"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 20 de março de 2011

O TUDO DE DEUS-PAI PARA ABRAÃO

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Gênesis 12:1-2.
Vamos juntos nesta manhã conhecer mais um pouco sobre Abraão, que conhecemos como o pai da fé. O nome original de Abraão era Abrão. Mais tarde Deus mudou o nome dele para Abraão. Em ambos os nomes há a raiz “abra”, que na língua original significa “pai”. Abraão era um pai em si mesmo, e a lição que ele aprendeu foi conhecer a Deus como o Pai. Durante toda a sua vida, ele aprendeu esta única lição; conhecer a Deus como o Pai. Que significa conhecer a Deus como o Pai? Significa que tudo vem de Deus. O Senhor Jesus disse em
João 5:17b. Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Jesus não disse: “Meu Deus trabalha até agora”, porém que Seu Pai trabalha até agora. Deus ser o Pai significa que Deus é o Criador, o único Iniciador. O Filho veio do Pai. Então, lhes falou Jesus:
Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. João 5:19.
Deus nos fez seus filhos quando nos incluiu no Corpo de Cristo lá na cruz, para nos fazer morrer. Ganhamos a Vida de Cristo porque o Pai “nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais”. O Pai e o Filho são um, talvez seja por isso que Jesus disse que sem Ele nada podemos fazer. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5.
Amados irmãos, então essa deve ser a nossa experiência. Devemos receber graça de Deus para perceber que nós não podemos iniciar nada. Não somos dignos de iniciar coisa alguma. Tudo começou em Deus, pois lemos em Gênesis 1:1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. No princípio não éramos nós, mas Deus. Deus é o Pai, e todas as coisas originaram-se dEle. O dia em que Deus mostrar-lhe que Ele é o Pai, será um dia abençoado. Nesse dia você perceberá que não pode fazer nada e que está desamparado. Você não precisará tentar refrear-se para não fazer isso ou aquilo. Essa é a experiência de Abraão. Sua experiência nos mostra que ele não tinha a intenção de tornar-se povo de Deus. Abraão não iniciou nada. Foi Deus quem iniciou. Deus o quis, e Ele o chamou. Abraão nunca pensou nisso. Aleluia! Deus quis e Deus fez a obra. Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13.
Deus é o Pai. Abraão não foi voluntário para ir à terra que mana leite e mel. Primeiramente Deus falou, e então Abraão foi e possuiu a terra. Ele nada sabia sobre ela de antemão. Quando Abraão foi chamado, ele não sabia para onde estava indo. Lemos em
Hebreus 11:8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
Ele deixou a terra de seu pai sem saber para onde ia. Esse era Abraão. Deus foi o Iniciador de tudo para ele; ele não tinha nada a fazer. Se você sabe que Deus é o Pai, você não será tão confiante, e não dirá que pode fazer o que quer. A vida de um regenerado é de total e absoluta dependência do Pai. Em vez disso, devíeis dizer:
Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Tiago 4:15.
Não estamos aqui para fazer a vontade do Pai? Então, por que às vezes nós queremos que seja feita a nossa vontade e não a dEle? Se você passou pela cruz, certamente a sua vida é governada pelo Senhor. Não podem existir dois comandos em nós. A vida da nova criatura é governada pelo Senhor e somente por Ele. Portanto, tudo o que o Senhor disser, eu farei. Isso não significa que deva ser indeciso, mas, sim, que você realmente não sabe o que fazer e que só saberá depois que o Pai revelar Sua vontade. Você tem procurado pelo menos saber a vontade de Deus para a sua vida? Você sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida? Será que podemos orar desta maneira:
Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. Mateus 6:10.
Outra coisa muito importante que quero ressaltar na vida de Abraão, é que ele não sabia que iria gerar um filho. Ele até mesmo teve de receber seu filho de Deus. Abraão não podia iniciar definitivamente nada. Seu filho foi-lhe dado por Deus. Esse era Abraão.
Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela. Gênesis 17:15-16.
Abraão conheceu a Deus como o Pai. Esse tipo de conhecimento não é um conhecimento doutrinário. É um conhecimento no qual se é levado a confessar: “Deus, eu não sou a fonte. Tu és a fonte de tudo, e Tu és a minha fonte. Sem Ti, eu não consigo ser um começo”. Irmãos, se não temos a percepção de Abraão, não podemos ser o povo de Deus. A grande lição que temos de aprender é perceber que nada podemos fazer e que tudo depende de Deus. Ele é o Pai e o Iniciador de tudo. Você por acaso algum dia desejou ser salvo? Eu creio que não. Pois um dia você ouviu a Palavra da Verdade e foi Deus quem gerou vida na sua degeneração.
Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18.
O princípio da obra de Deus é primeiro fazer algo na vida de uma pessoa e então gerar outras por meio dela. A obra de Deus é viva, e quando Ele semeia a semente viva dentro de uma pessoa, a semente crescerá. Paulo disse aos coríntios:
Pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus. 1 Coríntios 4:15b.
Gerar é um importante princípio na obra espiritual. O princípio da obra espiritual é o de gerar, por isso a pregação do Evangelho é necessária. Por outro lado será inútil pregar aos outros algo que não temos em nós mesmos. Se temos a semente, temos o crescimento. Sem a semente não pode haver o crescimento. A obra de Deus está relacionada à vida; ela não é uma doutrina vazia. Quando passa por um caminho ordenado por Deus, você terá a habilidade para gerar. Caso contrário, nada terá proveito. Para abençoar todas as famílias da terra, Deus teve de trabalhar em Abraão. Para ter um grupo de crentes, Deus primeiro teve que ganhar um crente. Abraão foi o primeiro que creu. Depois, muitos crentes foram gerados por intermédio dele. Todas as famílias da terra são abençoadas, não pelo sermão que ouvem, mas pela vida que recebem.
Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Gálatas 3:7 e 14.
Não podemos nos esquecer que Deus trabalhou primeiro em Abraão, depois por intermédio dele expandiu a Sua obra para muitas pessoas. Um dia, quando descer a cidade que Abraão aguardava ansiosamente, a cidade cujo “arquiteto e edificador é Deus”, todas as famílias da terra serão plenamente abençoadas, e o plano eterno de Deus será totalmente consumado. Vamos ler
Gênesis 12:3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Isso mostra que Deus não esqueceu as nações. Deus não abençoa diretamente as nações da terra. Antes, Ele as abençoa por intermédio de Abraão. Deus escolheu um homem, e esse homem tornou-se um vaso. Desse homem veio uma família, e dessa família veio uma nação, e dessa nação veio à benção para todas as famílias da terra. Deus não abençoa diretamente as nações. Primeiramente Ele trabalha em um homem, e por meio desse único homem todas as nações da terra são abençoadas. Deus depositou plenamente Sua graça, poder e autoridade nesse único homem, e por meio desse único homem dispensou todas essas coisas para todos os homens. Esse é o principio da escolha de Abraão. E esse princípio continua até hoje. Em outras palavras, o propósito eterno de Deus e Seu plano estão unidos aos homens que Ele escolheu. Mas lembre-se, tudo provém dEle! Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 2 Coríntios 5:18. Amém.
DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE EM SEU FILHO JESUS CRISTO.

4 comentários:

Andréa Larrubia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréa Larrubia disse...

Graça e paz meu amado irmão.
Agradeço muito sua visita ao meu blog,e sinto-me honrada com o desejo que tem em segui-lo. Para que você tenha uma melhor visualização do meu blog, oriento que utilize o Mozilla Firefox e assim poderá achar facilmente o quadro de seguidores.
Aguardo seu retorno.
Aproveito para parabeniza-lo por seu blog e comunicar que já estou o seguindo.
Deus o abençoe abundantemente.
Em Cristo Jesus,
Andréa Larrubia.
http://andrealarrubia.blogspot.com/

Samuel Monteiro disse...

PAZ DO SENHOR IRMÃO, MUITO BOA ESTA POSTAGEM. O MESMO DEUS DE ABRAÃO, O MESMO DEUS QUE LHES FEZ PROMESSAS, ESTENDE ELAS A NÓS GENTIOS
OBRIGADO PELA VISITA AO MEU BLOG
JÁ ESTOU LHE SEGUINDO

Girlane Moreira disse...

Oi Cláudio, a paz. De fato, temos muito o que aprender com obediência que teve Abraão. Fiquei muito feliz com suas palavras. Realmente a capelânia hospitalar é um trabalho lindo, sério e muito gratificante. Parabéns pelo seu trabalho no blog. Um grande abraço, meu irmão. Estou seguindo aqui.