"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 7 de agosto de 2010

O NOSSO DEUS E PAI PARA OS PAIS

Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. João 20:17.
O assunto de pais e filhos na Bíblia é bastante extenso como também o assunto de casamento também é muito amplo. A Bíblia começa e termina com casamento, ou seja, começa com a sombra e termina com a realidade. Esse grande Livro que temos em nossas mãos é um grande romance de Deus para nós. Hoje como é o dia dos pais, nós iremos tratar sobre o assunto da paternidade de Deus. Irmãos, Deus é o único Ser que vive de Si, por Si e para Si, ou seja, Deus é eternamente auto-suficiente. Ele não precisa de ninguém e nem de nada. É bom que tenhamos em mente que o nosso Deus é soberano e Ele reina sobre tudo e sobre todos. E esse Deus que é tão grande, tão sublime, decidiu vir habitar em todos aqueles que creram em sua morte e ressurreição com Cristo. Quando cremos neste fato consumado, Ele vem fazer Sua morada em nós. Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15b. Alguém disse certa vez que: “pai é o nome cristão de Deus”. Sabem por que os mulçumanos quando olham para o seu “deus” eles dizem Alá? Porque é um “deus” que está tão distante deles, por isso é chamado de Alá. Muito diferente daqueles que são renascidos, porque há uma testificação do próprio Espírito que somos filhos de Deus. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16. Não tenhamos duvidas porque é o próprio Espírito quem dá testemunho de que somos filhos de Deus. Queridos, somos filhos de Deus. Leiamos Gálatas 4:6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Essa palavra Aba, literalmente significa “meu paizinho”. É uma palavra da família e do uso doméstico, porque era uma palavra de relação do filho para com o seu pai. Foi essa mesma palavra que nosso Senhor Jesus usou quando Ele estava agonizando no Getsêmani. Quando Jesus ora no Getsêmani o que Ele diz? ABA. O Getsêmani tem sido tão precioso e profundo para minha vida pensar a respeito disso. Quando o nosso Senhor clamou ABA para o Seu Paizinho em profunda agonia e suando gotas de sangue. Segundo os médicos isso pode acontecer somente em situação de inexplicável agonia quando de alguma maneira os pequenos capilares sangüíneos da fronte se dilatam por causa da extensão da agonia. Então este suor da agonia é misturado com pequenas gotas de sangue de capilares arrebentados. Então aquele suor se torna vermelhos, um suor sangüíneo.
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. Lucas 22:44.
Em outras palavras o Senhor Jesus estava dizendo: “meu Pai se há outra forma destes homens que tu amas, perdidos, puderem ser redimidos sem que Eu tenha que passar pela cruz, esse seria um bom caminho para mim, mas não seja conforme Eu quero, mas como Tu queres”. Irmãos, o Senhor Jesus não está buscando outro modo de redenção no Getsêmani, mas Ele está externando o seu coração. Porque o que toca a relação entre o Senhor Jesus, o eterno filho de Deus, não começou na manjedoura de Belém e nem mesmo no ventre da virgem. A Sua história com o Pai começou sem começo, antes de qualquer começo! Aquele que é o Filho eterno no seio do Pai, que foi gerado Filho eterno. No seio eterno do Pai foi onde tudo começou, aliás, não podemos dizer que foi ali que tudo começou, porque Deus não teve inicio. Então, ali que essa relação é, e é por toda eternidade, pois não teve inicio! É por isso que entendemos porque o Verbo se fez carne. João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. O Cristo eterno e o Jesus eterno são uma única Pessoa inseparável e o são por toda a eternidade. Aquele que está assentado no trono hoje é o Jesus humano de Nazaré. Irmãos, hoje dentro da Trindade santa há natureza humana, porque em Jesus a natureza humana foi para dentro da Trindade, porque essas duas naturezas estão inseparavelmente unidas por toda a eternidade. Há um homem assentado no trono dos céus agora, e Ele é Jesus de Nazaré! Quando Jesus assume a natureza humana no ventre da virgem, Ele amadurece como homem. E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52. O Senhor Jesus sempre fez a vontade do Pai e sempre contemplou a face do Pai, essas duas coisas Ele nunca perdeu de vista. Jesus também obedeceu ao Pai em tudo e em tudo foi dependente de Deus. Mas quando Jesus se depara com a cruz, Ele tinha que fazer a vontade do Pai, mas na cruz ele iria perder a face do Pai. Por que Jesus iria perder a face do Pai? Vamos ler em 2 Coríntios 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. Aquele que nunca foi separado do Pai seria agora literalmente, espiritualmente, realmente separado do Pai. O pecado significa alienação e Jesus naquela cruz sofreu a nossa alienação com Deus para que nós fossemos reconciliados com o nosso Deus e Pai. Pecado é coisa séria, não é uma historinha. O pecado é uma realidade espiritual. O pecado iniciou lá no coração de Lúcifer, quando ele quis viver de si, quis viver para si e quis viver por si mesmo. Esse mesmo veneno foi lançado no Éden e então o homem também sempre vive para si mesmo e com isso se separa de Deus. Quando a pessoa tem uma experiência com Cristo em sua morte e ressurreição, esta pessoa deixa de viver para si e passa a viver para Deus. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15.
O Senhor Jesus teve que assumir o nosso lugar de desamparo, porque senão Ele não podia nos salvar. É por isso que Ele bradou na cruz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Marcos 15:34. Esse desamparo que Jesus sofreu na cruz era o seu e o meu desamparo. Perceba vocês a situação em que nós nos encontrávamos. Mas “Aquele que não conheceu pecado Deus o fez pecado por nós”. Na cruz do calvário Aquele que sempre fez a vontade do Pai e sempre via a face do Pai estava chegando num momento que estas duas coisas não poderiam mais estar juntas. Se Jesus quisesse não perder a face do Pai, Ele podia, pois tinha caminho para Ele, era não assumir a cruz. Jesus podia dizer não a cruz e Deus o receberia porque Ele é o Filho aprovado pelo Pai. Mesmo porque alienação não é assunto dEle, mas nosso. Pecado não é assunto dEle, mas nosso. Morte não é assunto dEle, mas nosso. Então por que Jesus teria de ir para a cruz? Para salvar os pecadores. E salvando os pecadores Ele não podia salvar a Si mesmo. Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele. Mateus 27:42. Então por que Jesus não desceu da cruz? Porque Ele veio cumprir a vontade do Pai! E qual é a vontade do Pai? “Conduzir muitos filhos à glória” e nos introduzir nesta relação com a Trindade que só o Filho tinha, mas que agora foi aberta para nós. E o Senhor Jesus fez isso sempre com a visão da face do Pai e cumprindo a vontade do Pai. Mas na cruz essas duas coisas vão se chocar, porque Ele teria que perder a face do Pai, para cumprir a vontade do Pai. E lá na cruz quando Jesus nos atraiu a Si o Seu Pai teria que virar as costas, não para que o Filho é essencialmente, mas porque os nossos pecados seriam colocados sobre o Cordeiro. Jesus assume o nosso pecado para que nós assumíssemos a Sua justiça. Romanos 5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Irmãos, a maior necessidade espiritual que nós temos, a maior necessidade relacional que nós temos, está vinculada a essa questão de Pai. Nós estamos vivendo toda essa loucura, seja em termo de família, seja em termo de escola no aspecto pedagógico, porque estamos vivendo num mundo de órfãos. Na verdade os filhos tem tido pais funcionais, pais que fazem coisas para eles e fazem coisas por eles. Mas não são pais que se relacionam com seus filhos. Existem tantos pais tentando recuperar afetos dando coisas. Nós como cristãos não podemos nos relacionar com o nosso Pai, como um Pai utilitário, porque senão seremos pais utilitários para nossos filhos. Nós como pais, devemos ter um relacionamento de amor e desejar conhecê-Lo melhor, sermos íntimos dEle, desfrutando de uma doce comunhão com o Pai e com o Filho. Para isso nós fomos chamados. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:9 e I João 1:3b. Amém.

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