno do qual gira a vitória espiritual. O sucesso depende inteiramente da nossa fé. A fé na veracidade da Palavra escrita de Deus é o alicerce primário do caráter de um soldado cristão. Em nosso texto base Paulo fala do “bom combate”. “Bom” é um curioso adjetivo a ser aplicado a qualquer combate. Todas as guerras deste mundo são mais ou menos perversas e trágicas. Não há duvida que, em certos casos, a guerra torna-se uma necessidade inevitável, a fim de garantir a liberdade dos povos e a fim de impedir que os fracos sejam espezinhados pelos poderosos. Ainda assim, a guerra é um mal, pois envolve admirável sofrimento e derramamento de sangue. Lança na eternidade miríades de pessoas totalmente despreparadas para tal eventualidade. Ela desperta nos homens as piores paixões e também espalha a pobreza. Por outro lado, existe uma guerra muito pior, onde se desencadeia todas as demais guerras e conflitos existentes. Tiago 4:1. Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
A maior guerra que toda pessoa jamais teria vencido, Jesus Cristo já venceu, que é o nosso pecado. Jesus foi para aquela cruz morrer a morte do pecador, mas também levou o pecador a morrer nEle. Todo aquele que ganhou uma experiência com Cristo em sua morte e ressurreição, certamente está num grande combate. Ora, quais são os motivos que fazem o combate cristão ser um “bom combate”? Lembremo-nos que o combate requer de cada um de nós coragem, ousadia e perseverança. As Escrituras não chamam o combate cristão de “bom combate” sem motivo e sem qualquer razão. Vamos analisar juntos respondendo a esta pergunta: Por que o combate cristão é bom? É bom porque se processa sob as ordens do melhor dos generais. O Líder e Comandante de todos os cristãos é nosso divino Salvador, o Senhor Jesus Cristo, um Salvador dotado de sabedoria perfeita, infinito amor e força todo-poderosa. O Capitão da nossa salvação nunca deixa de conduzir os seus comandados em triunfo. Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 2 Coríntios 2:14.
Jesus jamais faz movimentos desnecessários, nunca erra em seus cálculos, nunca comete qualquer equívoco. Os seus olhos estão fixos sobre todos os seus seguidores, desde o maior até o mínimo dentre eles. O mais humilde servo de seu exército não é esquecido. O mais fraco e doentio deles é cuidado, relembrado e conservado em segurança para a salvação eterna. As almas que Ele comprou e redimiu com seu próprio sangue são por demais preciosas para se perderem e serem lançadas fora. Certamente isso é bom! 1 Coríntios 6:20. Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
Irmãos, o combate cristão é bom porque é realizado com a melhor das ajudas. Ainda que nós sejamos fracos em nós mesmos, o Espírito Santo veio nos habitar e o nosso corpo tornou-se templo de Deus em Espírito. Fomos escolhidos por Deus Pai, lavados no sangue de Jesus e renovados pelo Espírito Santo, e nós não somos lançados ao combate cristão por nossa própria conta e risco e também nunca estamos sozinhos em meio à luta. Deus Espírito Santo nos ensina a cada dia, conduzindo-nos, guiando-nos e dirigindo-nos. Deus Pai nos guarda pelo seu soberano poder, certamente isso é bom! Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 1 Pedro 1:5.
O combate cristão é bom porque as provisões divinas e os suprimentos diários do Senhor nunca falharão e nem faltarão aos seus filhos nascidos de novo. Suas estratégias de guerra nunca se mostram deficientes. Seu pão e sua água não falham. Por mais fraco que pareça ser um cristão, como se fosse um verme, ele se torna forte no Senhor, sendo capaz de realizar grandes feitos para a glória de Deus. Certamente isso é bom! O combate cristão é bom porque é realizado com base nas melhores promessas. Cada um que passou pela cruz em união com Cristo em sua morte e ressurreição recebeu grandes e preciosas promessas, todo o Sim e o Amém que há em Cristo, promessas que certamente serão cumpridas por haverem sido feitas por Alguém que tem poder e competência para cumprir e não pode mentir. Leiamos em 2 Coríntios 1:20 Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós.
O combate cristão é bom porque é efetuado com os melhores propósitos e resultados. Sem dúvida, há tremendas lutas, conflitos, ferimentos, escoriações e fadigas nesse combate. Porém, cada cristão, sem exceção, é mais do que vencedor “por meio daquele que nos amou”. Nenhum soldado de Cristo jamais se perde, desaparece ou é deixado morto no campo de batalha. Não haverá qualquer necessidade de lamentar pelas baixas sofridas e nenhuma lágrima terá de ser derramada por qualquer soldado ou oficial do exército de Cristo. Naquele grande Dia da chamada, nenhum daqueles que creram em Cristo estará faltando. As palavras de nosso grande Capitão serão confirmadas como verdadeiras: Não perdi nenhum dos que me deste. João 18:9b. Certamente isso é bom! O combate cristão é bom porque faz bem à alma daquele que dele participa. Todas as outras guerras têm uma tendência perniciosa, ameaçadora e desmoralizante. Elas despertam as piores paixões da mente humana. Endurecem a consciência e solapam os alicerces de nossa crença e da moral. Somente o combate cristão irá promover a humildade e o amor, amortecer o egoísmo e o mundanismo e conduz os homens a firmarem os seus afetos nas coisas lá do alto. Os idosos, os enfermos, os doentes terminais jamais se arrependeram de haver combatido as batalhas de Cristo contra o pecado, o mundo e o diabo. Eles lamentam ter começado servir a Cristo muito tarde. Gosto de uma declaração daquele eminente cristão do século passado, Philip Henry, que dizia nos seus últimos anos de vida, ele disse aos seus familiares: “Peço que todos vocês meditem no fato de que uma vida gasta no serviço de Cristo é a vida mais feliz que um homem pode ter nesta terra”. 1 Coríntios 15:58b. Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
O combate cristão é bom porque faz bem ao mundo. Todas as outras guerras têm um efeito devastador, destrutivo e injurioso. Onde há guerras, é uma terrível desgraça para a população que ali vive. Por onde quer que passe, empobrece, desperdiça e prejudica. Bem diferente disso são os efeitos produzidos pelos soldados cristãos. Onde quer que eles estejam vivendo, servem de benção. Eles impedem o progresso do alcoolismo, do desrespeito, do desperdício com coisas inúteis e da desonestidade. E o que é mais importante, o combate cristão terminará em gloriosa recompensa para todos quantos dele participarem. Quem pode calcular o valor dos galardões que Cristo dará a todo o seu povo? Quem pode calcular as coisas boas que o nosso divino Capitão reservou para aqueles que O confessam diante dos homens. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2:9.
Uma nação agradecida pode dar aos seus guerreiros bem-sucedidos presentes como medalhas, condecorações, pensões, títulos nobiliárquicos, honrarias e coisas semelhantes. Porém, não pode dar coisa alguma que seja duradoura e permanente, nada que possa ser levado para além do sepulcro. O melhor palácio só pode ser desfrutado pelo espaço de alguns anos. Melhor, infinitamente melhor, é a posição daqueles que combatem contra o pecado, o mundo e o diabo sob o estandarte de Cristo. Esse combatente talvez desça ao sepulcro com poucas honrarias, no entanto, ele terá aquilo que é muitíssimo melhor porque é permanente. Vejam o que a Bíblia nos diz: Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória. 1 Pedro 5:4.
Por amor à sua própria felicidade, resolva neste dia que você se colocará a disposição do Senhor. Afaste a sua negligencia e incredulidade. Abandone os caminhos do mundo e tome a sua cruz e torne-se um bom soldado de Cristo Jesus. Não se esqueça das solenes palavras inspiradas de um desses santos guerreiros, que foi para o seu descanso há vinte e um séculos atrás. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. 2 Timóteo 2:4.
Não tema alistar-se no exército de Cristo, nem tema começar a combater. O grande Capitão da nossa salvação não rejeita alguém que venha a Ele. Nenhum daqueles que se arrepende de seus pecados e confia nEle é ruim demais para alistar-se nas fileiras do exército de Deus. Todos aqueles que se achegam a Ele, mediante a fé, são treinados, admitidos, revestidos, armados, treinados e, finalmente, conduzidos à vitória completa. Lembremo-nos de que os olhos de nosso amorável Salvador estão postos em nós, pela manhã, ao meio-dia e à noite. O braço de Cristo continua tão poderoso como sempre foi e o coração de dEle continua tão amoroso quanto sempre foi. Aquele que salvou homens e mulheres antes de nós é Aquele que nunca muda. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25. Diante disso, cumpre-nos desprezar nossas dúvidas e temores. Tornemo-nos imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. Hebreus 6:12b. Não tema iniciar a luta ainda hoje. Ainda há lugar para você. Certamente isso é muito bom! Amém.

Nenhum comentário: