"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TEMPOS DE REFRIGÉRIO

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus. Atos 3:19-20.

Alguém disse certa vez: “é melhor uma hora de refrigério, no mundo vindouro, do que a vida inteira neste mundo”. Naturalmente essas palavras fazem alusão ao mundo vindouro, mas a experiência espiritual nesta vida, na realidade, é uma prelibação do mundo vindouro. Todos os regenerados já estão desfrutando deste precioso refresco para a sua alma. Todas as almas exaustas são vivificadas pela brisa fresca de cada novo amanhecer que temos em Cristo. O Deus de amor, que em sua graça e grande misericórdia, veio até nós em seu Filho Jesus Cristo, para nos dar a capacidade de nos arrependermos do nosso arrependimento, para que possamos receber refrigério. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Atos 5:30-31.
Observem as pessoas que vivem neste mundo sem a vida de Cristo. A figura da raça humana é vista como um corpo de homens e mulheres que se acham encerrados num espaço confinado. Não há janelas, não há abertura alguma, e suas vidas são extremamente quentes. É como o sol brilhando sobre o edifício, e ali estão eles nesse quarto abafado, sem ventilação, sem refrigeração. Até certa idade, as pessoas não entendem a vida neste mundo, porque vivem nos domínios da fantasia, nos domínios do romance, e há uma espécie de liberdade. No entanto, no momento em que começam a pensar, percebem que estão num cárcere. As pessoas estão cansadas, cansadas das dificuldades, das tribulações e dos problemas da vida. É evidente que esse é um aspecto que inevitavelmente leva ao cansaço. É por isso que o nosso Senhor fez este amoroso convite: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:28-29.
Jesus conhece a natureza humana. Ele conhece a nossa maior necessidade, a necessidade de alívio, de descanso. Nós labutamos e estamos sobrecarregados, pelejando, lutando contra tudo o que na vida tende a dar-nos desânimo, e assim ficamos completamente exaustos. Ficamos esgotados e nos perguntamos se poderemos durar muito tempo mais. Os médicos falam isso. Os artigos dos jornais e revistas tratam cada vez mais freqüentemente das pressões da vida. Esse é o mal, o problema moderno, a doença psicossomática, neurose, estresse. Tudo isso significa que os homens e as mulheres se sentem sob demasiada tensão. Mas o Senhor quer transformar o nosso interior, como disse o profeta maior: A areia quente do deserto virará um lago, e haverá muitas fontes nas terras secas. Isaías 35:7a.
Em nossos dias, podemos observar as pessoas precisando de certos estímulos, de um tônico, de pílulas. Precisam de algo que os ajude a continuar indo em frente, e, ao mesmo tempo, de algo que os faça dormir, porque se acham tão cansados que não conseguem dormir. A batalha da vida não fica mais fácil quando você fica mais velho. A experiência não resolve os problemas. Ela o ajuda a evitar certas armadilhas, porém, quanto mais velho você fica e quanto mais você sabe, mais você compreende a natureza do problema e vai deixando de ter aquele tolo otimismo com o qual tantos de nós começamos em nossa juventude. A vida piora conforme você envelhece porque os seus poderes pessoais começam a falhar. Os problemas continuam sendo os mesmos, mas a sua capacidade de resistência vai diminuindo mais e mais. A cada dia que passa, fica mais cansado. Mas por outro lado, todos aqueles que têm Cristo como sua vida, algo extraordinário acontece: Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40:29-31.
Somente a vinda do Filho de Deus a este mundo, pode proporcionar esta renovação em cada um de nós. O Senhor renova as nossas forças quando somos fracos nEle. Por outro lado, todos aqueles que ainda não tiveram uma experiência de morte e ressurreição com Cristo, ficam cansados e o desânimo os abate. É como se eles estivessem numa sala muito quente sem refrigeração. Muitos por causa do calor ligam os ventiladores elétricos. O ventilador faz o ar circular, e, enquanto estão sentados perto do ventilador, vão sentir-se menos acalorados. Muitos pensam que o ventilador refresca a atmosfera. No entanto, estão enganados. Na verdade ele está aumentando a temperatura, porque a energia da eletricidade aumenta a temperatura. E as pessoas ficam com a impressão de que estão se refrescando, porque o ar está em movimento, mas o ventilador não introduz novo ar. Faz o ar girar e girar. E por isso ficam com a ilusão de que a situação está recebendo o devido tratamento. Somente o Senhor pode nos dar o verdadeiro refrigério com a Sua sombra protetora. Isaías 25:4a. Pois tens sido o protetor dos pobres, o defensor dos necessitados, um abrigo na tempestade e uma sombra no calor.
O Filho de Deus veio ao mundo para remover a nossa culpa. Ele morreu para que nós fossemos perdoados. Ele levou os nossos pecados sobre o Seu corpo no madeiro. Ele levou embora aquilo que nos esmagava. Ele nos dá o genuíno descanso e refrigera a nossa alma. Salmos 23:2-3 a. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma.
Podemos descansar, porque Cristo é a nossa vida, logo, Ele mesmo é o nosso descanso. Somente uma pessoa que passou pelos crivos da cruz, pode verdadeiramente tranqüilizar o seu coração, porque sabe que foi perdoado e não tem mais medo do juízo, porque já foi liberto do pecado em Cristo Jesus. Romanos 8:1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
Infelizmente o que temos visto hoje, de um modo geral é muita gente de cabeça quente. Pessoas que tem emoções cálidas, esquentadas, gênio apaixonado que acende por qualquer coisa. No trânsito da nossa cidade quando alguém tapa uma passagem, logo vemos como as pessoas se esquentam, pega logo a faísca, pois possuem um coração incendiado, é um fogo tremendo que queima quem está por perto. Tudo isto é fruto do homem que por causa do pecado se tornou um ser que a Bíblia diz: “sequidão de estio”. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Salmos 32:4.
Sequidão de estio é aquele período que não chove, onde a terra fica seca, árida, faz muito calor e as pessoas ficam com muita dificuldade para respirar. As pessoas ficam naquele estado de fadiga, de angustia, pessoas ficam querendo respirar. É isto que o salmista que acostumados a regiões mais cálidas está descrevendo. O pecado gerou no homem uma espécie de sequidade quando este cala o seu pecado, quando ele reprime o seu pecado. É por isso que eles acendem sua fagulha com qualquer coisinha. O que realmente falta é sistema de refrigeração, e é por isso que funde o motor com muita facilidade. O coração não aquenta quem muito se esquenta, pois constantemente está faltando água. Muito diferente daqueles que nasceram de novo. O profeta Jeremias nos mostra a realidade dos regenerados: Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:8.
Que coisa linda meus irmãos, a nossa alma é refrigerada pelo Senhor! Neste mundo de secura, crueldade, de mediocridade, de almas tensas, angustiadas, neste século perverso e corrupto tudo está pegando fogo, mas a nossa alma é refrigerada pelo Senhor Jesus Cristo, porque Ele nos encontrou e por isso nada nos falta. O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Salmos 23:1.
Toda pessoa que não experimentou o refrigério de Deus, vive um inferno dentro da sua carne. Vive numa tormenta de ansiedade, de preocupação, de rabugices, de legalismos, de mandamentos, de preceitos. É uma vida desgraçada! Queridos, como o Senhor foi misericordioso para conosco e nos colocou neste lugar espaçoso, neste lugar amplo, ventilado que é a Sua presença! Tempo de refrigério é um estado maravilhoso, gostoso, precioso, porque Tu estás comigo! Como está a nossa alma nesta manhã? Será que ela está seca? Irmãos, o que nós necessitamos é do sopro de Deus em nossa alma. Nós precisamos enxergar que a nossa necessidade é do oxigênio celestial. Você gostaria de experimentar esse refrigério agora? Então creia que você morreu e ressuscitou com Cristo. Não somente os seus pecados serão apagados, mas também você começará a experimentar um tempo de refrigério. Este tempo começa hoje e será completo, absoluto e por toda a eternidade, pois ele nos guiará sempre. O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Isaías 58:11. Amém.

Nenhum comentário: