"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 31 de janeiro de 2010

A SOLUÇÃO PARA A DEPRAVAÇÃO DO HOMEM

Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. Gálatas 3:22.
A primeira grande doutrina da Bíblia, para a qual chamo sua atenção é a da “depravação” ou, como é popularmente chamada, a “depravação total”. Essa doutrina é geralmente mal compreendida, pois a maioria das pessoas entende por depravação total, que o homem é completamente mau. Entretanto, se aceitamos como correta essa ideia, imediatamente nossa teologia será questionada porque conhecemos muitos homens que não são tão maus assim. Alguns até que são bondosos, gentis, generosos e úteis em seus lares e nas comunidades onde vivem. Entretanto, o que a doutrina da depravação nos ensina é que o homem está na “pior situação possível”. Há uma grande diferença entre ser o pior e estar na pior situação possível. A doutrina da depravação não se refere à avaliação do homem pelo homem, mas sim à avaliação do homem por Deus. É por isso que a sabedoria do homem sem a vida de Cristo é somente para o mal. Deveras, o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios e não inteligentes; são sábios para o mal e não sabem fazer o bem. Jeremias 4:22. Também podemos ler em Salmos 51:5. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
As Escrituras Sagradas não avaliam os homens pelos homens, elas medem os homens em relação ao Deus que os criou. A criatura é medida pelo Criador, revelando-se, assim, a sua imperfeição. Deus fez uma declaração universal, um pronunciamento que caracteriza todas as criaturas. Toda a raça é classificada como estando debaixo do pecado, conforme o nosso texto inicial. Entretanto, a fim de que se possa entender o que significa estar debaixo do pecado, temos de compreender alguma coisa sobre os aspectos do pecado como é apresentado nas Escrituras. A palavra de Deus mostra alguns aspectos. O pecado pessoal é apresentado em primeiro lugar, abrangendo os atos de cada um, as manifestações do exercício da vontade própria. Vejamos uma qualificação divina do pecador em Romanos 3:23. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.
Todos pecaram. E quando Deus olhou para a raça humana depois da queda, viu a todos como raça de pecadores, composta por indivíduos carregados de culpa pessoal. A nossa natureza se tornou tão corrompida e depravada que é impossível para qualquer ser humano vir a Cristo, amá-lO e servi-lO, estimá-lO mais que tudo neste mundo e submeter-se a Ele, até que o Espírito de Deus o regenere e implante nele uma nova natureza. É da natureza de um urubu alimentar-se de carniça; no entanto, ele tem os mesmos órgãos e membros que lhe permitiriam comer grãos, como fazem as galinhas, mas ele não possui nem a disposição nem apetite para tal alimento. É da natureza da porca o chafurdar na lama; e apesar dela possuir pernas como a ovelha para levá-la à campina, lhe falta o desejo por pastos verdejantes. Da mesma maneira acontece com o homem não-regenerado. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram; não há quem faça o bem. Romanos 3:11-12a.
Os sentimentos do homem não regenerados são totalmente depravados e desordenados. Os sentimentos do homem natural estão miseravelmente deformados, ele é um monstro espiritual. O coração do homem se encontra onde deveria estar os seus pés, seguro no chão; seus calcanhares estão levantados contra os céus, para onde deveria estar posto o seu coração. A face do homem não regenerado está voltada para o inferno; por isso Deus o chama para converter-se. O homem sem Cristo se alegra com o que deveria entristecê-lo, e se entristece com o que deveria alegrá-lo; se gloria com a vergonha, e se envergonha da sua glória; abomina o que deveria desejar, e deseja o que deveria abominar. Que se alegram de fazer o mal, folgam com as perversidades dos maus, seguem veredas tortuosas e se desviam nos seus caminhos. Provérbios 2:14-15.
Outro fato importante relativo aos homens é que estão espiritualmente mortos. Quando Deus criou o homem estabeleceu uma punição para a sua desobediência. O castigo para a desobediência era a morte espiritual. A morte física foi o resultado da morte espiritual. A Bíblia nos revela que em Adão, todos pecaram, ou seja, em embrião, nós nos encontrávamos em Adão e por estarmos nele quando pecou, sua morte espiritual nos foi transmitida. Essa é a razão pela qual nascemos espiritualmente mortos. 1 Coríntios 15:22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Spurgeon disse certa vez que: “Aquele que está espiritualmente morto não pode ver nem perceber nada espiritualmente, e por isso ele está bem vivo e ativo no serviço de satanás”. A inaptidão de o homem ir a Cristo não reside em nenhum defeito físico ou mental. Ele tem o mesmo pé para levá-lo tanto a um local onde o Evangelho é pregado, como para caminhar até um bar. Ele possui os mesmos olhos que podem lhe servir para ler tanto as Escrituras Sagradas como os jornais. Ele tem os mesmos lábios e voz para clamar a Deus os quais usa agora em conversas fiadas e em canções ridículas. Assim, também, possui as mesmas faculdades mentais para ponderar sobre as coisas de Deus e sobre a eternidade, as quais ele utiliza tão diligentemente nos seus negócios. É por causa disso que o homem é “indesculpável”. O seu entendimento está em trevas. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. Efésios 4:18.
O pecado fechou as janelas da alma e a escuridão se estende por todo o lugar. A escuridão é a região das trevas e da sombra da morte, onde a luz é como a escuridão. Lá reina o príncipe das trevas, onde não se pratica nada além das obras das trevas. Nós nascemos espiritualmente cegos, e não podemos ter essa visão restaurada sem um milagre da graça. Esse é o caso de quem quer que seja se ainda não nasceu de novo. Deus revelou a Sua vontade aos pecadores no tocante ao caminho da salvação, contudo eles não trilharão esse caminho. Eles sabem que somente Cristo é capaz de salvá-los, no entanto eles se recusam se separar das coisas que obstruem o seu caminho até a Ele. E o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6:37b.
Mas por que o homem não pode ir até Cristo? Porque ele está morto espiritualmente. Irmãos, precisamos compreender que as enfermidades, as doenças e a morte física são apenas ninharias em comparação com os resultados morais e espirituais da queda! Somente quando examinamos a Palavra de Deus, podemos ter alguma idéia da extensão dessa terrível calamidade. Quando dizemos que o homem é totalmente depravado, estamos afirmando que a entrada do pecado na constituição humana afetou todas as partes e todas as faculdades do homem. A depravação total significa que o homem, em seu corpo, alma e espírito, é escravo do pecado e servo de satanás e está andando de acordo com o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; Efésios 2:2b.
Não precisamos argumentar em favor desta verdade; é um fato comum da experiência dos homens. O homem é incapaz de atingir suas próprias aspirações e concretizar seus próprios ideais. Ele não pode fazer as coisas que gostaria de fazer. Existe uma incapacidade moral que o paralisa. O homem em seu estado natural ele está completamente P-E-R-D-I-D-O! Talvez não exista uma palavra tão sem esperança como perdido. Entretanto, esta é a imagem que nos é apresentada do homem natural em seu estado de depravação. Também o pecado é muito mais do que uma atitude ou uma série de atitudes; é a constituição do próprio homem. O pecado cega o entendimento, corrompe o coração e separa o homem de Deus. E a vontade do homem não escapou dos efeitos do pecado. A vontade está sob o domínio do pecado e de satanás. Portanto, a vontade não é livre. Em resumo, as afeições amam e a vontade escolhe de acordo com o estado do coração; e visto que o nosso coração é enganoso e totalmente corrupto, mais do que tudo. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9.
Jesus Cristo é a única resposta à depravação total do homem. A solução não está na religião, nem na igreja, nem nos sacramentos e ordenanças, a solução para a perdição do homem está em uma Pessoa. Da mesma forma que fomos colocados debaixo do pecado pelo nascimento natural, por um novo nascimento somos colocados em Cristo Jesus. O homem que estava em Adão, e, portanto sob o pecado, foi colocado no Senhor Jesus Cristo. O homem que estava debaixo da condenação, quando ele pela graça vem a crer em sua morte no corpo de Cristo, ele recebe uma maravilhosa promessa de que ele agora está plenamente livre e também não existe mais nenhuma condenação conforme nos diz as Escrituras em Romanos 8:1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Hoje somos filhos amados do Pai na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, como Ele é revelado nas Escrituras, temos a resposta para a depravação do homem. É o Senhor Jesus que nos liberta do pecado e remove a condenação, faz-nos passar da morte para a vida, introduzindo-nos em Sua própria família como filhos de Deus. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 1 João 3:1. Amém.

Nenhum comentário: