"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 1 de agosto de 2010

O QUE VOCE É: CRIANÇA OU ADULTO?

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. 1 Coríntios 13:11.

O objetivo final do Evangelho é nos tornar como Jesus em palavra, pensamento e ação. Isto é tão útil, porque nos permite priorizar os nossos objetivos um pouco diferente do que poderíamos ter pensado. Portanto, a fim de nos ajudar a chegar a esta meta, vamos olhar para as várias formas que poderíamos crescer em Cristo e, conseqüentemente, para a maturidade, pois o desejo de Deus é ter filhos maduros, filhos crescidos e não mais crianças. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Hebreus 5:12.
O que é imaturidade? Ou, como podemos crescer em Cristo? São perguntas que temos que responder adequadamente diante do Senhor, porque existe uma possibilidade de estarmos vivendo uma imaturidade aguda. Esses cristãos de hebreus cinco tinham sido cristãos durante muitos anos, e por este tempo já deveriam ser professores, no entanto, eles eram ainda crianças e não refletiam a glória da Pessoa de Cristo em suas vidas. Em vez disso, eles precisavam de alguém para lhes ensinar o ABC do Evangelho mais uma vez. Às vezes nós pensamos que uma pessoa por freqüentar a igreja dez, quinze, vinte e trinta anos significa que ela é madura. Mas pode não ser. É incrível como muitas vezes pensamos que a idade vai fazer a diferença na maturidade. Se pensarmos assim, estamos totalmente enganados. Vamos ler em Jó 32:7-9. Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria. Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio. Os de mais idade não é que são os sábios, nem os velhos, os que entendem o que é reto.
Agora, por um lado, nós achamos e amamos a ideia daquele crescimento inevitável. Nós dizemos: “Ele vai crescer um dia, o que ele precisa é de tempo”. Irmãos, imaturidade não é reduzida com o tempo e nem com o prazo de vencimento automático. Tragicamente, esta é a experiência freqüente de muitos cristãos em nossos dias. A maturidade espiritual não é inevitável nem automática, é a conseqüência de condições preenchidas. Idade e tempo são necessários, mas sozinho ninguém não produz nada. Por outro lado, o crescimento espiritual não precisa de anos de vida, mas prática de vida. Torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. 1 Timóteo 4:12b,13 e 15.
Os imaturos espiritualmente são como crianças. Você já reparou como as crianças não estão cientes do perigo? Da mesma forma, os imaturos espiritualmente são vulneráveis a aqueles que têm más intenções para as suas vidas. Pois a imaturidade nos leva a sermos dependentes dos outros para o nosso alimento espiritual, o que cria uma série de problemas. Irmãos, quando cremos que morremos e ressuscitamos com Cristo, estamos a partir deste fato, identificados e unidos a Cristo, somos participantes de tudo aquilo que está nEle. O apóstolo Paulo não pede para que os santos busquem as riquezas contidas em Cristo, porque elas já lhes pertencem, mas antes, que gozem delas. Por favor amados, notem que são os olhos de nosso coração que devem ser abertos para vermos essas gloriosas realidades que já possuímos em Cristo. Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:18. O que vocês acham de especial nessa oração? É o desejo do apóstolo Paulo em mostrar aos salvos que Deus já consumou todas as coisas e que, deste modo, nada falta para ser feito. Ele fez isso na eternidade. Ele fez isso na cruz e na ressurreição, de tal maneira que hoje só há um assunto em questão, o qual é: vimos ou não vimos? O problema que temos hoje não é: “Será que Deus fará?” Mas, nós vimos o que Deus já fez? Amados do Senhor, a revelação de Deus não está em Lhe pedirmos que faça algo mais por nós, Ele quer abrir os nossos olhos para que vejamos o que Ele já consumou. Não resta mais nada para fazer. Pois o que Deus fez por nós em Cristo é suficiente. Ali na cruz o Seu amor tudo consumou. E, se alguém ainda pensa em fazer algo para assegurar a sua salvação, que escute e creia nas últimas palavras do Salvador ao morrer: Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. João 19:30. Diante dessa maravilhosa palavra precisamos responder as perguntas: Sou um adulto ou uma criança? Estou cheio de coisas ou de Cristo? As pessoas que andam em busca de “coisas” são crianças e também não consideram a cruz. Porque a cruz não dá coisas para nós, mas uma Pessoa, Cristo. Quem era cheio de coisas no passado era o apóstolo Paulo, isso quando ele ainda não tinha Cristo. E as coisas que Paulo tinha não se tratava de coisas ruins mas, sim, de virtudes: Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:4-6. Estas virtudes juntamente com a vida natural do apóstolo Paulo caíram por terra na revelação do Senhor Jesus Cristo. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Atos 9:3-4.
Hoje infelizmente muitos vão à reunião da igreja para que Deus dê a eles solução de seus problemas. Que as suas necessidades sejam satisfeitas. Se nós pensarmos desta maneira, saibamos que isso é muito pouco. Só há uma razão para a nossa reunião: reunimo-nos para que Deus cumpra o Seu propósito com respeito a Seu Filho, que Ele seja o centro das nossas reuniões. O nosso “congregar” não tem como objetivo suprir nossas necessidades. De fato, temos muitas necessidades e ao nos reunirmos muitas delas são supridas, mas isso é apenas uma conseqüência e não o foco. A nossa meta nas reuniões da igreja é para que Deus cumpra o Seu propósito. E qual é o Seu propósito? É que o Senhor Jesus Cristo tenha a primazia sobre todas as coisas, e, que faça convergir nEle, em Cristo, todas as coisas. De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. Efésios 1:10.
Este é o propósito do Pai, que todas as coisas sejam concentradas em Seu Filho Jesus Cristo. Ainda que a Bíblia aborde muitos assuntos, ela tem o seu foco voltado para uma única Pessoa: Jesus. O pastor Glênio disse que “Jesus é 100% Deus e ao mesmo tempo 100% homem, a fim de preencher 100% o vazio de uma humanidade 100% oca em sua vaidade egoísta”. Muita gente vive neste mundo tentando rechear o seu vácuo existencial com tudo aquilo que não tem qualquer realidade eterna e, por isso mesmo, vive uma vida apreensiva e desgostosa em seu íntimo. Então, se tudo o que eu me utilizo para preencher o vazio da minha existência é provisório e passageiro, então a minha vida encontra-se destituída de qualquer valor permanente. Sendo assim, Cristo é a única Pessoa capaz de dar significação àqueles que são prisioneiros da morte, pois Ele é o Único que tendo ressuscitado dos mortos tem a condição de dar vida eterna a quem é mortal. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus. 1 João 5:12-13. Você é uma criança ou um adulto? Ele quer que sejamos possuidores de tudo aquilo que Ele tem e é, mas Ele jamais vai dar para crianças, por isso é necessário que cresçamos. Quando desfrutamos de Cristo como nossa herança, crescemos na graça de Cristo e somos transformados à Sua imagem, então Deus encontrará Sua herança nos santos; como filhos maduros de Deus, nos tornamos Sua herança. Irmãos, quando o menino crescer, toda a herança, todos os bens, toda a riqueza dos pais tornam-se do filho, porque ele é o herdeiro daquela herança. Agora, sabemos pela Palavra de Deus que Cristo é a nossa herança, Cristo é a nossa terra prometida. A terra prometida fala da plenitude de Cristo. Então quanto mais conquistamos a terra prometida, mais estamos conquistando a Cristo e a Sua plenitude, porque Ele é a nossa herança. O SENHOR é a sua herança, como o SENHOR, teu Deus, lhe tem prometido. Deuteronômio 10:9. Amém.
SEJA UMA SEGUIDOR (A) DO BLOG.
DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário: