"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 15 de agosto de 2010

SUPERANDO DIFICEIS CIRCUNSTÂNCIAS

E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. Atos 16:23 e 25.

Você pensa estar com problemas? Imagine então, com as costas ensangüentadas e latejando de dor após ter sido açoitado? Suas pernas amarradas firmemente e tão abertas quanto possível, causando dores torturantes. E você está preso numa caverna úmida, fria e escura. O que faria em tais dificuldades? Gritaria? Choraria? Ficaria enfurecido com Deus? Paulo e Silas encontravam-se precisamente nessa situação, e, no entanto, foram capazes de passar por cima de suas dificuldades e até mesmo testemunhar àqueles ao seu redor. Com este episódio veremos como Deus pode utilizar situações difíceis para nos fortalecer e nos tornar mais parecidos com Ele. Em vez de sermos derrotados por nossas provações, podemos aprender a reagir positivamente e nos tornar homens e mulheres vitoriosos. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. Tiago 1:2.
Quando Paulo e Silas viajavam pela Ásia, eles chegaram a Filipos para pregar o Evangelho da graça de Deus. Eles chegaram a um rio e começaram a pregar o Evangelho, primeiramente para uma mulher rica chamada Lídia. Apesar da condição financeira e influencia, sua vida era vazia. À medida que Paulo pregava o Evangelho, Lídia descobria as respostas que vinha procurando. Ela e sua família creram em Cristo e foram batizadas. Mas sempre que Deus trabalha, satanás tenta revidar e eliminar o que o Espírito está fazendo. Uma moça possessa que previa o futuro passou a seguir Paulo e Silas pela cidade clamando: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Atos 16:17b.
Uma das técnicas favoritas do diabo é inundar o mundo com imitações baratas do cristianismo. Isso indiscutivelmente funciona. Há atualmente tantos cultos e grupos religiosos esquisitos ao redor do mundo que mencionam o nome de Jesus, o bastante para fazer os incrédulos recuarem quando o verdadeiro Evangelho é pregado. Depois de algum tempo, Paulo ficou incomodado com as interrupções da moça. Ele voltou-se, repreendeu o demônio que estava nela e expulsou-o, conforme lemos em Atos 16:18 Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.
Por causa de Paulo, aqueles homens de Filipos agora haviam perdido o seu negócio que dava muito lucro e com isso queriam que Paulo e Silas fossem punidos. Foram acusados de trazer uma religião falsa à cidade. O verdadeiro cristianismo, em geral, atrapalha alguns tipos de negócio,
especialmente aqueles que se aproveitam de fraquezas humanas. Sempre que os filhos de Deus vivem a vida cristã genuína, causam inquietação. Se Paulo e Silas tivessem se submetido à religião organizada de Filipos provavelmente não teriam sido presos. Entretanto, não estavam viajando para fazer amigos; viajavam para formar discípulos de Cristo. Irmãos, embora poucos de nós possam ser chamados para sofrer tão severamente, todos enfrentamos dificuldades e provações resultantes do nosso comprometimento com Cristo. Se permitirmos que situações negativas nos vençam, a estratégia de satanás acabará funcionando. É preciso aprender a superar as difíceis circunstâncias e, como resultado, fazer brilhar ainda mais a luz de Cristo que habita em nós. Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. Filipenses 2:14-15.
Vamos continuar imaginando Paulo e Silas, aprisionado numa cova escura e fétida, as pernas torturadas pela dor e as costas rasgadas pelos chicotes romanos. O que eles fizeram? O que você faria? Seria fácil questionar a Deus em tais circunstâncias. “Com licença, Senhor, mas está prestando atenção? Como o Senhor deixou que isso acontecesse comigo? De forma alguma isso se encaixa na imagem que tinha da vida cristã. O que está errado?” Eles poderiam ter ficado bravos com Deus, mas em vez disso, cantavam e se regozijavam. Em vez de gemidos, canções saíam de seus lábios. Em vez de maldizer aos homens que os prenderam, bendiziam a Deus. Em vez de reclamar ou pedir que Deus julgasse aqueles que lhes provocaram imensa dor, Paulo e Silas oravam. Quando você está com dor, meia-noite parece não ser o melhor horário para um culto de louvor. Mas por que eles cantavam? Vamos ler em Jó 35:10 Mas ninguém diz: Onde está Deus, que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite. Também podemos ler juntos em Salmos 42:8 Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.
É por isso que em meio a circunstâncias difíceis, sombrias, Paulo e Silas podiam alegrar-se. Eles sabiam o que significava levar o morrer de Jesus diário em seu corpo. Eles não viviam mais para si mesmos, mas para Cristo. Sem a vida de Cristo o nosso cristianismo fica impossível de se viver. Sem a vida de Cristo nós só poderemos ser bons religiosos. Canções em meio às provações, dificuldades, e em meios as noites escuras e dolorosas vem apenas de Deus. Não estão ao alcance do poder dos homens.
As canções de Paulo e Silas, à meia-noite, nos faz lembrar a fascinante história de Josafá em que Deus deu ao rei a mais estranha tática de batalha de todos os tempos. Josafá, sabendo que o exército inimigo vinha em direção a sua terra, postou, em obediência a Deus, cantores à frente de seu exército com uma finalidade: louvar ao Senhor antes da batalha!
Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2 Crônicas 20:21.
Irmãos, harpas e flautas não são as armas mais potentes para se levar ao campo de batalha! Por outro lado poderia ter sido uma boa oportunidade para se livrar dos que cantam muito alto ou tocam desafinado! A orientação estranha de Deus tinha a finalidade de mostrar a Josafá que a vitória só vem por seu Espírito, não por armas ou exércitos. À medida que os cantores começaram a cantar, vejam só o que aconteceu com os inimigos: Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. 2 Crônicas 20:22.
O segredo da nossa vitória sobre qualquer circunstância da nossa vida está exatamente neste ponto: louvar e cantar! Essa vitória memorável ensinou ao povo daquela época e também a nós nesta manhã, que o louvor e a adoração são elementos vitais na batalha espiritual. Através do louvor e de uma vida de louvor, Deus pode alcançar uma pessoa. Este mundo não tem nada parecido com a música de louvor e adoração que cantamos. Talvez você pergunte: por quê? Porque Deus habita no meio dos louvores de seu povo! Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel. Salmos 22:3.
A multidão pode cantar o hino nacional juntos num campeonato de qualquer modalidade ou pode cantar junto uma canção antiga e conhecida num concerto. Mas, a música de louvor e adoração ao nosso Deus é prerrogativa exclusiva da igreja que foi comprada com o sangue do Cordeiro. Irmãos, quando falo em superar as circunstâncias, não estou falando em usar a inteligência para resolver um problema. Estou falando de fé além das circunstâncias. Estou dizendo que não importa qual seja a situação, Deus está no controle de cada detalhe de sua vida como cristão. No vocabulário de Deus não existe a exclamação “ops” ou “epa, algo saiu errado”. O nosso Pai sabe o que está fazendo. Ele nos prometeu que: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28b.
Sempre tenha em mente que o objetivo supremo desse propósito é o bem, embora, seus meios imediatos possam parecer calamitosos. Essa promessa assegura que “todas as coisas”, seja qual for sua cor ou caráter, cooperam para o bem. Davi reconhecendo-se esse princípio escreveu: Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas. Salmos 119:91. Quando compreendemos que Deus detém o controle e começamos a adorá-Lo, elevamo-nos acima das circunstâncias, exatamente como Paulo e Silas. Eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses. Salmos 135:5. Amém.

SEJA UM(A) SEGUIDOR DO BLOG - DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário: