"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CRISTO A NOSSA PAZ

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade. Efésios 2:14.
Irmãos e irmãs, não há paz e nem esperança para este mundo longe do Evangelho e de sua essência. A essência do Evangelho é Cristo e sua cruz, e é por isso que somente a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo pode produzir verdadeira unidade e paz real entre os homens. Por outro lado, vivemos em um mundo cheio de divisões, de tensões, de contendas, de ameaças de guerras. Vivemos em meio a um mundo desesperadamente dividido, repleto de infelicidade e dor. A Bíblia diz, repetidas vezes, que este é um mundo maligno, que o mundo “jaz no maligno”. Somente a obra da cruz nos tira deste mundo perverso que muitos estão amando. O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Gálatas 1:4. O mundo em que vivemos é um tipo de macrocosmo do qual o homem é um microcosmo, e o que for verdadeiro quanto às nações, também o é com respeito aos indivíduos. Existem grupos e divisões entre todas as nações do mundo, assim como divisões, tensões e antagonismos mesmo em unidades menores como as famílias. Para vermos isso não precisamos ir muito longe. Quantos de vocês desfrutam hoje de perfeita tranqüilidade? Quantos aqui nesta manhã conhecem paz e sossego reais? Não há uma guerra acontecendo em seu interior? Não há uma disputa, uma tensão ou um conflito? Como está o seu coração neste momento? Todos nós nascemos como criaturas fadadas ao conflito, no íntimo ou não, em cada área ou departamento da vida. E o que quero tentar demonstrar é que existe somente uma coisa no mundo, neste momento, capaz de lidar com esta guerra, esta tensão, esta contenda. É a cruz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14. O homem é incapaz de produzir a paz, de promover a união entre os divergentes, porque o problema está no coração do homem, não em sua mente. O problema é a sua paixão, sua cobiça, seu desejo e orgulho. O orgulho do homem é maior que seu entendimento e, a fim de satisfazer e mimar o seu próprio orgulho, ele fará coisas que em seu íntimo sabe serem erradas. O orgulho é o maior poder existente no mundo, assim nada que é do conhecimento do homem pode lidar com ele. É por isso que eu afirmo que há somente uma coisa no mundo, neste momento, capaz de produzir paz e unidade, de promover a união entre homens e mulheres e de nos dar esperança de paz real e verdadeira, que é a cruz de Cristo. Eis a razão porque o apóstolo Paulo nela se gloriava. Como a cruz faz isso? Realmente é muito simples e perfeito, e o Evangelho é simples porque sempre lida com a raiz do problema. A cruz mata o pecador no corpo de Cristo satisfazendo assim a justiça de Deus, e com isso o pecador tem a verdadeira paz. O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre. Isaías 32:17.
Se formos sinceros conosco mesmo admitiremos que só existe um caminho de paz duradoura para nós que é Cristo e sua cruz. E por que não seguimos este caminho seriamente? Irmãos, a primeira coisa que a cruz faz conosco é nos revelar a nós mesmos. Se formos francos com a gente mesmo, verificaremos que não fazemos outra coisa senão nos defender-mos, não é mesmo? A culpa é sempre dos outros, nunca é nossa. Se ao menos o outro pudesse compreender. Ou ainda, considere maridos e esposas, quando se separam um do outro. Ouvimos a história do marido: “É impossível conviver com esta mulher!” Então, ouvimos a mulher: “Este meu marido. Eu não consigo viver com ele. Ele é impossível!” A culpa é sempre do outro, não é? Nunca estamos errados, somos perfeitos e maravilhosos. Esta é a essência do pecado, ou seja, satanás quer que você sempre tenha razão. Quando o homem caiu em pecado no jardim do Éden, ele não admitiu o seu erro quando foi questionado por Deus, mas culpou a mulher. Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Gênesis 3:12.
Nós não somos ciumentos, nem invejosos, muito menos briguentos. Sempre a culpa é da outra pessoa. Sabe o que o Evangelho faz? O que a cruz faz? Mostra quem você é a você mesmo. Nada mais consegue este feito a não ser a cruz. Nada humilhará um homem ou uma nação, exceto a cruz de Cristo. Fora da cruz, você poderá tentar de tudo, mas será um tremendo fracasso. Vamos pensar desta forma: por que o Filho de Deus teve que vir a este mundo? Por que deixou as cortes de glória? Por que nasceu como um bebê? Por que teve de assumir a natureza humana? Há somente uma resposta. Jesus veio porque o homem não podia salvar a si mesmo. Foi o próprio Cristo quem afirmou: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. Lucas 19:10 (LH).
Deus encerrou a todos debaixo do pecado para usar de misericórdia com todos. A Palavra de Deus nos mostra que somos todos exatamente iguais. Somos um no pecado, nas falhas, na miséria. Somos um na desesperança e na impotência. Qual o motivo de nos orgulharmos por sermos judeus quando somos tão falhos quanto o gentio? Por que se gloriar na lei se você não consegue cumpri-la? Por que se vangloriar de sua mente brilhante se você não sabe como viver? Por que jactar-se de sua conta bancária e de seus bens, se você é miserável em seu coração e alma, cheio de inveja e ciúmes, de malícia e intriga? Qual a utilidade de tudo isso? Qual o valor de tais coisas? Qual a razão de tudo? Irmãos é a cruz de Cristo que nos coloca na mesma posição de humilhação, porque todos somos pecadores e “carecemos da glória de Deus”. As diferenças entre as nações, os diversos grupos que as constituem e os indivíduos, nada são, quando olhamos para a cruz de Cristo. Não há nada em nós que possamos nos orgulhar, como o apóstolo Paulo afirma em Filipenses 3:7-9 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.
Paulo quando disse que perdeu tudo, ele estava dizendo que a obra da cruz operou em sua vida de uma forma eficiente e suficiente. Paulo foi morto na cruz com Cristo. Somente a Pessoa e a obra de Cristo pode abranger o mundo todo, mesmo o Universo e todos que se encontram em total impotência. Isto é o que há de maravilhoso sobre o Evangelho, porque é ele que salva, não nós, mas Jesus Cristo. Nem mesmo é a nossa crença nEle que nos salva, mas é Ele que nos salva nos levando a morrer em Seu corpo lá na cruz. Com isso entendemos o que nos salva é o fato de Jesus ter ido à cruz, de ter se oferecido a si mesmo como Cordeiro de Deus, e na Sua oferta fomos alcançados. Como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Efésios 5:2b e Hebreus 10:10.
O mundo está em busca da paz, mas jamais vai encontrá-la, porque estão buscando no mundo mesmo. Existem pessoas que preencheriam um cheque de um mi¬lhão de reais se pudessem encontrar a paz. Milhões de pessoas a procuram. Toda vez que estão alcançando a paz que se encontra apenas em Cristo, Satanás as desorienta e as cega-as. Lança-lhes no ros¬to uma cortina de fumaça. A palavra “paz” tem sido usada com freqüência nos últimos anos. Falamos de paz e realizamos muitas coisas em prol da paz. Porém, parece que, no momento, o mundo ca¬minha para tudo, exceto à paz. Fora da Pessoa de Cristo ninguém encontrará a paz, porque é um assunto que falam muito, mas desconhecem a Verdadeira paz. Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz. Isaías 59:8.
Só podemos gozar de paz quando recebemos o perdão divino, quando nos reconciliamos com Deus e temos harmonia interior, com o próximo e com Deus, caso contrário, seremos pessoas cheias de inquietação e sem paz. Assim são os melhores perversos. Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo. Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz. Isaías 57:20-21.
A própria lei exige a morte do culpado, e todos nós somos culpados diante de Deus, ou seja, somos inimigos de Deus e temos de morrer. Mas Deus amou os seus inimigos, porque Ele é amor. Sendo assim, Deus enviou ao mundo o Seu Filho Jesus Cristo que é Justo, para morrer pelos injustos pecadores. A morte de Cristo naquela cruz, também foi a morte do pecador. Os injustos foram inseridos no corpo do Justo para que todos fossem justificados pela fé. Quando cremos neste fato consumado somos reconciliados com Deus e ganhamos a paz com Ele. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1.
Sejam quais forem as circunstâncias, sejam quais forem as obri¬gações, o preço, o sacrifício, lembre-se sempre que a força de Deus será sua força nas horas de necessidade, porque o Príncipe da paz habita dentro de você. E o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; Isaías 9:6b. Amém.

Nenhum comentário: