"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 20 de abril de 2013

SOMOS VITORIOSOS PORQUE CRISTO É VITORIOSO!!! QUE BENÇÃO!!!!!!

"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de Ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Romanos 8:35-37).


A vida de vitória está diretamente relacionada com a nossa total dependência da vida de Cristo no nosso interior.
Por meio do nosso Senhor Jesus, que nos amou, fomos feitos mais que vencedores em todas as circunstâncias. Do ponto de vista da Palavra de Deus, ser mais que vencedor deve ser a experiência de qualquer nascido de novo. Porém, muitos cristãos amargam uma dura experiência contrária à promessa bíblica, pois, à menor mudança circunstancial envolvendo seu viver, sem falar em perseguição ou espada, sucumbem e caem em murmuração. No entanto, a Palavra de Deus afirma, em Romanos 8:28, que: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". E se todas as coisas cooperam para o nosso bem, somos sempre mais que vencedores. Uma vida vitoriosa deve ser uma experiência normal de cada cristão. A derrota deve ser vista como anormal na experiência cristã. Segundo a vontade de Deus, todo regenerado deve ser um vitorioso em Cristo Jesus. É parte do plano de Deus que o cristão sempre seja triunfante, em todas as circunstâncias. Lemos em 2 Coríntios 2:14: "Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento". Segundo Watchman Nee, A vida cristã não é uma vida que às vezes vence e às vezes é derrotada; não é uma vida que é derrotada pela manhã e que vence à tarde. Ela é sempre triunfante. Segundo o padrão bíblico, deve ser considerado estranho se você não vence, e comum se você vence. As seguintes palavras de Jesus trazem luz para o nosso entendimento. No livro de João 7:38, está escrito: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Todos os recursos necessários para a vida cristã encontram-se unicamente em Cristo Jesus. Ele é a plenitude de todas as coisas. Ele é a revelação da graça de Deus. Nele tudo foi consumado. No livro de Colossenses 1:19 e João 19:30, lemos: "Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito".
Fomos salvos inteiramente pela graça de Deus. Não fizemos nada para merecermos a salvação. Salvação é uma dádiva divina. Lemos em Efésios 2:1, 5 e 8: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo - pela graça sois salvos. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus". Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus, mediante a sua plena graça, operou em nós o milagre do novo nascimento. Nas palavras de Charles Trumbull: Mediante fé simples na obra terminada, perfeita, incapaz de ser melhorada que Cristo realizou, o pecador é nascido do alto. Cabe ao pecador render-se integralmente a Cristo. Cabe a Cristo salvá-lo totalmente. Toda obra da regeneração é realizada por Deus. O novo nascimento é um milagre, não um prêmio. Alguém disse que: A graça não compartilha de qualquer coisa com o homem. A graça não é um esforço conjunto. A graça não consiste de cooperação. É absolutamente exclusivista. Graça significa “Deus faz tudo”.
Contudo, o que Cristo alcançou na cruz não somente nos salva da penalidade do pecado, mas também nos abre uma porta para podermos desfrutar de uma vida de vitória sobre o pecado. O Senhor quer que todos os salvos tenham um viver vitorioso. Enfatizamos que, de maneira alguma há qualquer intenção de afirmar que a vida vitoriosa seja uma vida de inerrância. Não há qualquer ideia de impecabilidade naqueles que desfrutam de uma vida vencedora. Pelo contrário, todos aqueles que estão gozando de um viver vitorioso sabem perfeitamente, como Paulo, que: "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal". 1 Timóteo 1:15. Ter a vida que vence não é sinônimo de perfeição. A vida de vitória está diretamente relacionada com a nossa total dependência da vida de Cristo no nosso interior. Nenhum de nós, por esforço próprio, pode vencer o orgulho, mal humor, falta de perdão, pensamentos impuros, irritabilidade ou quaisquer outros males que se manifestam em nosso íntimo. Muitas vezes, com uma bela capa religiosa, forjamos um tipo de vida cristã aparentemente vitoriosa, porém, continuamos escravos de nós mesmos. A religião sempre exige que façamos algo para termos a vitória, porém, a vida vitoriosa não é uma conquista, mas uma dádiva do alto. Em realidade, a religião é uma próspera fábrica de hipócritas. Jesus sabia muito bem disto, e condenou duramente a religião. Em Mateus 23:27-28 está escrito: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade".
Jamais um religioso será vitorioso. Nenhum tipo de esforço humano é suficiente para dar ao homem a vitória que ele precisa para ser um vencedor. A vitória é um milagre. Todo esforço humano está baseado na lei, e ela sempre exigirá que o homem faça algo para Deus. A graça, porém, é Deus fazendo tudo pelo homem. Ninguém pode vencer o pecado se esforçando ao máximo. O apóstolo Paulo nos mostra o caminho da vitória. Lemos em Romanos 6:14: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei e sim da graça". Se eu trabalho para Deus, estou debaixo da lei e o pecado me domina. Se Deus trabalha por mim, estou debaixo da graça e o pecado não pode me dominar. Isto é vitória. Infelizmente, muitos regenerados, que são sinceros diante de Deus, têm amargado muitas derrotas, pois tentam vencer os pecados em suas vidas através de seus próprios esforços. Aplicam a boa vontade para vencerem o pecado. Porém, o que colhem é fracasso após fracasso. Precisamos sempre nos lembrar que fomos salvos inteiramente pela graça. Mas, também, precisamos crer que a vida de vitória é uma dádiva divina, não uma conquista humana. Toda luta do homem contra o pecado é inútil para lhe dar vitória. Ninguém precisa lutar para ser vitorioso, basta descansar na obra que Cristo realizou no Calvário. "Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo". 1 Coríntios 15:57.
Uma dádiva é concedida gratuitamente, sem nenhuma exigência sobre aquele que a recebe. Do ponto de vista bíblico, não somos apenas vencedores, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Louvado seja o Senhor, porque desde o passado mais remoto até hoje há apenas um Vencedor em todo o universo! Apenas o Senhor é Vencedor. Tudo o que precisamos é encontra-se em Cristo Jesus. Paciência, perdão, pureza, alegria, fé, bondade, paz, enfim, tudo o que possa glorificar a Deus encontra-se unicamente em Cristo. O que necessitamos, de fato, é conhecer a pessoa bendita de Cristo em nós. Ele é o Tudo de que precisamos. Somente Ele é a nossa plena vitória. Paulo foi contundente quando falou da sua experiência cristã. Lemos em Filipenses 1:21: "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Paulo poderia ter exclamado, com alegria: “para mim, o viver é ser como Cristo”, ou mesmo, “para mim, o viver é contar com a ajuda de Cristo”, porém, o que ele declarou categoricamente foi: para mim, o viver é Cristo. A vitória de Paulo não estava na sua fidelidade aos ensinos do Mestre, mas na sua total dependência da vida de Cristo no seu interior.
Está evidenciado que todas as nossas tentativas para vencer os nossos pecados são inúteis. Não há nada que possamos fazer, a não ser nos render incondicionalmente ao Senhor e crer que somente Ele é capaz de produzir uma vida vitoriosa em nós. Que maravilhosa luz nos traz Gálatas 2:19b-20a: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".
Louvamos ao Senhor, pois todos os recursos necessários para termos uma vida vitoriosa encontram-se em Cristo Jesus. Ele, e somente Ele, é a nossa vitória. Amém. Graça e paz.



Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 
http://www.youtube.com/user/claudioamorandi?feature=watch

Nenhum comentário: