"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 18 de setembro de 2011

A PESSOA, DIVINDADE E OBRA DO ESPÍRITO SANTO

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. 2 Coríntios 13:13.
Se o Espírito Santo não fosse uma Pessoa não teríamos nenhuma possibilidade de termos comunhão com Ele. O Espírito Santo é conhecido por muitos nomes: Espírito eterno, Espírito de santidade, Espírito da vida, Espírito da verdade, O Consolador e muitos outros. Já passou pela sua mente por que Ele é chamado o Espírito Santo, ou Santo? Podemos dizer seguramente que a explicação consiste em que é Sua obra especial produzir santidade e ordem em tudo o que Ele faz na aplicação da obra salvadora de Cristo. Seu objetivo é produzir santidade, e Ele faz isso na natureza e na Criação, tanto quanto nos seres humanos. Sua obra máxima, porém, é fazer de nós um povo santo, fazer-nos santos como filhos de Deus. Ele é chamado de Espírito Santo com a finalidade de ser diferenciado dos demais “espíritos, os espíritos malignos. Eis a razão porque somos exortados a provar os espíritos se de fato são de Deus.
Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 1 João 4:1.
O Espírito Santo é descrito como o Consolador, “outro Consolador”, e consolador é alguém que se põe ao nosso lado e nos auxilia. A mesma palavra é às vezes traduzida advogado. O Espírito Santo é aquele que assume o lugar de nosso Senhor. Ele está dentro de nós para guiar-nos; e essa é a razão porque nosso Senhor ainda foi capaz de dizer:
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. João 16:7.
Uma outra prova que o Espírito Santo é uma Pessoa é que Ele, segundo as Escrituras, é suscetível a tratamento pessoal. Noutras palavras, somos informados que podemos fazer certas coisas ao Espírito Santo, levando-O a reagir como só é possível a uma pessoa reagir. Somos informados que se pode mentir ao Espírito Santo. É o caso de Ananias e Safira que haviam declarado que haviam dado tudo, mas Pedro os acusou por terem mentido ao Espírito Santo. Atos 5:3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Portanto, não uma influencia, não algum poder indistinto, mas claramente uma pessoa. Também descobrimos que o Espírito Santo pode ser insultado, ou ultrajado, conforme diz em
Hebreus 10:29 De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?
Também descobrimos que o nome Espírito Santo se encontra vinculado ao nome de Deus, e isso não só estabelece Sua Pessoa, mas também Sua divindade. Isso podemos ver na forma batismal, na benção apostólica e, naturalmente; especificamente em
1 Coríntios 12:4,6. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
Em determinado ponto somos informados que é o Espírito quem faz isso, e no momento seguinte somos informados que é Deus, o mesmo que opera tudo em todos, e Ele é o Espírito. Portanto, o Espírito é Deus, Sua divindade está provada. Outro ponto fundamental que descobrimos do Espírito Santo, é que certos atributos específicos Lhe são atribuídos e, isso é muitíssimo importante. Somos informados que Ele é eterno; e para ser eterno é preciso ser Deus, pois somente Deus é eterno. Vamos ler
Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
Outro atributo da Sua pessoa que somos informados é que Ele é onipresente; Ele está presente em toda parte. Isso também só pode ser verdade em relação a Deus. Leiamos o
Salmos 139:7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
Ele é também onipotente; não há limite em Seu poder, e isso é igualmente um atributo próprio da Divindade. Quando o arcanjo visitou Maria e lhe disse que conceberia “aquele que será chamado Santo”, o Filho de Deus, Ele lhe disse como está escrito em
Lucas 1:35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
Nosso Senhor foi “concebido do Espírito Santo”. Ele era o poder, esse poder onipotente, o poder do Altíssimo que a cobriu com Sua sombra, e o Senhor nasceu de Maria. Da mesma forma, somos informados que Ele é onisciente; Ele conhece todas as coisas. Mais uma vez temos exemplo disso em
1 Coríntios 2:10b-11. O Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
Vemos que o Espírito conhece, e por isso seu conhecimento é igual ao conhecimento de Deus. Ou então tomemos aquelas afirmações de nosso Senhor acerca do Consolador registrado em
João 14:26. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Irmãos, Ele conhece todas as coisas e, portanto, as pode ensinar. Não há limite para Sua capacidade de ensinar-nos, já que Ele conhece toda verdade. Portanto Ele nos guiará a toda verdade:
Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13.
Vamos verificar mais um exemplo que evidencia que o Espírito Santo realiza obras divinas. Certas coisas são feitas pelo Espírito, as quais nos informam as Escrituras que só podem ser feitas por Deus. Antes de tudo, a Criação. Lemos em Gênesis 1:2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. O Espírito estava presente no início de tudo. Jó também diz:
Jó 33:4 O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.
Essa obra criadora do Espírito Santo é também outra prova de Sua Divindade. E assim, naturalmente, é preciso lembrar que Sua operação especial é aquela que descrevemos como regeneração. Todo ser humano que nasce neste mundo, já nasce espiritualmente morto, e por isso há uma necessidade de novo nascimento. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7. E somos regenerados somente através da ação do Espírito Santo, operando a Sua obra em nós. É o Espírito Santo que produz em cada um de nós o novo nascimento. Pois cremos e entendemos que é o Espírito Santo quem nos vivifica, por isso é necessário nascermos do Espírito.
João 3:5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
Irmãos é obra do Espírito Santo trazer a nós, bem como fazer real em nós, de uma maneira experimental, essa tão grande salvação da qual Jesus veio ao mundo efetuar. Na divindade, o Espírito Santo é o executivo, o executor. E assim, descobrimos que, neste grande plano, o Espírito Santo é o aplicador da salvação. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:4-7. Amém.

Nenhum comentário: