"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 16 de maio de 2010

O ESPÍRITO SANTO E O ESPÍRITO DO CRISTÃO

O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6.

Hoje os cristãos sabem muito pouco acerca da existência do espírito humano e dos aspectos relacionados com ele. Muitos desconhecem que, além da mente, da emoção e da vontade, possuem também um espírito. Mesmo tendo ouvido falar acerca deste, muitos cristãos consideram a mente, a emoção e a vontade como sendo espírito. O espírito e a alma dos não cristãos fundiram-se, tornando-se um só elemento. Sendo assim, eles não têm nenhum conhecimento da presença do seu espírito, que se acha amortecido. Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Efésios 2:1(LH).
Mas por outro lado, estão bem conscientes da forte sensação da alma. Existem muitos “pseudocrístãos”, ou cristãos carnais em nossos dias que se enganam quando fazem uma avaliação muito elevada das experiências da alma, e erram ao pensar que são muito espirituais. Nutrem a vida da alma de forma desordenada e por isso tornam-se tão subjetivos que chegam a declarar que sua experiência é inquestionavelmente espiritual. Em conseqüência disso, ficam sem poder experimentar um verdadeiro crescimento espiritual. É por essa razão que todos aqueles que morreram e ressuscitaram com Cristo são filhos de Deus, e os filhos de Deus devem ser humildes diante do Senhor e do Seu Espírito, buscando conhecer os ensinamentos da Bíblia e como é que o nosso espírito opera, através do Espírito Santo, a fim de podermos andar no espírito. A primeira ação do Espírito Santo em nosso espírito é regenerá-lo, porque o homem é um espírito caído. Um espírito caído precisa renascer para poder tornar-se um novo espírito. Quando se prega a Cristo e este crucificado, o homem pela graça de Deus é levado a regeneração pelo Espírito Santo. Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Tito 3:5.
Deus visa primeiro a renovar o espírito obscurecido do homem, comunicando-lhe vida, porque no espírito que Deus originalmente determinou que o homem recebesse sua vida e tivesse comunhão com Ele. O propósito de Deus, em seguida, é partir do espírito para permear a alma e o corpo humano. Essa regeneração concede ao homem um novo Espírito, e também vivifica seu espírito morto. Ezequiel 36:26-27 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Quando a vida de Deus entra em nosso espírito humano, este desperta do seu estado de coma. Aquilo que estava separado da vida de Deus volta agora a viver novamente. O espírito que herdamos de Adão é morto. O que recebemos em Cristo na regeneração é um espírito que foi vivificado, como o novo espírito da vida de Deus. Este espírito é algo que Adão nunca possuiu. Na Bíblia, a vida de Deus é sempre chamada de “vida eterna”. A palavra “vida” aí, no grego, é zoe, indicando uma vida superior, ou do Espírito. É isso que todo cristão recebe na regeneração. Qual é a função dessa vida? Jesus, em sua oração, disse: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3.
A vida eterna não significa apenas as bênçãos futuras que os nascidos de novo vão desfrutar. É também uma espécie de capacidade espiritual. Sem ela, ninguém pode conhecer a Deus, nem ao Senhor Jesus. Esse conhecimento do Senhor só vem depois que recebemos a vida zoe de Deus. Com o germe da natureza de Deus dentro de nós, podemos, finalmente, tornar-nos homens e mulheres espirituais. Portanto, entendamos que o Espírito Santo comunica ao homem tudo aquilo que foi realizado pelo Senhor e sua cruz. A cruz nos garante a posição. O Espírito Santo nos traz a experiência. A cruz introduz o fato de Deus. O Espírito Santo efetua a demonstração desse fato. A obra da cruz cria uma posição e realiza uma salvação através da qual os pecadores podem ser alvos. A tarefa do Espírito Santo é revelar aos pecadores aquilo que a cruz criou e realizou, para que eles realmente possam recebê-lo, alcançando a salvação. O Espírito Santo jamais opera independentemente da cruz. Nascemos de novo porque o Espírito Santo aplica a obra da cruz em nós, e comunica a vida de Deus ao nosso espírito. Ele é aquele que nos comunica a vida de Deus. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gálatas 5:25.
Irmãos, se tudo que o homem conhece vem através do cérebro, se o Espírito não regenerar seu espírito, esse conhecimento não lhe servirá de nada. Se a nossa crença se apóia em nossa sabedoria, e não no poder de Deus, nós simplesmente experimentaremos uma empolgação da alma. É por isso que a regeneração ocorre somente quando cremos com o coração. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Romanos 10:10.
Além de nos conceder vida a nós pelo novo nascimento, o Espírito Santo executa outra obra magnífica, a de habitar em nós os que cremos. A partir do momento em que somos salvos, toda personalidade do Espírito passa a habitar em nós, e não apenas a nos visitar. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16. É por isso que o apóstolo Paulo nos faz a seguinte exortação: E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30.
Existe uma grande possibilidade de entristecermos o Espírito Santo, porque Ele é uma Pessoa. No texto de 1 coríntios 3:16 que já lemos, o apóstolo Paulo mostra que o Espírito Santo habita em nós, do mesmo modo que Deus habitava no templo, na época do Antigo Testamento. Embora o templo, no seu todo, representasse o lugar da presença de Deus e fosse o símbolo da habitação divina, era no Santo dos Santos que Deus realmente habitava. O Santo lugar e o átrio exterior representava as esferas da atuação divina, em consonância com a presença de Deus no Santo dos Santos. Numa correspondência perfeita com essa tipologia, o Espírito de Deus habita agora em nosso espírito, que é o antítipo do Santo dos Santos para nós. Queridos, tenhamos em mente que a Pessoa que reside em nosso interior revelará Cristo, e não só isso, mas irá nos santificar e nos conduzirá a alturas espirituais mais elevadas. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:14-15.
Aquele que habita e o lugar onde Ele habita devem partilhar do mesmo caráter. Somente o espírito regenerado do homem, e não a mente, nem as emoções, nem a vontade, nem o corpo, é adequado para servir de morada para Deus. O mesmo Espírito que habita, edifica. Ele não pode habitar onde não edifica. Ele edifica para habitar e somente habita naquilo que edificou. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. Efésios 2:21-22.
Por que é tão importante que compreendamos que o Espírito Santo habita no mais profundo do nosso ser, numa profundidade maior que as das funções do pensamento, sentimento e decisão? Porque se nós não entendermos isso, inevitavelmente iremos buscar orientação na alma. Nunca esqueçamos que morremos e ressuscitamos com o Senhor e hoje estamos em perfeita união com Ele e vivemos pelo Seu Espírito. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gálatas 5:25.
Andar segundo o Espírito na verdade é compreender o mover dessa área oculta, e segui-lo de acordo com esse entendimento. Por mais maravilhosas que sejam as experiências ligadas aos componentes da alma, enquanto elas permanecerem no exterior, e não passarem de sensações, não poderemos julgá-las espiritualmente válidas. Somente podemos considerar como experiência espiritual aquilo que resulta da operação do Espírito Santo no espírito do homem. É por isso que é preciso ter fé para viver uma vida espiritual. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16.
O espírito do homem é o lugar onde este opera junto com Deus. Sabemos disso porque há uma testificação. O Espírito de Deus habita em nosso espírito, e os dois dão testemunho juntos. Amém.

Nenhum comentário: