"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A RUÍNA DO HOMEM E O REMÉDIO DE DEUS

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3:1.
Neste estudo nós vamos tratar acuradamente sobre a verdade quanto à ruína do homem e o remédio de Deus. Vemos claramente no texto que a serpente apresenta-se com uma pergunta atrevida quanto à revelação divina, um modelo terrível e precursor de todas as perguntas infiéis levantadas desde então por aqueles que, infelizmente, tem servido fielmente a causa da serpente no mundo. Diante desta pergunta feita a mulher, ela não teria sido enganada, se a Palavra de Deus estivesse escondida em seu coração. O verdadeiro meio de enfrentar as perguntas e insinuações de Satanás é tratá-las como suas e repeli-las com a Palavra de Deus. Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Efésios 6:16-17.
Satanás nunca se apresentou e nem se apresentará abertamente, dizendo: “eu sou o diabo, o inimigo de Deus, e venho para caluniá-lO e arruinar-te”. Certamente ele jamais se apresentará desta maneira, pois isto não seria conforme o seu feitio. Mas uma coisa é muita certa em dizer que o diabo só estraga a vida de uma pessoa, se ela der brecha para ele. O pecado entrou no mundo porque Eva abriu uma lacuna para a serpente. Em vez de se agarrar unicamente às palavras exatas de Deus, Eva, na sua resposta, acrescenta-lhes, com efeito, alguma coisa. Ora, se eu acrescentar, ou tirar alguma coisa à Palavra de Deus, isso mostra claramente que a Sua Palavra não está em meu coração, nem governando a minha consciência. Se alguém está achando gozo na obediência, se ela é a sua comida e a sua bebida, se vive de toda Palavra que sai da boca de Deus, estará, indiscutivelmente familiarizado e inteiramente atento à Sua Palavra. Não se pode ser indiferente à Palavra de Deus. Se Eva estivesse atenta a Palavra de Deus, ela seria livre do Destruidor. Leiamos em Salmos 17:4b. Pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor. Uma vez que morremos no corpo do Senhor Jesus, ganhamos a Sua vida pela nossa ressurreição em união com Ele. Uma vez que Cristo é a nossa vida, temos a capacidade e toda a suficiência para obedecermos a Sua Palavra. Levantar um duvida, quando Ele tem falado, é blasfêmia. De agora em diante, tudo o que precisamos saber é o que Deus falou, e então a obediência irá tornar-se um grande deleite na vida do novo nascido. Quando uma pessoa se inclina para a Palavra do Senhor, ela atinge uma posição muita elevada de poder. Nenhum homem, ou grupo de homens, pode exigir obediência à sua palavra por ser sua palavra. Quando Deus fala, o homem deve obedecer. Feliz se ele agir assim. Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22.
Hoje temos muitos “crentes nominais”, mas poucos credenciados e autenticados pela cruz, para viver uma vida de fidelidade e obediência a Palavra de Deus. A infidelidade que se atreve a julgar a Palavra de Deus não estará longe da descrença, desventurada de um ateísmo que nega a Sua existência. Eva nunca teria ficado a ouvir desmentir Deus se não tivesse previamente caído em relaxamento e indiferença quanto a Palavra de Deus. Pelo fato da mulher não ter crido na Palavra de Deus, ela permitiu que Deus fosse desmentido por uma criatura astuta e trapaceira. Por ela não ter crido na Palavra de Deus, Eva perdeu seu próprio poder sobre o seu coração, a sua consciência, e o seu entendimento. A Palavra para ser eficaz em nossas vidas tem que ser guardada no coração. Salmos 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Esse texto oferece um aviso solene a todos os que estão em perigo de serem enredados pelo engano satânico. Não existe verdadeira segurança, salvo numa fé profunda na inspiração plenária e autoridade suprema das Escrituras Sagradas. Por outro lado, quando a Palavra de Deus não tem lugar no coração do homem, certamente a mentira da serpente tem. Em cada coração do ser humano existe nele um lugar para a mentira de satanás, mas nenhum absolutamente para a verdade de Deus. Daí a ênfase da palavra de Jesus a Nicodemos: Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.
Eva não teria caído se ela tivesse descansado na infinita bondade de Deus. Se ela tivesse crido na Palavra de Deus, ela poderia ter dito a serpente desta maneira: “Tenho a maior confiança na bondade de Deus, e, portanto, considero uma coisa impossível Deus negar-me algum bem. Se o fruto fosse bom para mim eu tê-lo-ia, certamente; porém, o fato de me ser proibido por Deus é prova de que eu não estaria melhor, mas muito pior comendo-o. Estou certa do amor de Deus e persuadida da verdade de Deus, e creio também que tu és um ser perverso que procuras afastar o meu coração da fonte da bondade e verdade. Retira-te de mim, satanás”. Isto teria sido uma resposta nobre. Mas não foi dada. A sua confiança na verdade e no amor cedeu, e tudo foi perdido; e assim vemos que existe tão pouco lugar no coração do pecador para o amor de Deus como para a verdade de Deus. É por isso que temos que considerar a missão do Senhor Jesus Cristo, que veio do seio do Pai para revelar o que Ele realmente é: “A graça e a verdade”. São exatamente as mesmas coisas que Adão e Eva perderam com a sua queda, mas graças a Deus, elas vieram por meio de Cristo. A graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. João 1:17b.
O Senhor Jesus foi a testemunha fiel do que Deus era. A verdade revela Deus como Ele é; porém, esta verdade está ligada à revelação de perfeita graça; assim o pecador descobre, para seu gozo inefável, que a revelação do que Deus é, em vez de ser a sua destruição, torna-se a base da sua salvação eterna. Nós não podemos conhecer a Deus e não termos vida. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3.
A falta do conhecimento de Deus era morte, porém o conhecimento de Deus é vida. É da maior importância ver que o que realmente distingue o caráter e a condição do homem é a sua ignorância ou o conhecimento que tem de Deus. Isto é o que marca o seu caráter no mundo e determina o seu destino futuro. Conhecer a Deus é o fundamento eterno de bem-aventurança e glória eterna. O conhecimento de Deus é o remédio que o homem precisa, pois tal conhecimento vivifica a alma, purifica o coração, tranqüiliza a consciência, eleva as afeições, e santifica todo o caráter e a conduta. Por outro lado, não O conhecer é “eterna perdição”. 2 Tessalonicenses 1:8-9. Em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.
Quando Deus criou este mundo com o Seu poder, podemos notar que a Sua criação nunca revelou o que Deus era de fato. Havia infinitamente mais nEle do que poder e sabedoria que Adão e Eva ainda desconhecia. Havia amor, misericórdia, santidade, justiça, bondade, ternura, e longanimidade. Onde poderiam todos estes atributos de Deus ser manifestados senão num mundo de pecadores? Deus, no princípio, desceu para criar; e, depois, quando a serpente ousou imiscuir-se na criação, Deus desceu para salvar. Isto é revelado nas primeiras palavras proferidas pelo Senhor Deus, depois da queda do homem. Gênesis 3:9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
“Onde estás?” Esta pergunta prova duas coisas: prova que o homem estava perdido, e que Deus havia descido para buscá-lo. Provou o pecado do homem e a graça de Deus. Na própria pergunta: “onde estás?”, vemos Deus tomando a iniciativa em revelar a Sua Graça Maravilhosa a respeito do homem caído. O homem estava perdido; mas Deus havia descido para procurá-lo, para fazer do seu esconderijo, atrás das árvores do jardim, a fim de que, na confiança feliz da fé, ele pudesse achar um lugar de refúgio em Si Mesmo. Isto era graça. Criar o homem do pó da terra foi sabedoria e poder, mas buscar o homem no seu estado de perdição foi graça. Deus veio nos buscar, nos resgatar, para sermos adotados em sua bendita família através do Seu Filho Jesus Cristo. Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Gálatas 4:4-5.
Existe um ponto onde Deus e o homem têm de encontrar-se, quer seja em graça ou em juízo, e esse ponto é onde ambos são revelados como são. Feliz daqueles que alcançarem esse ponto em graça. Ai daqueles que tiverem de fazê-lo em juízo! É com aquilo que somos que Deus trata; e é como Ele é que trata conosco. Na cruz vejo Deus descendo em Cristo para nos encontrar em nossa condição de pecadores, e fazer provisão de um remédio apropriado. Porém, todos quantos não vêem deste modo, pela fé, Deus, na cruz, terão de encontrá-lO, mais tarde, em juízo. Você está preparado para encontrá-lO hoje?
Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12b.Amém.

Nenhum comentário: