"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 19 de dezembro de 2009

DA MORTE PARA A VIDA

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 2:17 E Gênesis 3:6.
Adão e Eva conheceram pessoalmente o mal, pois seus olhos “foram abertos”. As mentiras de satanás estavam entrelaçadas com um fio de verdade. Após a queda eles podiam distinguir entre o bem e o mal, porém seu conhecimento se diferencia do conhecimento de Deus em que o conhecimento deles foi o da experiência pecaminosa e contaminada. Deus, ao contrário, conhece o mal como um médico conhece o câncer, porém o homem caído conhece o mal como o paciente conhece sua enfermidade. No momento em que eles pecaram interrompeu-se a comunhão com Deus, e então fugiram de sua presença. O pecado sempre despoja a alma da pureza e do gozo da comunhão com Deus. A natureza humana corrompeu-se e o homem adquiriu a tendência para pecar. Já não era inocente como uma criança, mas sua mente se havia sujado e ele sentia vergonha de seu corpo. Adão e Eva morreram espiritualmente. A palavra morte significa “separação”. Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. Isaías 59:2 (NTLH).
A Palavra de Deus nos ensina que a morte é a punição contra o pecado, e com isso foi estabelecido o princípio geral que o pecado tem seu salário, que é a morte física e espiritual. Alguém disse com muita sabedoria que: “no momento do pecado, as algemas da morte aprisionaram o tronco da raça humana e, portanto, todos os galhos, daí em diante, tornaram-se mortais. Adão tornou-se instantaneamente um morto espiritual, vivendo num corpo mortal e caminhando para a cova. Virou um morto para Deus e transmitiu esse gene à sua prole, que em razão do pecado original nasce espiritualmente morta”. É por isso que todos são escravos da morte, pois a morte lhes traz pavor e medo. Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Hebreus 2:14-15.
Naturalmente, as pessoas ímpias temem a morte, porquanto pressentem as temíveis conseqüências de seu pecado. Na verdade, todas as pessoas, que já se aproximaram da hora da morte, percebem com clareza o que o pecado causou em suas vidas. É por isso que todos os que estão vivos encontram-se na fila aterrorizante da morte, a fim de morrer. Correr da morte é tão impossível como correr de nós mesmos. Que tragédia é a história do pecado, pois não há esperança sob o manto escuro da morte, e a vida que termina numa sepultura sem qualquer significado. O que acontecerá com aqueles que descem para a sepultura sem a vida de Cristo? Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9:17.
Somos uma raça governada pelos grunhidos sinistros da extinção física. Já nascemos com o pavio da morte aceso, consumindo cada dia a nossa existência. Para alguns estudiosos do assunto, o medo da morte é o principal promotor da religião. A religião foi agenciada pela arrogância do pecado e patrocinada pelas forças do inferno contagiadas pela morte. Imaginemos se você fosse morrer hoje e Deus lhe perguntasse: ‘Por que eu deveria deixá-lo entrar no céu?’ O que você responderia? Talvez a sua resposta fosse: Sou uma pessoa muito boa e estou me esforçando para melhorar. Isso é pura religião, e a religião leva a pessoa para o inferno. As nossas boas obras não nos dão garantia de vida após a morte, porque as nossas boas obras produzem um falso senso de segurança, pois mascaram nossa verdadeira necessidade. A salvação é inteiramente pela graça de Deus, independente das obras. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8.
Se é pela graça de Deus não tem o dedo do homem. A graça de Deus desmerece toda a iniciativa do homem na tentativa de ser salvo. Um pregador disse com muita propriedade que o crescimento espiritual não era crescer de zero a dez, mas decrescer de dez a zero. Quando nascemos de novo, temos um conceito de que somos dez. Mas a santificação nos leva ao esvaziamento de nós mesmos, até que sejamos zero e Cristo seja tudo. O bebê desenvolve-se em estatura, o novo nascido cresce secretamente, diminuindo-se. João 3:30 Convém que ele cresça e que eu diminua.
Uma pessoa que nasceu de novo, ela não tem mais pavor da morte, porque sabe que a morte foi vencida na morte de Cristo lá na cruz. Como disse Willian Romaine: “A morte feriu a si própria, causando sua própria morte, quando feriu a Cristo”. A sentença da morte foi decretada no sacrifício de Cristo, pois no Calvário a morte matou o Cristo encarnado, mas na ressurreição o Cristo vivo matou a morte. O pecado causou a morte do homem, por isso Cristo Jesus, carregando os pecados dos homens no seu corpo sobre o madeiro, morreu a morte da humanidade e, desse modo, causou a morte da morte na sua morte. A justiça de Deus exige a pena de morte para o culpado. A conseqüência do pecado é a morte, e só a morte do réu pode garantir a sua justificação. Porquanto quem morreu está justificado do pecado. Romanos 6:7.
Quem está justificado? Aquele que morreu com Cristo. Não pode haver perdão sem o cumprimento da justiça. A Lei requer que o culpado seja executado. Não é somente a morte do Salvador que satisfaz a justiça da Lei, mas a morte do pecador juntamente com Cristo. Jesus só morreu por nós porque nós tínhamos que morrer com Ele; caso contrário, ainda estaríamos sacrificando os cordeiros, como no Antigo Testamento. Todos nós nascemos neste mundo para morrer, mas precisamos morrer com Cristo a fim de renascer, e, deste modo, poder viver em novidade de vida. Em Adão, todos morrem, mas em Cristo, todos são vivificados. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 1 Coríntios 15:22.
É interessante notarmos que Adão e Eva começaram a morrer fisicamente no dia em que pecaram e teriam ficado mortos eternamente; ou seja, ficado separados de Deus para sempre, se Deus não tivesse interferido. Deus nos viu sem nenhuma condição de alcançarmos a salvação por nós mesmos, por este motivo Ele enviou o Seu Filho Jesus para nos salvar. Nascemos novamente porque Deus exerceu a sua vontade e escolheu ter misericórdia de nós. O que um dia pensei ser resultado da minha vontade, revelou-se ser o resultado da vontade de Deus. Deste modo, fica clara a razão pela qual escolhemos a Cristo, porque Deus trabalhou em nosso coração para nos trazer ao ponto de confiança que é Cristo. Lembremos que foi o seu quer e não a nossa vontade que nos salvou. Tiago 1:18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
Às vezes pensamos que, se pudéssemos fazer alguns milagres para nossos amigos não cristãos, poderíamos convencê-los e convertê-los de uma só vez. Se pudéssemos fazer um cego ver, ou curar uma pessoa paraplégica, então, com certeza, todos os que testemunharam isso se tornariam cristãos, certo? Bem, talvez não. Talvez você tenha pensado: Se eu pudesse chamar todos os meus amigos para uma festa, jogar algumas carnes na churrasqueira e pedir para Deus mandar fogo do céu, como ele fez com o profeta Elias, então eles creriam. Depois disso, para dar um impacto maior, eu poderia andar sobre as águas da represa da nossa cidade! Isso seria demais, e eles creriam com certeza!” Certo? Não, errado. Jesus disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Mateus 12:39-40.
Em outras palavras, Jesus estava dizendo que se eles quisessem um milagre ou um sinal, seria que Ele iria morrer numa cruz, para pagar o preço dos pecados de toda a humanidade, mas voltaria da morte. Este seria o sinal que o povo deveria crer. As pessoas podem ou não se tornar cristãs por ouvir a palavra de Jesus. Se não crêem, todas vão parar no lugar de tormento e para sempre. Deus não manda ninguém para o inferno; as pessoas vão sozinhas para lá quando deixam de atender à chamada de Deus para que creiam em Seu Filho Jesus Cristo. João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Para todo aquele que nasceu de novo a morte é uma serva, pois ela vem como mensageira especial da parte de Deus; ela vem para desfazer um nó que agora liga corpo e alma. A morte dos santos é uma benção, porque eles sabem que o seu ferrão foi tirado na morte de Cristo. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:55-57. Amém.

Nenhum comentário: