"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 12 de outubro de 2010

INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO

Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. Filipenses 3:18-19.
Antes de falar sobre “os inimigos da cruz de Cristo” vamos fazer uma leitura do significado da cruz para o mundo Romano, contexto vivenciado por Paulo em algumas de suas cartas. Segundo o professor Wander de Lara Proença em seu livro “Cruz e Ressurreição” A cruz foi introduzida ao império Romano com o intuito de intimidar a todos que fossem contrários ao seu sistema de governo. Os Romanos adotaram a crucificação que foram inventadas pelo Bárbaros. Os romanos adotaram a crucificação para os assassinos, rebeldes, ladrões, escravos e pessoas sem posição legal ou social. Os romanos torturavam os condenados: eram desnudados, flagelados, ofendidos em sua dignidade, feitos objetos aviltantes. Os condenados carregam a sua própria cruz. Crucificados ficavam suspensos entre dois ou três metros do chão. Observando estes aspectos históricos a respeito da cruz de Cristo, vale notar que, a cruz de Cristo tem um significado que transcende os fatos históricos. Para o Apostolo Paulo a Mensagem da cruz é o cerne de sua práxis teológica. Ele compreendeu que não existirá outro meio pelo qual o homem poderia ser justificado e possuir a vida de Cristo sem passar pela morte como também pela ressurreição. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” Romano 6:8.
É bem verdade, que o sistema da época recebeu pela soberania de Deus parte do significado da instrumentalidade da Cruz. Desta forma, com toda certeza a Cruz é o lugar onde todos os pecadores foram incluídos. Tenho a convicção de que não ficou nenhum ser humano fora da obra que Cristo realizou no Calvário, porque isso inclui todos os pecadores que nasceram afastados de Deus. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus... não há justo, nem um sequer. Romanos 3:23; 3:10
O Senhor Jesus atraiu toda a imundícia da raça humana na cruz, não só ladrões, beberrões, prostitutas, viciados, como também religiosos cheios de justiça própria, aqueles que têm como seu deus o seu próprio “ventre”. Esses colocam seu bem-estar, acima dos valores de Cristo. O Apóstolo Paulo denuncia os inimigos de Cristo, até chorando. Isso mostra que Paulo tinha convicção do que estava reservado aos inimigos da cruz, que com certeza é o inferno. Em outras palavras, o aposto Paulo não desejaria a morte do ímpio, pelo contrario, ele combateu o bom combate para que nenhuma das oportunidades que o Pai lhe proporcionava fosse desperdiçada. A Cruz de Cristo é um absurdo para aqueles que não desejam proclamar o EVANGELHO puro e simples e sem retoques humanistas. É de se observar, que em nossos dias algumas comunidades religiosas se preocupam em satisfazer as necessidades físicas e emocionais das pessoas esquecendo-se do fator principal que vai determinar se o individuo verá ou não o Reino de Deus. Não se pode esquecer, que esse Reino não é de “visível aparência” como afirmou o próprio Jesus em Lucas 17:20-21 Interrogando os fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de deus está dentro de vos.
O grande problema dos inimigos da cruz de Cristo é desejar que o reino de Deus tenha uma aparência. Eles desejam materializar esse reino, que por sua vez, não tem aparência, não é algo que você pode tocar. É bom lembrar que muitas arquiteturas que levam o nome de “reino de Deus” e até mesmo instituições religiosas, que não guardam os valores do reino de Deus e da Cruz de Cristo e nem tampouco proclama a sua mensagem. Permita-me contar uma história: Alguns anos atrás quando já estava certo de minha inclusão na morte e ressurreição com Cristo. Eu fui convidado para ministrar uma palavra na instituição em que trabalhava como educador de dependentes químicos. É bom lembrar que era um dia de festa, porque dois de seus internos estava se despedindo do grupo, porque o seu “tratamento” chegava ao fim. Pois bem, no período destes quatro meses em que convivi deu para conhecê-los um pouco e saber sobre o seu interesse pelo evangelho e identificar algumas características de uma nova criatura. Desta forma no meu discurso eu afirmei: Se algum de vocês sair deste centro de recuperação sem a experiência do novo nascimento continuará na mesma condição que nasceram segundo as escrituras: Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe
Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um só muitos serão constituídos justos. Salmos 51:5 e Romanos 5.19.
Logo depois foi convidado para uma reunião e demitido. A argumentação foi: eu estava desmotivando os internos a buscarem ajuda de psicólogos, laborterapia, e olhar tão somente para o que a bíblia diz a respeito de ser libertação. Depois de ouvi-los voltei a afirmar que se algum interno não nascer de novo, e experimentara sua morte e ressurreição em Cristo, vai para o inferno tratados da dependência química. Algumas horas depois o Espírito Santo fala ao meu coração e me trás a revelação, de que os inimigos da cruz de Cristo só se preocupam com as coisas terrenas. O fato de participar de uma entidade religiosa e ser um líder, não garante para ninguém a possibilidade de fazer parte do reino de Deus. É bom lembrar que existem muitos que carregam o titulo de “evangélicos” e até mesmo “apóstolos” onde a palavra da cruz é uma loucura para sua compreensão. Certamente a Palavra da Cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus I Coríntios 1:18.
A Palavra da cruz é Loucura para os que se perdem, por um único motivo: “o ser humano deseja um deus que não exija a morte de sua natureza perversa, ele só quer se livrar de alguns desconfortos”. O “evangelho” humanista propõe reformar o ser humano com a sua natureza caída. O Evangelho da Graça exige o fim da natureza pecadora. Vamos ler Romanos 6:6 e João 1:29 Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ninguém pode afirmar que é uma nova criatura sem antes ter passado pela Cruz. A cruz acaba com toda a presunção humana de ser alguma coisa. É por esse motivo que ninguém pode chegar à regeneração sem passar pela cruz e pela ressurreição. Por isso que Paulo expressou: Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado, I Coríntios 2:2.
Paulo entendeu que falar das coisas concernentes a Deus não é suficiente, ele entendeu que o mistério de Deus é Cristo e este crucificado. Muitas vezes ficamos perdidos em filosofias de vida religiosa e esquecemo-nos do essencial que é Cristo crucificado e ressurreto. Jesus Cristo esmaga a cabeça da serpente na cruz e acaba com a descendência da cobra o tipo do homem natural. Pelo fato do diabo não entender o mistério de Deus na missão de Cristo Jesus é que o mesmo utilizou-se de outros meios para acabar com a vida de Jesus. Por esse motivo Jesus quase foi apedrejado isso nós encontramos em Mateus capitulo 16 do verso 21-26, como também, através do discípulo amado de Jesus, o nosso irmão Pedro. Essa verdade também esta registrada em Mateus 16:22-23, E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo porque não compreendes as coisas que são de Deus mas só as que são dos homens. Como já disse o Pastor Glenio: “ninguém tem mais aversão à obra da cruz de Cristo do que o diabo e seus filhotes”. É por esta razão que muitos se infiltram no meio da igreja para tentar anular e confundir os irmãos desta verdade (Cristo crucificado e ressurreto). Temos que tomar cuidado com os lobos disfarçados de cordeiros. Contudo, gostaria de destacar que a cruz é o vitupério de Cristo. A Vergonha de nossa natureza perversa estava sobre Cristo naquela Cruz. Desta forma podemos compreender que o nosso salvador, nos salva da vergonha pela vergonha que a Cruz expunha o individuo. É por esse motivo que os amantes de si mesmo são inimigos da cruz, esses indivíduos estão cheio de si mesmo. Eles não pensam nas coisas que são de cima como nos ensina o Apostolo Paulo em Colessenses 3:22. É de verificar, que é por esse motivo que o pregador da mensagem da cruz tem que ser alguém pregado na cruz. O mensageiro da cruz de Cristo é alguém que experimentou e experimenta o levar o morrer de Jesus, para que a vida dele se manifeste. Mesmo que essa mensagem não agrade os espectadores humanistas interessados em satisfazer o seu próprio ventre. Não vamos deixar de proclamar a morte do pecador com Cristo na Cruz e a Sua ressurreição. Mesmo que a proclamação da mensagem da nossa morte e ressurreição com Cristo não atraia uma platéia avultosa, não vamos deixar de ser fiel ao que o Senhor nos revelou por intermédio de seu Filho. Em fim, vamos deixar de lado os inimigos da cruz e afirmar: Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Gálatas 6:14. A minha oração é para que todos creiam na morte inclusiva de Cristo Jesus no Calvário. E que os inimigos da cruz sejam convertidos pela graça regenerado do Pai. Amém.
Ricardo Evangelista

Nenhum comentário: