"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 25 de setembro de 2011

CONHECENDO A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. João 14:16-17.
O Espírito da Verdade é o Espírito Santo. Este mundo não pode receber o Espírito, porque não O vê, nem O conhece. Mas nosso Senhor disse: “vós o conheceis”. Por que? Porque ele habita convosco e estará em vós. Esse conhecimento não é objetivo, mas experimental. Todo homem e mulher que creu em sua morte e ressurreição com Cristo são habitados pelo Espírito Santo. E o Espírito do Senhor está conosco vinte e quatro horas por dia. Por causa da presença do Espírito Santo, o cristão deveria conhecê-lo, deveria estar face a face com Ele, em Sua presença cada dia, cada hora e cada segundo. Se vivemos com alguém 24 horas por dia, sem dúvida alguma conhecemos essa pessoa. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:20. Estamos vivendo uma época onde a Pessoa do Espírito Santo é muito mal entendido no meio do povo de Deus, e alguns aceitam muitos fenômenos estranhos como manifestações do Espírito Santo. Há muitos e diferentes entendimentos a respeito desse assunto, por essa razão há muita confusão no meio do povo de Deus. A única alternativa para desfazer essas confusões e enganos é a Palavra de Deus. Por isso, procuraremos evidências na Palavra de Deus para confrontar nosso entendimento sobre o Espírito Santo e verificar se o mesmo é correto ou não. Segundo as Escrituras, quando cremos no Senhor Jesus Ele está conosco e nós em Sua presença. A presença do Espírito Santo é a presença de Deus. Se o Espírito Santo está em algum lugar, Deus está ali também. Como o Espírito Santo habita no cristão, Deus e Cristo também habitam nele. Deus está em Cristo, Cristo está no Espírito Santo, e o Espírito está em nós. Que maravilhosa união com Cristo! 1 Coríntios 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Precisamos ficar felizes, porque Deus está no meio de Seu povo. A presença de Deus é uma recompensa para nós, entretanto isso não significa que não teremos de passar por problemas. O apóstolo Paulo tentou diversas vezes remover aquele espinho de sua carne, mas o Senhor não quis remover. Por que? Porque Paulo precisava aprender uma valiosa lição: Depender do poder do alto, por isso o Senhor lhe disse:
A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9.
Agora vamos avançar para algo que é de uma importância ainda maior. As Escrituras ensinam que o Espírito é subordinado ao Pai e ao Filho. Também o filho Se subordinou ao Pai. Vejamos este texto de
João 14:10b. As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
As obras que Ele realizava não eram propriamente Suas. O Pai Lhe deu as obras; o Pai lhe disse o que fazer. Irmãos, aqui somos ensinados que o Espírito Se subordinou tanto ao Pai quanto ao Filho. Isso é o que está subentendido em
João 16:13a. Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo.
Isso significa que Ele não fala de Si mesmo, assim como sucede em relação ao Filho, lhe é dado o que falar. E, na verdade, Sua obra, nos é dito, é glorificar a Cristo. O Espírito Santo não glorifica a Si mesmo; Ele glorifica o Filho. Leiamos
João 16:14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Não seria isso extraordinário? Eis aqui a subordinação, eis aqui a distribuição da obra. O Filho diz que veio para glorificar o Pai; e a obra do Espírito é glorificar o Filho. É maravilhoso ver um refletindo a glória do outro. Ao meu ver, esta é uma das coisas mais espantosas e extraordinárias acerca da doutrina bíblica sobre o Espírito Santo. O Espírito parece esquivar-Se e ocultar-Se. Ele está sempre focalizando o Filho, e essa é a razão por que creio, e creio profundamente, que o melhor de todos os testes, se temos ou não recebido o Espírito, é indagando a nós mesmos o que pensamos do Filho e o que sabemos sobre Cristo. Seria o Filho real para nós? Essa é a obra do Espírito Santo. Ele é glorificado indiretamente; Ele está sempre apontando para o Filho.
Efésios 1:17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.
Vocês podem ver quão facilmente nos desviamos e nos tornamos hereges, caso nos concentremos excessivamente, e de uma forma antibíblica, sobre o Espírito isoladamente. Devemos ter consciência de que Ele habita em nós, sim, mas Sua obra de habitar em nós visa a glorificar o Filho e trazer-nos àquele bendito conhecimento do Filho e de seu miraculoso amor por nós. É Ele que nos revigora com poder no homem interior, a fim de que conheçamos esse amor, esse amor de Cristo.
Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:16-19.
Se sabemos que o Espírito Santo é uma Pessoa, devemos entesourar Sua presença. Isso é incomparável, é maior que qualquer outra coisa, estar na presença do Espírito Santo é estar na presença de Deus. Ainda que estejamos passando por um deserto, o deserto não será deserto, porque Deus está presente. O Espírito Santo é o próprio Deus.
2 Coríntios 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Irmãos será que existe alguma esperança para nós? Sim, no Filho. Ele se tornou visível, e através do Espírito o Filho Se faz real para todos nós os que cremos. E assim vamos ao Pai com confiança e com segurança. Deus o Filho é o Deus revelado, Deus é conhecido. Deus o Espírito é aquela Pessoa que exerce Sua força e poder em nós. Ou poderão pensar no Espírito como Deus, o doador de vida, o Senhor. Como sabemos disso? Sabemos porque o Espírito Santo, a terceira Pessoa da santíssima Trindade, habita em nós, nos ilumina, nos comunica entendimento espiritual, consagração e unção.
E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 1 João 2:20.
O Espírito Santo tem duas missões: a primeira é glorificar a Cristo, e a segunda é testificar de Cristo. Ele tem um assunto apenas, nunca falar de Si mesmo, sempre se esconde. Se conhecermos Cristo, se pertencemos a Ele, o Espírito Santo estará satisfeito. Ele deseja servir-nos com Cristo. O Espírito Santo dignou-se tomar a posição mais humilde. Ele é uma Pessoa divina, é o próprio Deus, mas desejou tomar o terceiro lugar para nos servir. Quando crescemos no Senhor, somos transformados pelo Senhor, mas muitas vezes ignoramos que essa obra é realizada pelo Espírito Santo. Ele jamais fará propaganda de Si mesmo. Se vemos Cristo em uma reunião, isso é resultado da obra do Espírito Santo, contudo Ele próprio nunca se permite aparecer, Ele até mesmo se esconde. Ele veio para dar testemunho de Cristo.
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. João 15:26.
Não meditemos no que Ele faz, compreendamos quem Ele é. Que ato de humilhação, de rebaixamento ocorreu quando o Filho nasceu como um bebê em Belém! Mas é igualmente um ato de humilhação para essa terceira Pessoa da bendita Trindade vir habitar em vocês e em mim.
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19.
Ele entrou em nós, e nós podemos entristecê-lo. Ponham isso ao lado da encarnação e lembrem-se da humilhação que ocorre para que vocês e eu pudéssemos ser resgatados, pudéssemos ser redimidos, pudéssemos ressuscitar e pudéssemos tornar-nos filhos de Deus. Que bendita obra da Trindade! Amém.

Deus te abençoe querido irmão(a)

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário: