"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 23 de dezembro de 2012

NOS LUGARES CELESTIAIS EM CRISTO


Porque morrestes e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Colossenses 3:3a.  Efésios 2:6.
Quando meditamos na carta aos efésios, entramos num campo inteiramente novo. É como passar de um mundo para outro. Em coríntios encontramos tudo ligado à terra, de uma forma carnal e almática, ou seja, vida controlada pela alma, e todas as características que encontramos aí é devido à uma vida terrena. Irmãos, a única palavra que deve governar a nossa vida é os lugares celestiais. Passamos das coisas terrenas para as celestiais quando cremos e ganhamos realmente a nossa experiência de morte e ressurreição juntamente com Cristo. Quando isto se torna real em nós, passamos do tempo para a eternidade. Podemos naturalmente concluir de imediato que, se os nossos horizontes ficam para traz e se esta é a nossa condição, isto pode seguramente significar crescimento espiritual. Se quisermos interpretar esta palavra celestial de uma forma prática, encontramos a chave em Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.
Quando compreendemos este verso e temos a legítima experiência com o Senhor Jesus nos lugares celestiais, isto significa que agora, neste campo da nossa vida cristã, os valores espirituais são preeminentes. Em muitos de nós os valores espirituais não são preeminentes, porque o que governa a nossa vida são os interesses pessoais. Se não vigiarmos, certamente as coisas espirituais serão puxadas para baixo, os dons espirituais serão arrastados para o campo onde o foco não será o nosso Senhor e sim nossos interesses terrenos. O apóstolo Paulo nos chama a atenção para este fato: O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.  Filipenses 3:19. A ofensa da cruz é que não há nada do que se gloriar na carne. Toda glorificação na carne, até mesmo de forma religiosa, é removida pela cruz de nosso Senhor. Há uma vida religiosa terrena que quer fazer do cristianismo algo daqui, visto e sentido. Isto é uma igreja terrena e não celestial. Para o nosso Pai celestial somente o valor espiritual conta. Onde está Cristo esta o foco de Deus. O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais. Efésios 1:20.
O que realmente governa toda a carta de efésios são os valores espirituais e não os terrenos. Como as coisas são vistas de cima e não o que elas parecem ser do ponto de vista terreno, não como nós as medimos aqui na terra, mas como elas são do ponto de vista do céu, como o Senhor elevado nas alturas as vê. Então quando chegamos a posição de Efésios, somos imediatamente apresentados à preeminência de valores espirituais. Paulo pelo Espírito do Senhor deseja nos levar a posição onde o Espírito é a grande e dominante realidade. E esta realidade é trazida plenamente a vista, onde o espiritual importa mais do que qualquer outra coisa. Veja um precioso exemplo em Filipenses 1:21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Por isso, se quisermos crescimento espiritual, se realmente estivermos indo para essa plenitude maior, teremos que abandonar esses padrões terrenos, e julgamento e interesse, e chegar à posição onde, afinal de contas, nada mais importa do que o valor espiritual. Hoje Cristo está no céu, portanto, devemos conhecê-lO agora apenas de uma forma espiritual, e não mais segundo a carne. Não O conhecemos como os homens se conhecem uns aos outros na terra. É difícil de compreender isso irmãos? Cristo verdadeiramente disse em João 14:19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
Cristo só poderá ser verdadeiramente conhecido agora de forma espiritual; Ele está no céu. Assim, aqui novamente a grande frase é “nos lugares celestiais em Cristo”; isto é, o grande valor espiritual é Cristo conhecido de forma espiritual. Crescimento é uma questão de conhecimento de Cristo. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32.
Fomos regenerados para crescermos na graça e no conhecimento do Senhor. Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. 2 Pedro 3:18.
Onde estamos vivendo? É neste miserável campo terreno de pessoas e coisas aqui embaixo, ou é no campo de Cristo? É a vida espiritual e os valores espirituais que interessa? Não podemos ser influenciados pelo relacionamento com as pessoas deste mundo uma vez que morremos para este mundo perverso e mau. Estamos num lugar muito elevado, nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14.
A partir desta experiência real e definitiva com Cristo, o crescimento espiritual, então, é uma questão de se distanciar no nível do velho homem, das coisas terrenas. Estamos em Cristo e por isso somos novas criaturas e outras coisas não podem mais governar, absolutamente; é o próprio Senhor e as coisas que são espirituais que predominam conosco. Este é o terreno celestial. Mas devemos tomar cuidado com o toque terreno, as divisões da vida terrena. Mas, nos lugares celestiais não há toque terreno, e isto resulta em não haver homem terreno. Na carta aos Efésios temos contato com o homem espiritual, Cristo, e, então, com o novo homem. Neste novo homem não há judeu, nem grego, não há servo nem livre; não há nenhuma divisão, mas um novo homem em Cristo. Efésios 2:14-15  Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz. Assim, isto espiritualmente e celestialmente significa que conhecemos os cristãos somente em Cristo. Nós não os conhecemos por aquilo que eles são em si mesmos, nem pelo que são religiosamente, ou seja, se pertence a esta ou aquela igreja. Conhecemos os irmãos em Cristo, e a medida da nossa unidade prática será a medida de Cristo. Nós vamos até onde podemos com a medida espiritual de cada um; fazendo disso a coisa que governa. Agora, se temos que nos aprofundar e ampliar na comunhão, devemos crescer em medida espiritual. O crescimento espiritual resultará numa expressão mais plena de comunhão. Caso contrário não haverá crescimento. Leiamos Efésios 4:13  Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Muitas pessoas não crescem porque ainda estão amarradas as suas próprias cercas terrenas, as cercas de algo em particular. Se este for o seu caso, saia dessas coisas e vá para a vastidão eterna de Deus, do propósito eterno, e verá que todas as cercas vêm abaixo e o crescimento espiritual toma lugar. O que o Senhor procura? Não apenas coisas boas para Ele mesmo, embora sejam boas; Ele procura nada menos do que a grande síntese de todas as coisas que está em Cristo. De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra Efésios 1:10. Amém.

Ouça nossos estudos no YOUTUBE acessando o link abaixo:

http://www.youtube.com/user/claudioamorandi?feature=watch





Nenhum comentário: