"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

LIVRES OU ESCRAVOS

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32,36.

A nossa libertação não está firmada na nossa capacidade de vencer o pecado, pois isso seria impossível, mas está firmada numa Pessoa, em Cristo que é Todo-poderoso nos céus e na terra. Em muitos outros textos bíblicos temos a preciosa verdade da nossa libertação em Cristo. Mas nós não estamos aqui apresentando lista de textos para provar a nossa libertação. O que precisamos não é de provas e sim, fé em Deus, no Senhor Jesus e em Sua Palavra. Marcos 5:36 Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.
Há crentes que vivem roendo as unhas, tremendo, as­sustados, com medo do diabo. Sentem-se acuados. Perdem a alegria da comunhão com Deus com tanta preocupação com o diabo. Deixam de se deleitar nas verdades celestiais, privam-se das delícias do banquete de Deus porque vivem às voltas com uma fobia doentia que lhes rouba toda a ale­gria de viverem assentados com Cristo nas regiões celestiais. O cristão não pode viver cativo, com medo do diabo. Há até igrejas que falam mais no diabo do que em Jesus. Atribuem ao príncipe das trevas quase tudo que acontece. Há pessoas que vêem demôni­os em cada esquina, em cada canto da casa. Uma dor de cabeça que pode ser resolvida com uma aspirina atribui-se-lhe à ação do diabo. O pneu de um carro que fura no trânsi­to é o diabo. Assim, estas pessoas superestimam o diabo, temem-no, fazem o seu jogo e tornam-se inocentes úteis em suas mãos. O Senhor Jesus quando nos libertou, Ele mesmo veio habitar em nós por sua graça. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.
A Bíblia diz que nós não recebemos espírito de medo. A Bíblia em lugar nenhum nos manda temer o dia­bo, mas resisti-lo. O diabo é das trevas. Ele não suporta a luz. Ele não agüenta a verdade. Ele só sobrevive com más­cara. A Bíblia diz que Jesus recebeu “todo poder e toda autoridade no céu e na terra”. Se Jesus recebeu todo o poder e toda autoridade, então não sobrou poder nem autoridade para o diabo. O diabo é astuto, mas só Jesus é todo-poderoso. O diabo não tem autoridade nem no inferno. As chaves de morte e do inferno estão nas mãos de Jesus e não nas mãos do diabo. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:17-18.
Se Cristo é a nossa vida, somos mais do que vencedores. Se Cristo é a nossa vida, podemos todas as coisas. Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo. 1 João 3:8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
O cristão não pode viver cativo do pecado. O cristão é aquele que resiste o pecado até o sangue. Ele prefere morrer a ser cativo do pecado. Ele prefere arriscar sua vida como Daniel o fez, a participar das iguari­as do mundo. Ele prefere ir para a cadeia, mofando atrás das grades como José do Egito, mas com a consciência limpa, a capitular-se ao pecado. Ele pre­fere ser apedrejado como Estevão, a recuar no seu testemu­nho do evangelho. Ele prefere tombar no campo de batalha, degolado como Paulo, a ceder às pressões do pecado e às seduções do mundo. O cristão autêntico não consegue viver com máscaras como Judas. Nos seus lábios não existe a confissão da men­tira como nos lábios de Ananias e Safira. Quem está em Cristo é nova criatura ou então não está em Cristo. Se somos nascidos de Deus, não podemos viver na prática do pe­cado Se andarmos na luz, não temos comunhão com as trevas. Quem está morto com Cristo, não pode viver em cativeiro. Ele não é escravo da mentira. Ele não é domi­nado pela impureza. Ele não é servo do orgulho. Ele é livre! A obra consumada na cruz foi para nos fazer verdadeiramente livres. Gálatas 5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
É triste vermos hoje tantas pessoas que freqüentam a igreja, são bons crentes, estudam a Bíblia, mas que ainda vivem em cativeiro. Há pessoas escravas das dro­gas. Há pessoas que não se libertaram do vício do cigarro. Há outras que são dominadas pelo álcool. Há aqueles que são cativos da impureza. Vivem com a mente entulhada de pornografia, com o coração entupido de concupiscência. Há jovens crentes cujo namoro é um poço de sensualidade desbravada. Capitulam-se aos desejos inflamados da carne. Há crentes que ainda não se libertaram da glutonaria. Vivem para co­mer, não comem para viver. Sejamos sinceros irmãos; uma pessoa que pratica todas estas coisas, ela é liberta ou escrava? Ela morreu ou não morreu? Ela está muito vive e destina a perecer no inferno. Gálatas 5:21 Invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
É escandaloso ver como vivem muitas pessoas que se dizem crentes. Elas não aparentam nenhuma diferença em relação às pessoas que não conhecem a Deus. Elas mentem do mesmo jeito, buscam vantagens fáceis nos negócios e não resistem às propostas corruptoras. Sonegam, burlam as leis, driblam o fisco, capitulam-se às propinas, vendem suas cons­ciências, negociam seus valores absolutos, mercadejam a verdade. Outras praticam as próprias coisas que condenam. Seus lábios estão cheios de vangloria. Seus corações são extremamente soberbos. Seus olhos estão cheios de lascívia. Suas mãos estão cheias de iniqüidade. Suas vestes estão contaminadas pela sensualidade, seus pés se apressam para as veredas do pe­cado. São crentes. Freqüentam a igreja, mas estão cativos. Estão na jaula do adversário. Portanto é nossa responsabilidade discipliná-los com mansidão. Disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. 2 Timóteo 2:25-26.
Há crentes que são agentes secretos de Jesus. Não se identificam como embaixadores do Rei. Suas vidas são tão insípidas e tão inexpressivas que ninguém nota que elas são de Jesus, se é que são. Vivem calados, quando se trata de falar de Jesus. São destemidos para falar de futebol. São ágeis para discursar sobre a moda. Conversam com desenvoltura sobre os filmes de sucesso. Conhecem os atores famosos; têm destreza em conversar sobre os grandes temas da atualida­de, mas não abrem a boca para falar de Jesus. Têm medo. São covardes. São omissos. Estão cativos! A igreja de Deus não pode ser um exército de mudos. Evangelho é proclama­ção de boas novas. A fé vem pelo ouvir. Não podemos guar­dar esse tesouro apenas para nós. Se nos calarmos seremos tido como culpados. Vamos ler Ezequiel 33:8-9 Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.
A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. Sabemos claramente que somente Deus abre o coração do pecador, mas quem tem de orar e pregar somos nós. E Deus pede isso de todos nós, que preguemos o evangelho, porque o desejo de Seu coração é ver todos salvos. Deus não quer que ninguém venha a perecer, pois o nosso amado Pai não tem nenhum prazer que uma pessoa morra e vá para o inferno. Ezequiel 33:11 Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?
A cada dia que deixamos de falar do Evangelho, multidões perecem na perdição eterna e o san­gue delas cai sobre nós. Nosso coração deve arder de paixão pelas almas. Temos de proclamar a tempo e fora de tempo. Temos que arrebatar aqueles que estão no fogo, prestes a cair no abismo da perdição eterna. Temos que recolher aqueles que estão nas encruzilhadas da dúvida e abandonados à beira dos caminhos, e trazê-los para o ban­quete da salvação. Temos que entrar na casa de pessoas escorraçadas pela sociedade, ainda que escandalizando os fariseus radicais, para levar a esperança do Evangelho de Cristo que veio buscar e salvar o perdido. Temos que per­correr cidades e povoados, aldeias e vilas, e pregar o Evan­gelho quer no templo, quer nas casas ou em qualquer outro lugar. Somos livres para sair e semear, ainda que com lágrimas. Povo de Deus, vamos sacudir de sobre nós o jugo da omissão criminosa. Vamos sair para fora dos nossos muros e tocar a buzina de Deus, chamando a todos ao arrependimento, pois o dia do juízo se aproxima. Romanos 10:14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Amém.

Nenhum comentário: