"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 14 de julho de 2012

O ESPÍRITO SANTO EM VÓS

O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. João 14:17.
Sem dúvida, a mente da Igreja está sendo instruída e o seu coração está sendo preparado, como nunca antes, para reconhecer a maior promessa tanto para ela como para o mundo: a habitação, o ministério e a cooperação do bendito Espírito Santo. O nosso Senhor Jesus Cristo, o eterno Filho de Aba, é a suprema resposta a toda inquietação e angústia dos nossos dias. Mas Ele não pode e não irá revelar-Se a Si mesmo. A revelação de cada Pessoa da Santa Trindade é feita por outra Pessoa da Trindade. O Filho revela o Pai, mas a Sua revelação depende do testemunho do Espírito Santo. Fixemos em nossa mente que o bendito Espírito Santo voltará nosso pensamento e atenção de Si mesmo para Cristo, com quem Ele é um na Santa Trindade e a quem Ele veio revelar.  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:14.
Agora devemos ansiar pela graciosa concessão do Espírito, para que Ele nos revele as coisas mais profundas de Cristo. Este deve ser o desejo de todo aquele que foi morto com o Senhor na cruz. Irmãos o Espírito Santo, durante o tempo presente, está em missão oficial na Terra; e toda presença espiritual e comunhão divina da Trindade com os homens se dá por meio d’Ele. Em outras palavras, enquanto o Pai e o Filho estão real e pessoalmente no céu, Eles estão de forma invisível aqui no corpo dos fiéis, pela habitação do Consolador. Com isso não queremos sugerir que Ele tenha deixado de estar no céu. Deus não é como o homem finito, que pode estar em apenas um lugar ao mesmo tempo. Jesus afirmou algo a Seu próprio respeito tão misterioso e aparentemente contraditório que já se fizeram muitas tentativas para explicar seu sentido literal e óbvio: Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu. João 3:13.
Muito interessante: Cristo na Terra e ao mesmo tempo na glória; aqui e lá, ao mesmo tempo. Por que essa palavra de nosso Senhor parece incrível? E da mesma forma que acontece com o Filho, assim também com o Espírito. O Espírito Santo está aqui, habitando perpetuamente na Igreja; e Ele está igualmente lá, em comunhão com o Pai e com o Filho, de quem procede, e dos quais, como participantes da Divindade, jamais pode Se separar, assim como o raio solar não pode separar do sol, de onde provém. Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. João 15:26.
O Espírito Santo desceu para comunicar à Igreja e para operar nela a obra consumada por Cristo. Assim como Deus o Filho completa a obra de Deus o Pai para os homens, assim Deus o Espírito Santo torna real aos corações humanos a obra de Deus o Filho. Entendamos que na Trindade há uma maravilhosa harmonia, pois quando Cristo exercia o Seu ministério na Terra, o Pai nos remetia a Ele dizendo: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. Marcos 9:7b.
Por outro lado, quando o Espírito Santo inicia Seu ministério terreno, Cristo nos remete a Ele, também falando do céu, com ênfase repetidas vezes, dizendo: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2:29.
Assim como cada Pessoa nos remete ao ensino da outra, cada uma, por sua vez, completa o ministério da outra. Vemos essa ordem nos ministérios das Pessoas da Trindade tão definida e eterna, que a encontramos claramente prenunciada até mesmo nas figuras apresentadas no Antigo Testamento. Há muitas pessoas que se referem com desprezo as figuras, mas na verdade elas são tão preciosas como a matemática. As figuras estabelecem a seqüência dos eventos na redenção com tanta exatidão como o nascer e o pôr do sol nos céus. No templo, por exemplo, jamais se verá a bacia de água colocada antes do altar. O altar é o Calvário, e a bacia de água é o dia de Pentecostes. Um representa o sangue do sacrifício, o outro representa o Espírito santificador. Se algum sumo sacerdote descuidadamente se achegasse à bacia de bronze sem antes ter passado pelo altar de bronze, poderíamos esperar uma voz de repreensão vinda do céu: “Ainda não é hora de lavar-se com água”. Sabem o que isso significa? Significaria exatamente a mesma coisa que: “Ainda não havia Espírito”. Pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. João 7:39b.
Lembremos que o primeiro pecado de Adão interrompeu a comunhão do homem com Deus, e a sua união foi rompida. Quando o último Adão, depois da cruz e da ressurreição, assumiu Seu lugar à direita de Deus, restaurou-se essa comunhão interrompida. São muito lindas as palavras do nosso Salvador ressurreto quando trata esse assunto: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. João 20:17b.
Irmãos o lugar que o divino Filho de Deus conquistou no coração do Pai, Ele conquistou para nós também. O que nos encanta é que toda aceitação e posição e privilégio que agora era d’Ele também era nosso, por direito de redenção; e o Espírito Santo foi enviado para confirmar isso e nos fazer compreender aquilo que Cristo conquistou por nós. Por isso que sem a obra expiatória de Cristo em nosso favor seria impossível a obra santificadora do Espírito em nós; e sem a obra do Espírito em nós, a obra de Cristo em nosso favor teria sido em vão. Leiamos em Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
A maravilhosa obra da cruz foi com a finalidade de sermos libertos plenamente do pecado e para desfrutarmos das riquezas insondáveis que estão em Cristo Jesus. O Espírito Santo foi dado a Igreja para nos mostrar o quanto o nosso Senhor é rico. Lembram do servo de Abraão? Como foi que ele conquistou o coração de Rebeca? Ele disse que seu senhor era muito rico. Vamos ler em Gênesis 24:34-35. Então, disse: Sou servo de Abraão. O SENHOR tem abençoado muito ao meu senhor, e ele se tornou grande; deu-lhe ovelhas e bois, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
Também da mesma maneira ocorre conosco. O bendito Espírito Santo veio até nós, para nos dizer que na cruz “a riqueza da sua graça” nos foi assegurada no perdão dos pecados; no trono “a riqueza da sua glória” nos foi garantida ao nos fortalecer em todo poder pelo Seu Espírito no homem interior, na habitação de Cristo em nosso coração pela fé e em sermos tomados de toda a plenitude de Deus. Agora é bom que entendamos claramente que a divina riqueza só se torna completamente disponível a nós, quando por Sua graça, participamos igualmente com Cristo da Sua morte, ressurreição e ascensão. O Espírito Santo, o divino Tabelião, não possuía totalmente a herança para transmitir, até que Jesus fosse glorificado. Quando Cristo foi glorificado o Espírito Santo pode comunicar a Igreja, a Sua Vida, o Seu poder, as Suas riquezas, a Sua glória. Cristo à direita de Deus tem mais para dar do que enquanto estava na Terra; por isso a Igreja terá mais para receber por meio do Espírito do que por meio do Cristo visível. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:15. Amém.
DEUS TE ABENÇOE IRMÃO(A).

Nenhum comentário: